autoconhecimento

Autoconhecimento, o que realmente você sabe?

O que nos torna quem somos? É uma pergunta bastante assustadora e precisamos encontrar a resposta. A resposta é o autoconhecimento. A autoconsciência é o princípio e o fim de uma vida vivida conscientemente. 

No entanto chegar à resposta não é tão simples, é um processo de ida ao interior de nós mesmos, sendo muitas vezes doloroso o caminho.

Você realmente se conhece? Reflita.

Muitas das vezes precisamos passar por algumas dificuldades para que a real resposta surja dentro de nós. O autoconhecimento é um conjunto de ações, sobre como reagimos as coisas.

Quer um exemplo? Alguma vez você já teve alguma atitude que te fez pensar: “não sabia que eu era capaz disso” ou “nunca imaginei que eu pudesse” …

A boa notícia é que você não precisa passar por situações não muito boas para chegar ao autoconhecimento.

Autoconhecimento o que é?

autoconhecimento
autoconhecimento

O autoconhecimento como já foi dito acima é um olhar para dentro de si mesmo, o autoconhecimento fará de você uma pessoa melhor.

Esse olhar para dentro implica em conhecer nossas maiores qualidades, limitações, pontos fortes e fracos. Um olhar interno nos ajuda quanto a percepção das nossas ações e onde elas podem nos levar. Autoconhecimento envolve ainda detalhes como pensamentos, emoções e anseios.

Pense sobre si mesmo

Não pense que isso é um gesto egoísta, porquê isso é exatamente o contrário, porém apenas as pessoas que conseguem olhar para dentro de si são capazes de olhar para os outros.

O autoconhecimento ainda é de extrema importância para a definição de metas e objetivos. Se você deseja caminhar com convicção em busca de suas metas, precisa começar a pensar mais em si, pois se o contrário for você poderá ser levado como as outras pessoas que caminham sem metas traçadas para o futuro.

Benefícios do autoconhecimento

Tanto na esfera pessoal quanto na emocional, o autoconhecimento possui benefícios que você precisa conhecer.

  • Forças e fraquezas

Nossas forças e fraquezas influenciam sobre a personalidade, no entanto é preciso se conhecer muito bem para conseguir identificar os pontos fortes e as limitações.

Conheça suas qualidades para que possas utilizá-las a seu favor, sendo estas facilitadoras para obtenção de resultados.

Quanto aos pontos fracos precisam ser reconhecidos, pois do contrário será difícil a superação uma vez que o fazemos desconhecidos dentro de nós mesmos.

  • Busca pela consciência

Quanto mais nos descobrimos, melhor poderemos caminhar em busca dos nossos objetivos, o que significa entender realmente quem somos.

Não são os pontos fortes e as limitações que nos define, ainda que façam parte de quem somos. Isso se dá porque eles podem ser modificados em algum estágio da nossa vida.

  • Abertura da mente

Nossa mente tende a se expandir quando nos conhecemos melhor, o que nos leva também a um caminho de felicidade.

Oportunidades aparecem para as pessoas dispostas a encarar a vida sem medo de arriscar por algo melhor.

O se arriscar faz parte do processo de autoconhecimento, superando assim limites, e expandindo cada vez mais a mente.

Como alcançar o autoconhecimento?

São muitas as maneiras para se alcançar o autoconhecimento como por exemplo, meditação, ioga, algumas pessoas no isolamento como os monges e, ainda através de ajuda como de um terapeuta ou um coaching.

Não importa o método a ser escolhido, o que importa mesmo é a escolha de algum caminho a seguir, sabendo que você precisará de muito empenho e dedicação para alcançar seu autoconhecimento.

Como funciona o processo de autoconhecimento

Você se considera uma pessoa feliz? Gosta das atividades que você realiza no dia a dia? Como você se vê daqui a 5 anos?

Essas perguntas por mais bobas que parecem nos ajudam no processo de autoconhecimento.

Para quem de fato busca o autoconhecimento é importante salientar que ele possui três níveis:

  1. O que você está fazendo?

Decisões são tomadas a todo instante e, muitas delas acabam acontecendo por impulso ou automaticamente devido a correria dos nossos dias.

É importante fazer a seguinte reflexão: é essa vida agitada que você deseja viver?

O tempo acaba sendo o senhor das nossas vidas e o pior que muitas pessoas vivem e acham que tudo é normal, quando na verdade é algo prejudicial se somado ao longo do tempo.

Nossas ações precisam ser conscientes, esse é um dos primeiros passos para alcançar o autoconhecimento.

Tente reservar uns minutinhos por dia para planejar o seu dia, olhe para dentro de si mesmo e trace seus planos para o dia, e tente cumprir, suas atitudes devem te ajudar no processo de autoconhecimento.

  • O que você sente?

Aqui o mar é mais fundo, sentimentos sempre causam reviravolta dentro de nós. A reflexão mexe com os nossos pensamentos e algum tipo de confusão mental acaba sendo normal, afinal, estamos no caminho do autoconhecimento.

O que você sente? Alegria, tristeza, coração apertado? Não importa, o importante mesmo é que você saiba dar nome aos sentimentos.

Não reprima seus sentimentos, sentimentos reprimidos significam somatização, e a somatização quer dizer que eles aparecem de alguma forma, afinal o corpo sempre dá um jeito de se expressar.

Por que você sente isso ou aquilo? Comece a pensar nessas respostas e, sem dúvida sua vida começará a mudar.

  • Identifique seus pontos cegos.

Aqui está o último nível para o autoconhecimento. Nossas crenças podem começar a se confrontarem exatamente neste ponto.

Sendo assim, nem tudo o que você pensava sobre seu próprio respeito definitivamente é. Seus sentimentos não são mais escondidos e, começam a serem expostos sem medos ou cobranças.

É uma atitude libertadora quando conseguimos quebrar velhos paradigmas. Não é uma atividade fácil como já foi citado acima, no entanto é tão transformador.

O autoconhecimento é a base para o sucesso

Exatamente porque é o melhor caminho para que você consiga realizar seus sonhos e objetivos.

Quem já alcançou o autoconhecimento, sabendo descrever suas qualidades e limitações, certamente terá mais chances de alcanças a vida que deseja ou sempre sonhou.

Cada pessoa é única nesse processo de busca pelo seu verdadeiro eu. O autoconhecimento de forma pessoal te ajudará nesse caminho de transformação e descoberta.

Precisando de mais informação ou ajuda? Entre em contato conosco, estamos preparados de te orientar da melhor forma possível.

Você não precisa mais ir até um consultório, faça a sua sessão de onde quiser com psicólogos online.

O BEM-ESTAR AO SEU ALCANCE!

1 comentário em “Autoconhecimento, o que realmente você sabe?”

Deixe um comentário

0
Pedidos