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Como lidar com a ansiedade – Aprenda agora Mesmo

Como lidar com a ansiedade é um questionamento que muitas pessoas se perguntam. Está cansado de ter crises e quer aprender a controlar? Continue lendo esse post, ele irá ser de grande ajudá para você.

A ansiedade é uma emoção forte que nos assusta mais do que outras, porque é incontrolável. A ansiedade é um estado de nervosismo, preocupação, expectativas sombrias e medo. Normalmente, esses sentimentos servem como uma espécie de alerta de perigo. 

A ansiedade pode se manifestar na forma de sentimentos, como um ataque de pânico repentino ou como um medo de uma situação ou objeto específico.

Como_lidar_com_a_ansiedade

Uma crise de ansiedade geralmente é acompanhada pelos seguintes sintomas:

  • Tensão muscular
  • Falta de ar
  • Palpitações cardíacas
  • Boca seca
  • Tonturas
  • Náusea
  • Irritabilidade
  • Distúrbios do sono
  • Incapacidade de concentração.

A ansiedade é um estado de preocupação, que pode ser muito diferente do medo. Ambos sentem o mesmo e com a ansiedade vem o medo, mas é muito importante diferenciar dois. Segue o exemplo:

Medo:  Há um leão em pé atrás da porta agora, você sabe disso e pode até vê-lo através do buraco. Você está aterrorizado.

Preocupação: Você está constantemente aterrorizado com a idéia de que um leão possa estar atrás da porta. Existe um leão lá agora? Não.

A ansiedade é o início de algumas doenças psicológicas que necessitam de tratamentos e cuidados especiais. Continue a leitura aqui

Então, quais são as coisas que você pode fazer para lidar com a ansiedade?

1. Reconheça seus sentimentos

Pergunte a si mesmo, qual é a emoção que estou sentindo? Estou com medo? Estou triste? Isso é raiva?

2. O que desencadeou essa emoção?

Foi um pensamento? Uma suposição que eu fiz na minha cabeça? Foi uma conversa que tive ontem? É alguém que eu vi?

3. Que pensamentos e suposições você desenvolveu em sua mente?

Estou preocupado que algo aconteça? Estou chateado por causa de como as pessoas vão me ver? Estou com medo de perder alguém?

4. Agora, adicione o pior cenário possível … Pergunte a si mesmo: e se?

Qual a pior coisa que poderia acontecer? Eu poderia ficar doente? Eu vou perder essa pessoa? Não cumprirei meu prazo? Eu serei demitido? Eu nunca vou estar em um relacionamento?

5. Agora analise esse cenário de pior caso e engane sua mente para aceitá-lo …

Você pode pegar o pior cenário possível e seguir o evento como se isso acontecesse. Então, e se eu não cumprir meu prazo? E se eu ficar doente? E se eu perder essa pessoa?

O que você começa a perceber é que as coisas podem não ser tão ruins quanto você pensava. Ou, mesmo que sejam, não há nada que você possa fazer sobre isso e a vida continua. Então você pode aproveitar esse momento agora, onde nada de ruim está acontecendo no momento.

6. O pior cenário corresponde à situação?

Onde você está agora? O que está acontecendo atualmente? É algo próximo de ter um dos piores cenários possíveis? Você encontrará muitas vezes que não é, que está longe disso. É algo que sua mente explodiu fora de proporção ou algo que está fora de controle.

No entanto, se você acredita que o pior cenário é realmente próximo de onde você está, preste atenção nas ações … 

7. Ações

Você pode começar a procurar o que realmente pode fazer sobre essa coisa que o preocupa. Existem 3 opções … 

Ações opostas: Lute contra o medo passando por esse medo. Por exemplo, se você tem medo de ficar sozinho, saia para jantar e coma sozinho.

Encontre a solução e faça-o: Se você souber uma solução que possa realmente ajudar com a situação, comece a tomar medidas nesse sentido.

Ou não faça nada: se os dois não funcionarem para você ou forem muito estressantes, você poderá optar por não fazer nada. Mas aqui, você aprende a aceitar que isso está acontecendo, não há nada que possa fazer e fará as pazes com isso.

Considere um acompanhamento psicológico 

Aqui, você pode considerar ir à terapia e conversar com um profissional que o ajudará a reconectar a mente e voltar à raiz do problema. A terapia pode ser difícil, mas também pode mudar a vida. Agende um atendimento pelo site: https://www.fepo.com.br

Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com a ansiedade

Controle sua ansiedade. Para começar, escolha um local e um horário em que você finalmente “possa se preocupar”. Pense nos seus problemas e em como se livrar deles por cerca de 30 minutos por dia. 

Você não precisa pensar no que pode acontecer, é melhor focar no que está acontecendo agora. No final desses 30 minutos, você precisa eliminar todas as preocupações e continuar vivendo hoje.

Aprenda a relaxar. Para fazer isso, você pode usar as técnicas de relaxamento muscular, respiração profunda ou ioga.

  • Cinco passos para a respiração profunda

Deite-se em uma superfície plana. Coloque uma mão no estômago (acima do umbigo) e a outra no peito. Inspire lentamente, para que a barriga se levante levemente. Prenda a respiração por um segundo. Expire lentamente para que seu estômago desça.

Relaxe seus músculos, um de cada vez. Faça isso com todos os seus músculos. Melhor começar com as pernas, movendo-se de baixo para cima.

Exercite-se regularmente. Pessoas com transtornos de ansiedade geralmente não praticam esportes. Deve-se lembrar que o exercício melhora o humor, melhora o bem-estar e reduz a ansiedade.

Durma o suficiente. Quando estamos dormindo, o cérebro e o corpo descansam. Um bom sono melhora o bem-estar e o humor.

Diga não! álcool e drogas. A princípio, álcool e drogas podem parecer ajudá-lo a relaxar. No entanto, com o tempo, eles apenas exacerbam a ansiedade e, com ela, outros problemas de saúde.

Limite a ingestão de cafeína. Cafeína no café, chá, alguns refrigerantes e chocolate estimula o sistema nervoso e aumenta a ansiedade. Além disso, medicamentos para perda de peso e medicamentos para tosse e resfriado com componentes vasoconstritores devem ser evitados.

Analisar o que causa ansiedade e medos e resistir a isso. Primeiro você só precisa imaginar com que ousadia você enfrenta seus medos. Em breve, você sentirá que está pronto para combater os medos na vida real.

Se pensamentos preocupantes surgirem na sua cabeça, relaxe usando qualquer método de relaxamento ou concentre-se em alguma tarefa simples como contar de 100 a 0.

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