As novas tecnologias invadiram quase todas as áreas da vida. Nossa maneira de fazer as coisas mudou substancialmente nas últimas décadas , devido à presença de computadores, dispositivos móveis e “soluções digitais” para quase todos os aspectos da vida cotidiana.
Os tratamentos psicológicos não escapam a esta nova realidade. Basta fazer uma pesquisa rápida e você verá que existem milhares e milhares de sites que oferecem atendimento psicologico online para todos os tipos de problemas.
O assunto é fonte de debate. Alguns especialistas afirmam que um atendimento psicológico online têm exatamente a mesma eficácia que as terapias presenciais. Outros olham para essa nova modalidade com reserva e desconfiam dela.
A única certeza é que essa forma de cuidado mental ganha novos pacientes a cada dia . Falta de tempo ou conforto são os principais motivos para optar pelas terapias online. Mas. Eles realmente funcionam?
Confira a seguir: Como a agorafobia se manifesta?
Estes são os pontos a serem considerados:
O tipo de terapia
Alguns tipos de terapia são mais flexíveis do que outros . As terapias cognitivo-comportamentais, por exemplo, buscam uma mudança de comportamento a partir da racionalização dos aspectos problemáticos do paciente. Desse ponto de vista, uma terapia online é basicamente igual a uma terapia presencial. Nesses casos, pode funcionar.
Por outro lado , a psicanálise, por exemplo, é um pouco mais exigente no que se conhece como ” o enquadramento ” . Isso significa que devem ser criadas condições específicas (local, tempo e ambiente) que sejam estáveis o suficiente para facilitar o surgimento do conteúdo inconsciente dos pacientes.
Com uma sessão de terapia online, o ambiente é mais limitado, uma vez que o psicanalista não consegue controlar os fatores ambientais.
Informação além das palavras
Em algumas terapias, é muito importante prestar atenção a todo o conteúdo não verbal do paciente . Seu olhar, a expressão de seu rosto, suas mãos e seu corpo, fornecem informações muito valiosas para a cura.
No entanto, os defensores das terapias online apontam que ainda existe o recurso do uso da webcam. Se isso não for possível, eles garantem que haja um aguçamento dos sentidos, o que permite captar melhor o tom de voz do paciente e dar mais atenção às suas palavras .
O nível de comprometimento do paciente com o atendimento psicológico online
A terapia online facilita o acesso ao tratamento , que não pode ser duvidado. Isso evita o estresse de viajar para um escritório e, portanto, economiza tempo. Além disso, permite ao paciente localizar-se em um espaço com o qual se sinta confortável e familiarizado.
No entanto, há um ponto preocupante. O paciente sempre apresenta um certo grau de resistência ao tratamento , que geralmente se expressa como demora em chegar ao consultório, faltas, críticas ao terapeuta, etc. O psicólogo ou psicanalista aborda e canaliza essas resistências como parte do processo .
As terapias online podem ajudar a camuflar essas resistências . Às vezes a “conexão cai” e o terapeuta não sabe se isso é verdade ou se o paciente encerrou o atendimento psicológico online porque estava desconfortável.
Às vezes, o paciente evita o contato face a face, não por facilidade ou necessidade, mas porque lhe permite continuar a evitar algum aspecto que deve ser tratado na terapia.
Resumindo, o quê?
Para saber se um atendimento psicológico online de terapia é ou não conveniente para você, é necessário levar em consideração dois aspectos. A primeira é que, nos casos em que há uma dificuldade séria ou um problema profundo, as terapias online geralmente têm um alcance muito limitado. Em outras palavras, a terapia online não é para todos. É eficaz principalmente em casos menos graves .
Segunda é que é muito importante que você tenha certeza do credenciamento e do profissionalismo de quem oferece terapia online .
Atualmente, existem muitos sites cuja oferta é verdadeiramente questionável. Eles prometem eliminar a anorexia em 5 sessões, ou dar-lhe uma amostra grátis, ou adicionar garantias, como dinheiro de volta se não houver satisfação.
Os sites que se promovem têm mais a ver com marketing do que com terapia. E quem te atende aí, quem sabe se tem título profissional.
Por fim, é melhor seguir este princípio: sempre que puder, vá pessoalmente à terapia. Somente se for impossível para você fazer isso, procure ajuda online e certifique-se de que será tratado por um verdadeiro profissional de saúde mental.