atenção_e_concentração

Atenção e concentração, como identificar?

Atualmente, muito se comenta sobre características comuns entre a população que podem interferir na rotina, e algumas delas são por exemplo a atenção e concentração, assim esse será o nosso tema de hoje.

É importante discutir sobre essas questões, afinal a maioria das pessoas acreditam que se trata da mesma coisa, quando na verdade existe uma diferença entre os termos. Além disso, esse tipo de conhecimento abre caminhos.

Se você está apresentando problemas voltados para a produtividade (se esse for o seu caso), é importante que se haja uma diferenciação e entendimento sobre o contratempo, se realmente é a falta de a atenção e concentração.

Iremos esmiuçar esses conceitos para você, porém, primeiramente, é importante demonstrar qual a relevância de compreender sobre o tema, de uma mais ampla e específica.

O nosso conteúdo de hoje pode te ajudar a montar uma rotina mais focada no que realmente será o seu objetivo, e isso pode estar relacionado a estudos, capacitações no âmbito profissional e as possibilidades são infinitas dentro desse contexto.

Portanto, vamos entender agora sobre as principais diferenças entre os termos “atenção” e “concentração”. Caso você já tenha conhecimento sobre o assunto o texto servirá para você refletir sobre como anda a sua rotina e o que pode melhorar.

atenção_e_concentração

O que é atenção?

Quando falamos no termo atenção estamos nos referindo a percepção que os indivíduos possuem em relação aos detalhes de uma determinada atividade.

Isso significa dizer que a atenção é aquela característica que deve estar presente dentro da atividade, ela já está ocorrendo e você precisa estar atento em relação aos principais detalhes (que costumam passar despercebidos).

A falta de atenção pode te prejudicar num contexto educacional por exemplo, quando está resolvendo alguma questão, e por causa de um detalhe você não tem o êxito total desse questionamento.

Você pode sim dominar o assunto e saber os principais pontos, mas se não prestar atenção nos detalhes isso pode acabar sendo o motivo do erro.

No mesmo ponto de vista podemos falar em relação ao ambiente profissional, quando você passa correndo por um relatório ou documento que deveria receber totalmente a sua atenção.

Por não ler com toda atenção que deveria, é possível que erros sejam cometidos, e muitas das vezes pode ser solucionado sim, contudo é interessante que sempre mantenha a atenção redobrada.

Um exemplo muito comum da falta de atenção é a leitura de um livro (independente de qual seja o gênero) e por várias vezes você precisa voltar na mesma linha ou parágrafo inteiro, pois a sua atenção está totalmente desfocada.

O que é concentração?

Agora que você já entendeu sobre o que é a atenção (bem como a falta dela), vamos saber mais sobre a concentração, e depois você verá que são termos parecidos, porém cada um com suas devidas especificidades.

Se a atenção é dificuldade na percepção dos detalhes, a concentração tem a ver com o foco que você mantém em uma determinada atividade que esteja sendo realizada no momento.

Em suma, a concentração é justamente essa característica de conseguir ou não manter o foco em uma atividade, porém quem não a possui pode sim desenvolvê-la.

No caso da concentração, é quando você está realizando uma atividade (assistindo um vídeo, conversando com alguém enfim) e começa a lembrar de outras responsabilidades que deveriam ser feitas.

Às vezes, isso pode estar diretamente atrelado com o fator da ansiedade (enquanto sentimento ou transtorno). Isso significa que a falta de concentração vez ou outra é até comum, mas quando isso ocorre com uma certa alta frequência é um momento propício para investigações e solucionar logo.

Como evitar a falta de atenção e concentração?

Alguns fatores podem estar te prejudicando quando o assunto é falta de atenção e concentração, cada um com suas devidas características, e é importante (caso seja possível) fazer algumas modificações principalmente no seu ambiente de trabalho ou estudo.

Devemos ressaltar também que mesmo que essa falta de a atenção e concentração não seja frequente, você pode sim adotar algumas medidas a fim de evitar prejuízos no futuro.

É possível colocar as nossas dicas em prática com a finalidade de tornar o seu dia e as tarefas mais produtivas, vamos conferir alguns conselhos?

– Ambiente organizado: o primeiro passo é organizar o seu ambiente, colocando tudo que você precisa por perto, assim não será necessário parar o tempo todo para buscar algo ou fazer qualquer outra coisa.

– Planejamento: sempre que possível, no dia anterior no seu turno de preferência, faça um planejamento das coisas que serão quase que obrigatórias no seu dia seguinte, dessa forma você já acorda com tudo organizado e determinado.

– Foque em uma boa noite de sono: o seu descanso será primordial para um dia produtivo.

– Uma tarefa por vez: cada tarefa terá o seu tempo, então não tente fazer mil coisas ao mesmo tempo, ao final nenhuma delas terá qualidade. Com essas dicas é possível aumentar a sua atenção e concentração!

 

 

Deixe um comentário

0
Pedidos