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Ansiedade forte – Entenda agora o que é

Quando falamos em ansiedade forte, queremos nos referir ao transtorno da ansiedade, conhecido como TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), e existem alguns cuidados relativos a esse caso.

Nos dias atuais, muito se comenta acerca da ansiedade, seja ela em forma de sentimento ou transtorno, e por isso ganhou uma visibilidade enorme na sociedade. Isso é importante, pois algumas pessoas costumam se auto diagnosticar, o que implica em medidas extremas, como a ingestão de remédios indevidos para a situação.

O caminho mais correto é, se perceber algum sintoma, procurar uma assistência médica profissional, sendo essa a única maneira concreta de obter um diagnóstico certo.

Essa ansiedade forte é a responsável por crises de ansiedade, e até mesmo crises de pânico, sendo o diagnostico importante nesse sentido de entender o que é transtorno e o que é uma sensação, havendo possibilidade de medicação receitada.

Queremos deixa claro, antes do nosso esclarecimento, que nada substitui a consulta com o profissional da área de Psicologia. Citaremos aqui algumas indicações do que pode ser analisado e verificado no seu dia a dia, mas procure um psicólogo se sentir a necessidade.

Vamos identificar, primeiramente, as diferenças entre a sensação de estar ansioso e ser ansioso.

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Eu sou ou estou ansioso?

A ansiedade forte é uma sensação (dentro de um ponto de vista) comum e frequente. Quando você vai participar de algum evento de grande dimensão, ou ir à uma entrevista de emprego, ou até mesmo em um encontro romântico, você fica ansioso(a) para esse acontecimento.

Se você fica dessa maneira, acalme-se, pois isso é normal. Assim como a tristeza, raiva, entre outros sentimentos, a ansiedade forte é algo que incomoda, entendemos isso. Mas quanto a sua normalidade, você é uma pessoa comum com sentimentos comuns, e não deve existir nenhuma preocupação nesse sentido.

Contudo, se você sente palpitações (e não consegue distinguir de um ataque cardíaco), enjoos, corpo com tremores, sensações de que irá desmaiar, entre outros, esse é o seu momento de procurar um profissional, pois essa ansiedade forte não é comum.

Novamente, esses sintomas podem ser algo ou não, e somente com o psicólogo você pode confirmar isso. Você pode estar ansioso com o seu encontro, e por isso ficar enjoada, o que também é muito comum.

Esses sintomas são encontrados na internet, e por isso muitos acabam fazendo o seu próprio diagnóstico, sem capacitação para tal. A culpa não é da internet, e sim da interpretação de quem lê, pois é claro e explícito em matérias do tipo que tudo é subjetivo.

Os seus sintomas não são iguais aos de outra pessoa, pois cada organismo e corpo reage de maneiras diferentes, então é preciso atenção aos detalhes e claro, ajuda médica.

O que é a crise de ansiedade forte?

Como dito anteriormente, estar ansioso é normal, inclusive em situações rotineiras que exigem um pouco do seu equilíbrio emocional. A preocupação surge quando esse tipo de coisa tira o seu foco e diminui a sua produtividade, então aí sim você deve procurar ajuda, pois não é normal.

Em uma situação extrema em que você se sente ansioso, os seus gatilhos emocionais são ativados. Então outra recomendação nossa é que você comece um processo de autoconhecimento. Você precisa conhecer o que está dentro da sua cabeça, parece óbvio, mas precisa ser dito, afinal, como combater o desconhecido?

O autoconhecimento é importante para todos, na realidade, pois todos nós temos gatilhos, o que nos difere é a maneira que reagimos, e isso vai definir se você lida bem com isso, ou não. Não há nenhum problema em não saber lidar com isso, caso não interfira no seu dia a dia.

Quando não sabemos lidar com os gatilhos emocionais, algumas pessoas começam a ter as chamadas crises de ansiedade forte, ou ataques de pânico. As razões costumam ser ligadas a insegurança em seu potencial, medo do desconhecido e descontrole das situações.

A autoestima dessas pessoas costuma ser um problema também. Se você se sente inseguro para qualquer atividade, não é possível continuar fazendo o que você tem como responsabilidade. Um exemplo disso é o nosso ambiente de trabalho.

É comum pensar que não somos capacitados o suficiente, mas com uma certa frequência, você vai acabar duvidando do seu próprio potencial, prejudicando o seu rendimento profissional.

Como consigo controlar essa ansiedade forte?

Sim, vamos reforçar mais uma vez o profissional de Psicologia. Você tem algumas particularidades que precisam ser discutidas com uma pessoa que entende, até porque os seus sintomas são pessoais, e só você consegue definir o que funciona para você.

Desfoque a sua atenção: Se você está passando por uma crise de ansiedade forte motivada, ou seja, alguma justificativa existe para os seus sentimentos, desfoque atenção dessa motivação. Sabemos que é extremamente complicada pedir esse tipo de coisa, ainda mais em uma emergência, mas é a melhor opção que você tem no momento.

Outra coisa que você deve tirar a sua atenção são os sintomas que você está tendo na hora. A falta de ar, por exemplo, é um sintoma comum, e quanto mais você pensa nisso, mas a situação se agrava. É interessante que uma pessoa próxima a você tenha ciência do que pode acontecer, então deixe-a informada.

Controle a sua respiração: Procure fazer alguns exercícios de respiração. Mesmo que você não tenha asma, é comum que você sinta sua respiração mais ofegante, e por isso não consigo respirar direito.

A respiração mais profunda e calma ajuda a tranquilizar a sua mente, então você deve apostar nessa alternativa.

Crie distrações: Abra um vídeo da sua preferência, escute músicas do seu agrado, converse com alguém confiável, desabafe, enfim. A intenção é que além da sua cabeça está mais tranquila, o seu corpo também sinta que pode relaxar.

Nesses momentos, é comum pensar que tudo vai desmoronar nas suas costas isso deixa o nosso corpo mais tenso. A opção que você tem é se distrair, se você estiver sozinho talvez seja um pouco mais difícil, ou até mais fácil vila depende do que for melhor para você.

Cante, faz algum exercício físico, o importante é que o seu corpo entenda que está tudo bem e vai ficar tudo bem.

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