As 5 fases do luto

fases do luto

No luto por um ente querido, os enlutados passam por várias fases, que os psicólogos chamam de fases de luto ou luto. Eles refletem o processo progressivo de gerenciamento de perdas. São 5 as fases do luto e é o que veremos aqui no decorrer do texto.

Embora todos lamentem de maneira diferente e levemos muito tempo para processar uma perda, muitos parentes enlutados experimentam os estágios do luto de maneira muito semelhante.

Toda pessoa que sofreu uma perda sente pesar. É uma reação natural a situações de perda e adeus. O luto é muito complexo e é acompanhado por uma variedade de sentimentos, como raiva, medo, impotência e desamparo. A convivência com esses sentimentos é necessária para processar a perda e dar à sua vida um novo significado.

Lidar com a perda é importante

Portanto, o tempo do luto não deve ser visto negativamente. Pelo contrário: representa um período de tempo em que se experimenta uma atitude muito importante em relação à vida, o que ajuda a incluir muitas outras perdas na vida da própria existência. 

Lidar com o luto ajuda a criar uma atmosfera na sociedade em que os que sofrem se sentem seguros e em que recebem o apoio necessário para lidar com o sofrimento.

Conhecendo as 5 fases do luto

Quanto mais uma pessoa vive, mais frequentemente entra em contato com o assunto da morte. Para alguns, isso acontece no início da infância, outros já crescem quando percebem, pela primeira vez, como é realmente sofrer.

No entanto, o luto nem sempre tem que ser sobre a morte. Mesmo a perda de um emprego, ou o fim de um relacionamento pode ter esse efeito.

O luto também é algo muito particular e pessoal. Ninguém sofre por um modelo ou plano definido. Alguns ficam com raiva, choram, se retiram ou simplesmente se sentem vazios. Nada disso está errado, porque todo mundo sofre à sua maneira.

No entanto, existem alguns padrões que podem ser vistos em muitos processos de luto.

As 5 fases do luto

  1. Negação
  2. A raiva
  3. Negociação
  4. A depressão
  5. A aceitação

Não é imprescindível que uma pessoa em luto passe por esses estágios nessa ordem ou atinja todos os estágios. Nem todo mundo vai conseguir aceitação, alguns ficam presos na depressão por um longo tempo. Vamos lá as 5 fases do luto.

1ª Fase – Negação

O sentimento de tristeza pode ser muito avassalador agora. Muitas vezes você não sabe como lidar com isso e sente que foi atropelado por um caminhão. Portanto, não é incomum que a primeira reação seja a continuação da vida cotidiana. 

fases do luto

Como se nada tivesse acontecido. O luto é negado e é um mecanismo de segurança muito comum para as pessoas.

Mais cedo ou mais tarde, porém, você se afasta dessa fase e os sentimentos reprimidos surgem e o dominam completamente. Você tem que enfrentar essas emoções de pesar, mesmo que não seja fácil.

2ª Fase – Raiva

Embora a negação seja um mecanismo de enfrentamento, a raiva é apenas uma máscara por trás da qual você esconde todos os sentimentos que já lhe causam sofrimento.

Essa raiva pode ser dirigida a outras pessoas, ao falecido, ao ex ou ao ex- empregador. Também não é incomum liberar raiva dos objetos.

A raiva contra si mesmo não pode ser descartada. Se machucar a princípio parece ser uma maneira de compensar você, mas na verdade você não pode fazer nada além de converter a dor em algo físico.

Nem todo mundo atinge esse nível, outros afundam nele como uma espiral e podem precisar de ajuda profissional para sair de lá.

No entanto, quando a raiva desaparece e o pensamento racional se torna mais fácil, você sente sentimentos que queria suprimir.

3ª Fase – Negociação

Nesse estágio, não é incomum tentar se convencer de que você tem controle sobre o que está acontecendo. Os cenários ” E se … ” e ” Se eu tivesse … ” são constantemente assombrados em sua cabeça e você se culpa pelo que aconteceu.

Muitas pessoas religiosas também estão se voltando para seu deus neste momento, ou alguma outra força alta que poderia ter influenciado isso. Eles pedem cura ou culpa. Essas negociações são um mecanismo para lidar com a dor e atrasá-la por um tempo.

4ª Fase – A Depressão

Enquanto a raiva e a negociação ainda estão sendo realizadas, o nível de depressão é muito mais calmo e você mergulha em um pântano solitário de emoções.

Você se retira e começa a evitar outras pessoas, muitas vezes porque tem medo de não ser entendido ou não querer ser entendido.

No entanto, isso não significa que a depressão tenha que seguir o mesmo caminho. Como as etapas anteriores, assume diferentes formas, dependendo do indivíduo, e pode ser muito complicado e confuso.

A pessoa em questão se sente deixada sozinha e perdida. Mas há ajuda na forma de especialistas especializados em ajudá-lo a sair deste labirinto sombrio. A terapia da conversa já pode fazer maravilhas.

5ª Fase – Aceitação

Este nível não é necessariamente feliz ou agradável. Ainda é um estágio de luto e faz parte do processo.

Mas você começa a aceitar a perda e a entender o que isso significa para sua vida.

Você sente o poder da mudança nesta fase. A mudança após uma grande perda em sua própria vida e os muitos sentimentos com os quais você tem que lidar.

Esta etapa é o caminho para uma nova esperança para o futuro, um olhar para os dias mais agradáveis ​​e a percepção de que talvez nem todos os dias sejam bons, mas também os ruins passarão. A vida continua e isso é absolutamente bom.

Concluindo

O que você absolutamente precisa entender sobre o luto é que todo mundo o experimenta de maneira diferente e ninguém trabalha da mesma maneira. O luto é algo inteiramente pessoal e nem todo mundo quer falar abertamente. Às vezes, leva dias, às vezes até meses ou anos.

Aqueles que não sentem que podem descobrir por conta própria podem procurar ajuda profissional, o Fepo possui psicólogos online especialistas em luto para ajudar.

Deixe um comentário

0
Pedidos