Atendimento-psicologico

Atendimento psicológico: Como Funciona?

Atendimento psicológico é um momento de interação realizado entre uma(as) pessoa(as) e um(a) psicólogo(a) e por meio deste atendimento vai se constituindo um trabalho de autoconhecimento e qualquer outra necessidade que surgir no processo.  

É importante que a gente saiba que não existe apenas uma forma desse atendimento funcionar. As abordagens terapêuticas são divididas em muitas linhas teóricas e abordagens diferentes. 

Cada tipo de linha teórica pensa o cuidado de forma diferente, então é isso que guia como o psicólogo vai construir essa relação de acordo com as demandas que você trouxer durante esses atendimentos.

Veja também – Saiba Agora quem que deve ir ao Psicólogo 

Atendimento-psicologico

QUAL O OBJETIVO DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO? 

Através desses atendimentos terapêuticos, vamos entendendo ou buscando compreender os nossos sentimentos, como estamos agindo com outras pessoas, como estamos agindo com a gente mesmo e como agimos com o mundo. Esse trabalho busca um trazer a superfície questões que não conseguimos lidar, ou que não queremos lidar e coisas que nem sabíamos que eram questões a ser trabalhadas. 

Ao realizar esses atendimentos entramos em um processo de olhar para dentro de nós e como lidamos com tudo. A partir dele nós podemos ir nos livrando de algumas amarras construídas durante a vida, ser mais livre para decidir de forma mais consciente, aprender a ressignificar coisas na nossa vida que não é possível mudar.

Nesses atendimentos são realizados mergulhos profundos na sua vida, para que seja possível compreender todos os processos e construir perspectivas de cuidados a partir do que você apresenta na fala, no comportamento e em muitos outros pontos que são olhados durante os atendimentos.  

DE QUE MANEIRA ESSES ATENDIMENTOS PODEM OCORRER?

Existem algumas formas que os atendimentos podem ocorrer, tipo:

Forma presencial: é aquela onde o psicólogo e paciente estão presentes fisicamente no consultório ou qualquer outro espaço combinado entre eles.  

Atendimento online: os atendimentos online podem ocorrer via chamada de vídeo, ligação de celular, mensagens por aplicativos tipo WhatsApp e até por e-mail. 

Desde 2018 o Conselho Federal de Psicologia, publicou uma resolução que autoriza psicólogos a realizar atendimentos com seus pacientes de forma online. 

IMPORTANTE: O conselho só não autorizou o atendimento em casos extremamente graves como situações recentes de violência, crises/surtos ou acidentes graves, nesses casos a pessoa que passou por esse trauma precisa ser encaminhada e acompanhada por uma equipe multiprofissional e de forma presencial, fora isso, o atendimento online só tem a agregar. 

Atendimento-psicologico

QUAIS SÃO OS TIPOS LINHAS E ABORDAGENS NOS ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS?

Mas como vou saber qual tipo de abordagem escolher e qual funciona melhor para meu perfil e necessidade? Bom, primeiro você pode buscar saber qual o tipo de abordagem do terapeuta que você escolheu e, junto com ele, aprender sobre como funciona essa abordagem e se é o melhor caminho para você. 

Outra dica é buscar ler um pouco sobre cada tipo de abordagem para chegar até um profissional de acordo com a que você mais se identificou. O terapeuta tem um compromisso ético com você e indicará qual seria o melhor tipo de abordagem para seu caso. Você pode estar em acompanhamento e decidir trocar de terapeuta e de abordagem, você tem total direito e liberdade sobre essas decisões, basta conversar com seu terapeuta.   

Muitas são as possibilidades existentes para que os atendimentos aconteçam. Segue uma lista de alguns tipos mais comuns:

  • Fenomenológico-existencial;
  • Gestalt Terapia;
  • Hipnose Clínica;
  • Humanista;
  • Neuropsicologia;
  • Psicanálise Freudiana;
  • Psicanálise Humanista;
  • Psicanálise Winnicottiana;
  • Psicanálise Analítica (Junguiana);
  • Psicoterapia Breve;
  • Sistêmica Humanista;
  • Terapia Comportamental Contextual;
  • Terapia Sistêmica;
  • Terapia Cognitivo-Comportamental;
  • E outras…

VAMOS OLHAR MAIS DETALHES DE ALGUMAS?

Na psicanálise freudiana é trabalhada a busca das origens dos problemas. Possivelmente um movimento de saúde da zona de conforto acontece nesse processo, pelo fato de ter que acessar memórias, traumas e situações do passado. 

A psicanálise analítica de Jung surge a partir de Freud, mas tem uma abordaram diferente. Trabalhando questões dos sonhos e do simbólico imerso nas narrativas e no subconsciente da pessoa. 

A Terapia Cognitivo Comportamental busca entender a forma como a pessoa interpreta e reage aos acontecimentos da sua vida, mas não realiza uma análise mais ampla da situação. É uma abordagem marcada por ser bem específica, clara e direta. 

POR QUE FAZER ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS?

Ainda existem muitos preconceitos sobre a terapia, seja ela online ou presencial, o estigma sobre ser ‘coisa de louco’ ainda é muito presente, mas a verdade é que todo mundo deveria realizar terapia. A terapia é uma ferramenta de autoconhecimento e cuidado, você não precisa estar em sofrimento mental ou ter transtornos mentais para realizar. Aliás, é importante reforçar que ter transtorno mental também não é um motivo de vergonha, é algo que precisa de cuidados assim como quem tem Diabetes.

DURANTE QUANTO TEMPO EU PRECISO FAZER ATENDIMENTOS?

Não podemos comparar casos. As demandas de cada pessoa são extremamente individuais, não existe dar um prazo pré-determinado para o atendimento psicológico. As necessidades e tempo que são necessários vai depender de múltiplos determinantes, como:

  • Tempo que você vai levar para se abrir e falar tudo o que precisa para o terapeuta;
  • Tipo de demanda que você tem;
  • Como você lida com essas demandas;
  • Frequência: Quantas vezes vocês se encontram por semana/mês;
  • Seu comprometimento com o processo;
  • Tipo de abordagem realizada pelo terapeuta;

Então, visto esses pontos, é impossível determinarmos previamente quanto tempo será necessários para cada caso. Sem levar em consideração que durante o processo terapêutico, a sua vida continua e mais demandas podem surgir. 

O autoconhecimento é um processo que vamos realizar durante toda a nossa vida, não é só em um momento específico, pois nossa vida é marcada por experiências e descobrimentos. Então esperamos que os processos de atendimentos psicológicos sejam construídos nesse sentido.

Deixe um comentário

0
    0
    Seus Pedidos
    Você não possui nenhum pedido.Encontre seu Psicólogo