Atualmente, muito discutimos na sociedade o fato de que é necessário tratar da nossa saúde mental como um todo, e por isso, algumas ferramentas são ofertadas a nós como uma certa vantagem, por isso hoje o nosso tema são os benefícios da terapia.
O nosso objetivo não é fazer com que você adote a terapia ainda hoje e esqueça qualquer outra forma de cuidar de si, pelo contrário. Precisamos aprender a respeitar todas as formas de amor próprio (até porque a terapia é uma maneira de cuidar do nosso “eu”).
Resolvemos então explicar sobre os benefícios da terapia e quais os seus benefícios a longo (ou a curto) prazo. Lembre-se de que nada é milagroso, e é necessário cultivar bons hábitos por um determinado tempo até que se perceba os devidos frutos a serem colhidos.
O que é terapia?
Hoje em dia a gente escuta muito falar em terapia, até por ter se tornado algo comum entre as pessoas, e esse é um sinal positivo.
Saber que muitas pessoas estão optando pela terapia significa que há uma preocupação maior do que havia no século passado em relação a nossa saúde mental, e por isso as ferramentas ofertadas pela sociedade estão sendo utilizadas.
A terapia em si surge como uma solucionadora de problemas ligados ao emocional, a comportamentos já enraizados, bem como aqueles psicológicos.
Ao longo da terapia, que com o tempo se torna um tratamento definitivo, o paciente ali presente consegue encontrar formas para solucionar o seu contratempo, sem que necessite da ajuda desse profissional.
No decorrer desse processo, é notável a diferença quanto ao discernimento do paciente quanto aos problemas que motivaram a busca por ajuda profissional.
Entramos de um jeito e saímos completamente renovados. Afinal, esse processo é importante para o autoconhecimento (elemento chave no que se refere a evolução e desenvolvimento pessoal).
E analisando por outra perspectiva, achamos relevante citar que o terapeuta não deve ser procurado somente se existe ali um problema claro e evidente.
Esse profissional tem a devida capacidade de atuar de maneira preventiva com os seus pacientes, isto é, com situações que não apresentam perigos reais à vida.
Um exemplo dessa atuação preventiva é a escolha de um ramo profissional, ou desembaralhar algum questionamento sexual que haja nesse indivíduo, e enfim, os exemplos dessa forma de trabalho são infinitos.
De qualquer maneira, agora você já sabe onde o terapeuta pode te ajudar no dia a dia.
Quais os benefícios da terapia?
Agora que comentamos sobre a importância e atuação (das mais diversas) do terapeuta, separamos alguns benefícios da terapia que podem te alertar sobre a necessidade de aderir a essa prática o mais rápido possível.
– Desenvolve aspectos do autoconhecimento: de fato, o primeiro e principal benefício da terapia é o desenvolvimento do autoconhecimento.
Se conhecer é um privilégio que nem todos têm, afinal, reconhecer que falhamos em algum momento é parte desse processo, e nem todos costumam aceitar isso. Vivemos enraizados na ideia de que somos bons em tudo e não há espaço para falhas.
Por isso, o autoconhecimento será primordial para o seu caminho de evolução pessoal, além de promover o amor próprio. Não tem como amar algo que não conhecemos.
– Encontrar motivação para a rotina: principalmente agora em tempos de pandemia do COVID19 é importante encontrar algum tipo de motivação. Todos andam tão desestimulados a qualquer coisa, e por isso acabamos deixando alguns planos para trás.
Alguns casos demonstram que a falta de motivação das pessoas tem relação com algum evento passado que pode ter sido doloroso, sendo a principal a morte de um ente querido ou pessoa próxima.
O fato é que, sem motivação, é impossível sermos produtivos em qualquer âmbito dessas nossas vidas, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo nos estudos.
– Desenvolve uma melhor comunicação: esse benefício é muito presente nas pessoas que são tímidas, afinal, elas não têm a mesma facilidade em conversar abertamente com alguém sobre como se sente.
Ao longo do seu tratamento com o profissional terapêutico será perceptível que a comunicação desse paciente estará mais “solta”, sendo então uma vantagem que abrangerá mais questões do que a simples relação entre o terapeuta e paciente.
Se você consegue se abrir mais facilmente, agora será mais fácil se comunicar com quem deseja, inclusive com aquelas pessoas que você mais possui uma insegurança (como os que sentimentos amor).
– Melhores relações pessoais: assim como a comunicação, com o tempo de processo de terapia, os pacientes apresentam uma melhora no seu tratamento com relações pessoais da vida.
A partir de agora, você conseguirá conversar melhor com quem você gosta, e o diálogo é o melhor caminho para manter os nossos queridos por perto.
Para cultivar mais amizades e amores, precisamos ser transparentes. Reciprocidade é diferente de honestidade, lembre-se sempre de ser verdadeiro com as pessoas para não as magoar.