Autoconhecimento: Tudo o que você precisa saber

Muito se fala sobre o autoconhecimento e a sua importância, mas você sabe o que é? Na teoria todos nós entendemos um pouco, só precisamos começar a praticar.

Começar uma reflexão sobre o processo de autoconhecimento pode ser difícil para muitas pessoas, sendo necessário algum tipo de ajuda no processo inicial.

Possuir o autoconhecimento sobre nós mesmos ajuda na prevenção de doenças mentais, favorecendo inclusive o convívio com outras pessoas.

Entendendo a pertinência do tema, vou trazer mais informações sobre o que é autoconhecimento e também de que maneira você consegue desenvolver no decorrer do dia a dia.

Talvez possa te interessar: Saiba como lidar com a ansiedade no seu dia a dia.

O que é o autoconhecimento?

A definição de autoconhecimento é: conhecimento de si mesmo. Todos os seres humanos estão em um processo de autoconhecimento, seja ele consciente ou não, o que irá variar é a velocidade e o nível que isso acontece.

Quando se tem um autoconhecimento profundo, você além de conhecer suas características físicas, você se conhece por dentro, isto é, você compreende seus sentimentos, sensações, emoções e tudo mais que acontece com você.

autoconhecimento

Deste modo a partir da consciência, nossas escolhas começam a ser tomadas de forma clara e conectadas com quem realmente somos e com o que queremos. Isto resulta em melhores escolhas e melhores relações no trabalho, família e vida amorosa.

Além de poder lidar melhor com sentimentos de medo, raiva, tristeza e frustações. Eles não deixaram de existir, mas serão menos intensos e será mais fácil superá-los.

Como desenvolver o autoconhecimento

O desenvolvimento de algo tão importante é uma caminhada longa, exigindo bastante paciência e aceitação, sabemos que não é fácil a viagem para dentro de nós mesmos, porque muitas as vezes pode ser dolorosa, por ter que olhar para questões que nos machucaram em algum momento.

Nesse sentido vou trazer algumas dicas de como você pode desenvolver o seu autoconhecimento, para que possa ter mais qualidade de vida, conseguindo inclusive evitar contratempos corriqueiros do dia a dia.

Se dê tempo para conhecer as suas emoções

O primeiro passo é dar tempo. Como já foi dito anteriormente, o desenvolvimento de autoconhecimento não é algo imediato que possa ser realizado da noite para o dia, é algo contínuo que demanda tempo.

Enquanto, que as nossas emoções dizem muito sobre quem somos, é preciso estar atento como elas acontecem, de que maneira emergem e o tipo de ação que possuem, sendo um passo importante nessa longa caminhada de busca para o autoconhecimento.

Quanto mais pressa você tiver, mais longe estará de perceber as suas emoções, porque estará ligado no piloto automático. Por isso é fundamental pensar com mais calma para que você consiga perceber todas as nuances que você possui, desta forma conseguirá descobrir como os seus sentimentos mudam, em que momentos eles mudam, o que os levou a mudar, como eles influenciam o modo como pensa e como os seus pensamentos também influenciam os seus sentimentos.

Mesmo o começo sendo complicado e até mesmo lento, tenha paciência e utilize desse momento para conseguir se conhecer e se avaliar de uma forma calma. com o tempo você perceberá que desenvolveu uma compreensão mais profunda de si mesmo.

Desacelere

Hoje o mundo exige que sejamos multitarefa, com muitas atividades ao mesmo tempo como se fossemos uma máquina.

Parar, respirar, se escutar são atividades simples e desconhecidas para muitos. Porém é impossível chegar ao autoconhecimento se não desacelerar, busque ajuda se preciso, olhar para dentro de si pode te levar a conhecer qualidades incríveis que até você mesmo desconhece.

Mesmo com uma rotina corrida, tire alguns minutos do dia só para refletir, pensar no que você fez, no que está sentindo, para que você possa ir ter mais domínio sobre quem você é de fato e vai abrir espaço para o autoconhecimento.

Pequenos minutos de início podem te levar a dar um grande passo no futuro, com o tempo o conhecimento irá se somando e se aprofundando até que possa aproveitar de tantos benefícios e consiga então fazer escolhas e tomar atitudes que antes seriam inimagináveis.

Riscos do não desenvolvimento

Mesmo sendo algo simples, algumas pessoas consideram o autoconhecimento uma perda de tempo, achando que tudo está indo bem e que não é alguma coisa tão importante.

Esse é um erro muito grande, e a seguir vou trazer as principais consequências do não desenvolvimento e cuidado com algo que é tão importante e que pode também trazer muitos benefícios para a nossa vida.

Problemas emocionais

Como já foi dito, as emoções dizem muito sobre nós, e se você não se conhece, também não compreenderá os seus sentimentos, isso pode trazer sérias consequências para os relacionamentos e para a vida profissional.

Quando não se dá atenção ou quando não entende as raízes dos seus sentimentos, você se torna refém do que acontece ao seu redor e suas emoções ficam fora de controle e que podem chegar ao extremo de você ter algumas atitudes que possa se arrepender no futuro.

Problemas de identidade

Outro problema bastante comum nesse contexto é problemas com a identidade, já que se eu não me conheço, não sei quem sou e também não tenho referência alguma sobre o que estou me tornando.

Nesse contexto pode haver o surgimento de doenças psíquicas e transtornos de personalidade, já que o nível de desconhecimento de si ficou tão alto que tudo o que você tinha se desfez e deu lugar a frustrações e arrependimentos.

Dicas para tratamento

A psicoterapia é caminho mais indicado, pois irá ajudar você a voltar o próprio olhar para si e entender tudo o que é e o que pode ser.

Meditação e outras atividades mais relaxantes são também boas indicações, já que pode ajudar a desacelerar e como dito acima isso é fundamental.

O autoconhecimento é muito importante nos dias de hoje e deixar a si próprio no piloto automático é um risco muito grande. Com as dicas que foram dadas você pode começar quando quiser essa jornada que certamente valerá a pena e irá fazer toda a diferença na sua vida.

Precisa de ajuda? Entre em contato com a gente, temos profissionais qualificados prontamente dispostos a lhe atender.

Caso queira saber mais sobre autoconhecimento, clique aqui.

Veja também os benefícios de fazer terapia online com um psicólogo, clique aqui.

0
Pedidos