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10 Dicas Especiais para Melhorar a Saúde Psicológica: O Foco no Autocuidado

Já não se considera mais a saúde apenas como a ausência de doenças, a saúde é o equilíbrio entre o bem estar físico, psíquico e social, pois é necessário que se olhe o individuo integralmente, pois esses fatores interferem diretamente na saúde e na qualidade de vida dos indivíduos. 

Você sabe como cuidar da sua saúde psicológica? Não existe de fato uma única receita para isso, no entanto podemos selecionar algumas dicas que te auxiliem nesse processo de autocuidado e melhorar a saúde psicológica

O ideal é que se combinem essas dicas para obter melhores resultados, mas acredite, qualquer mudança desde que feita corretamente e com frequência fará uma grande diferença para sua saúde.

Veja também – 5 dicas que podem te ajudar a ter um dia muito melhor

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10 Dicas Especiais para Melhorar a Saúde Psicológica:

Cuide da sua saúde emocional

A saúde emocional é demonstrada pela forma com que lidamos com as nossas emoções, como reagimos aos diversos eventos que acontecem no dia a dia, as vezes temos reações e sentimentos exacerbados, que são resultados de estresse, ansiedade, esgotamento mental, depressão e ansiedade.

Aumente sua autoestima

A nossa autoestima influencia na saúde física e mental, pois influencia no modo como vemos e lidamos com o mundo e como nos vemos dentro dele. A baixa autoestima influencia no nosso desenvolvimento pessoal e profissional, assim como, nossas relações. 

Uma pessoa que tem uma autoestima elevada acredita em si mesmo, que tem capacidade e habilidades únicas, conhece seu valor, além de saber lidar com as inevitáveis críticas externas. 

Frequente regularmente a terapia com um profissional qualificado

A psicoterapia te auxilia a lidar com seus traumas, medo, te possibilita o autoconhecimento, é la onde o paciente olha para si mesmo, para o que te faz bem e o que te faz mal. Com a terapia é possível  tratar patologias, dependências químicas e junto com o psiquiatra podem ser elaborados planos de cuidado.

Além disso, a psicoterapia auxilia nas pessoas que convivem com medos e traumas, dos quais eles não sabem lidar muito bem ou simplesmente não relacionar sensações e sentimentos atuais com alguns dos traumas passados.  

Lidar com seus sentimentos pode ser algo muito complicado e muitas pessoas não conseguem lidar com alguns sentimentos, principalmente os de perda ou separações, isso abala muita a vida da pessoa, aprender lidar com sua própria história é essencial para saúde mental. 

Pratique exercícios físicos regularmente 

A prática de exercícios físicos de forma regular é comprovada que auxilia na saúde psicológica, pois proporciona uma sensação de bem estar e relaxamento, ao se exercitar o corpo libera uma substância chamada endorfina, que é conhecido popularmente como o hormônio da alegria que nos ajuda a melhorar o humor, reduz o estresse e ajuda no controle da ansiedade. 

Pode parecer difícil conseguir seguir uma rotina de atividades físicas, e dependendo da sua rotina pode ser realmente, mas sempre que houver uma brecha, pratique atividade física, se você conseguir caminhar até o trabalho diariamente já é incrível, se você não gostar de caminhar, procure algo que te dê prazer, desde uma corrida a um alongamento.

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Faça coisas que te façam sentir bem

Você tem algum hobby? Gosta de jogar cartas, fazer crochê, pintar quadros, escrever músicas, assistir filmes? Mas sente que nem sempre consegue fazer essas coisas? Pois isso é muito comum, dificilmente conseguimos fazer coisas que gostamos apesar disso ser tão importante para nós, para nossa saúde, muitas vezes deixamos de fazer coisas que gostamos para que outras pessoas façam suas coisas, mas tente começar a fazer o que você gosta, mesmo que seja por poucos minutos, separe seu tempo, pra você fará muita diferença.

Se alimente com qualidade 

“Somos o que comemos” você já deve ter ouvido esse jargão popular não é mesmo?  Por mais que seja meio clichê a alimentação de fato influencia na nossa saúde física e mental e é essencial que ela seja de qualidade. Especialistas já incluem uma boa alimentação como parte do tratamento para transtornos como depressão e ansiedade, pois a comida impacta nosso cérebro, cognição e emocional, o consumo de frutas e vegetais regularmente impacta não apenas o físico previne diabetes e doenças do coração, como também nossa saúde mental. 

Tente técnicas de relaxamento

Entre as técnicas de relaxamento mais comuns, nós recomendamos a meditação, a meditação é uma técnica que auxilia que sua mente alcance a paz, a calma e a tranquilidade, pois ela auxilia na redução do estresse e da ansiedade, um dos muitos benefícios da meditação é que ela pode ser praticada em casa mesmo, existem diversos lugares especializados, mas esses locais podem ter um custo elevado, para meditar, deite ou sente confortavelmente, em um ambiente com o menor numero de distração possível, controle sua respiração e repita um mantra durante 10 minutos.

Além da meditação recomendamos técnicas para o controle da respiração, a respiração pode te ajudar em momentos de crise de ansiedade e momentos estressantes, primeiro expire todo ar dos pulmões e inspire durante 4 segundos, segure esse ar por 3 segundos e expire todo durante 7 segundos, controle a respiração dessa maneira e repita 3 vezes esse ciclo. 

Pratique diariamente o autocuidado

Se você não se cuidar, quem fará isso por você? Nem sempre temos tempo para nos cuidar não é mesmo? A rotina corrida de trabalhar, estudar, cuidar da casa, da família pode ser muito cansativa e corrida, e cuidar de nós mesmos pode acabar ficando fora das prioridades, no entanto é essencial ter cuidado não apenas com seu corpo, mas com sua mente, seu bem estar em geral e sua saúde, tenha amor compaixão e respeito pela sua própria morada, o seu corpo dedique poucos minutos do seu dia para se cuidar e veja que diferença positiva isso faz. 

Fique com quem você ama e quem te quer bem

As pessoas que você ama são importantes para sua felicidade, inclusive ter uma rede social é um dos pilares da autoestima, as pessoas que te conhecem verdadeiramente, ter pessoas que te fazem bem e que estejam ao seu lado te oferecendo suporte e recebendo o seu suporte te fazem ser mais forte e mais confiante pois você não sente que está sozinho. 

Durma um bom sono

Uma boa noite de sono é essencial para que sua saúde psicológica funcione ninguém consegue pensar, refletir e ficar calmo se não tiver dormido bem não é mesmo? Para uma boa noite de sono é importante que você tome um banho morno, evite fontes de luz e estímulos do seu cérebro como usar o celular e assistir televisão, invista em fragrâncias como as de lavanda, pois ela auxilia na redução do estresse e da ansiedade, fazendo com que você consiga dormir melhor, borrife um spray de essência ou pingue uma gotinha de óleo essencial no seu travesseiro.

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