Ajuda psicológica: quando devo procurar?

Ajuda psicológica, você sabe quando deve procurar? É muito comum enfrentarmos problemas em nossa rotina, em atividades comuns para nossa vida, e com isso perdemos o ânimo e o prazer de executá-las. Além disso, outras grandes situações podem ser experimentadas por nós, como a morte de alguém próximo ou alguma depressão. 

Nesses casos, temos a opção de procurar um profissional para nos ajudar, que é o psicólogo. O recomendado é que a gente não deixe os problemas com a nossa saúde mental tomar uma proporção gigante; ao primeiro sinal, procurar ajuda sempre!

Na plataforma do Fepo você encontra o profissional preparado para te atender e ajudar.

Infelizmente, o psicólogo ainda é visto como aquele que só é procurado por “loucos”, e isso inviabiliza um acesso amplo por mais pessoas. 

Com isso, a gente não resolve os problemas pendentes e só vai atrasando coisas que já poderiam ter sido solucionadas. Ao menor sinal de algum desconforto emocional não hesite em nos procurar.

Nesse sentindo é importante saber quando você deve procurar ajuda psicológica.

De antemão, avisamos que não existem restrições para atendimentos e consultas psicológicas, você pode procurar, por exemplo, para uma experiencia de autoconhecimento ou de forma preventiva. 

Conheça os nossos psicólogos e agende com o que mais lhe agradar, e o melhor sem sair de casa, é rápido e simples.

Como o psicólogo pode me ajudar? 

Você merece parabéns só por estar em busca de ajuda, de verdade, esse ato deve ser lembrado, pois em algum momento pode querer desistir, e você precisa lembrar o motivo dessa procura. 

Todo indivíduo é particular, é um universo diferente, porém, os benefícios dessa consulta costumam se parecer muito. Um dos pontos mais positivos após as consultas é o autoconhecimento, independente da sua finalidade (ansiedade, depressão etc.) esse conhecimento de si irá ocorrer em determinado momento. 

As suas visões de mundo serão diferenciadas, você vai mudar sua percepção com a vida, o que ocasiona na melhora em relacionamentos, sejam amorosos, familiares enfim… e nos setores principais da sua vida, sendo o mais comum o ambiente de trabalho. 

As respostas para o seu problema estão em você, o psicólogo vai te auxiliar para encontra-las, então seja totalmente aberto nas consultas de maneira a sempre ser prestativo. Você deve procurar ajuda psicológica, marque hoje mesmo uma consulta e faça uma avaliação.

Se o seu objetivo ao procurar um psicólogo for a resolução de algum conflito interno, esse profissional não te aconselhará, e sim te guiar para a melhor solução possível. 

Com essa guia, você pode aproveitar e utilizar para chegar em uma saúde emocional e mental melhor do que a você tinha antes. 

Ajuda psicológica quando devo procurar? 

Algumas situações são difíceis de passar, sendo a mais comum citada neste caso a morte. Nesse sentido, o seu corpo pode ser alterado de acordo com suas mudanças comportamentais depois de experimentar novos sentimentos. Por isso, atente-se às modificações do seu emocional e procure ajuda psicológica

Em alguns casos, o indivíduo sente um desconforto em relação ao seu lugar no mundo, ou até sofrimento. Se esse sentimento for depois de alguma circunstância ruim, essa sensação é até compreensível, mas se não existir um motivo aparente, talvez seja a hora de você se preocupar com sua sanidade mental. 

Muitas vezes essa situação é entendida como alguma crise existencial que também deve ser preocupante, diga-se de passagem. Por isso procure o quanto antes uma ajuda psicológica.

Outro ponto que deve ser considerado é o seu futuro. Você consegue visualizar o seu futuro e como você está planejando para que ele se concretize? Algumas vezes as expectativas já nem existem mais, e isso implica até no rendimento de algumas atividades. 

Os pensamentos negativos recorrentes e a falta de controle nas suas ações são atitudes que você deve prestar muita atenção e tomar bastante cuidado. 

Nossos pensamentos são mais fortes do que pensamos e se não forem controlados, você não estará controlado e com um certo equilíbrio para viver. 

Se você constantemente está atrás de “fugidinhas” da sua rotina, isso pode ser um problema. Veja, não há nada de errado em escapar um pouco da sua rotina as vezes, mas sentir a necessidade de fazer isso sempre pode ser um problema e só o profissional com reiteradas consultas vai poder te ajudar. 

O mesmo ocorre com uma necessidade de fazer a mesma coisa sempre, como lavar as mãos constantemente como se, ao não fazer, ficasse um vazio dentro de você, aqui chamamos de TOC.

Essas ideias obsessivas podem te atrapalhar, pois você só vai conseguir continuar vivendo normalmente após essa sua ideia fixa, você deve procurar ajuda psicológica

E, por fim, podemos citar também os problemas com o sono. É muito comum conhecer alguém que tenha um problema com insônia, e por isso não consegue dormir o necessário durante a noite. 

O problema em si não é dormir, e sim como isso afeta o resto do seu dia. Se você consegue fazer tudo normalmente mesmo dormindo pouco, talvez esse problema seja rapidamente solucionado. Se não, procure um profissional imediatamente. 

Dicas para escolher um bom terapeuta, depois de ler acesse o site do Fepo e escolha o seu.

Alguns pontos em que você não pode negligenciar ajuda

Sintomas físicos

Nosso corpo sempre dá sinal quando alguma coisa não está correndo bem e, muitos desses sinais são de dentro pra fora, é o emocional mandando um aviso: Procure um psicólogo. Mas tenha cautela nem todos os sintomas físicos é de causa emocional.

Na dúvida uma consulta com um psicólogo pode ajudar a esclarecer muitos fatores que não são percebidos. Veja alguns sintomas que podem indicar transtornos emocionais.

  • Taquicardia
  • Dores musculares 
  • Dores no estômago
  • Dores no peito
  • Diarreia
  • Cansaço
  • Fadiga, entre outros.

Sentimento de não pertencer e nenhum lugar

Sim, algumas pessoas possuem esta sensação, é como se não se encaixassem no mundo em que vivem. se você vive nesta situação, considere procurar ajuda psicológica.

>>> Leia também: Por que ir ao psicólogo – melhorando sua saúde mental

Procure ainda ajuda psicológica nessas situações:

  • Quando os sintomas atrapalharem o seu dia a dia
  • Problemas no relacionamento
  • Trauma ou perda
  • Falta de interesse pelas coisas que gostava 

A procura por um profissional será sempre recomendada, mesmo que você não apresente um motivo “aparente” para isso. Esperamos ter ajudado! 

Deixe um comentário

0
Pedidos