Como ajudar uma pessoa depressiva? Veja 9 dicas

Lidar com uma pessoa depressiva pode ser um verdadeiro desafio. Especialmente nos relacionamentos em que muitas vezes se sente desamparado, você quer ajudar de alguma forma e estar presente para a pessoa em questão, mas é claro que ainda tem medo de piorar tudo com o comportamento errado. Afinal, como ajudar uma pessoa depressiva?

Um gesto errado ou mesmo a ênfase errada em uma palavra costuma ser suficiente para desencadear sentimentos depressivos. É claro que isso pode rapidamente ser complicado para todos os envolvidos. 

Além disso, não é exatamente útil que as pessoas depressivas geralmente se sintam culpadas por sua depressão. Não desanime, no entanto, sempre ofereça atividades ou sua ajuda. 

Dicas práticas para ajudar uma pessoa depressiva

Cuide-se

Você só pode estar lá para outras pessoas se estiver se saindo bem, caso contrário, você se perderá rapidamente em um turbilhão de depressão e apenas se puxará para baixo. 

Trate-se de pausas e tempo para si mesmo, marque seus limites e certifique-se de que não sejam excedidos. Claro, você quer ajudar 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas não pode, porque mesmo as maiores reservas de energia serão esgotadas em algum momento. 

Reserve um tempo para carregar as baterias e se comunicar claramente quando não quiser algo. Uma pessoa depressiva muitas vezes também não consegue lidar com a rejeição, porque isso reforça a opinião de que elas não valem nada. 

Portanto, certifique-se de se comunicar com pontualidade e cuidado quando precisar de tempo para si mesmo e não no último momento para explodir ou simplesmente desaparecer. 

A situação é realmente preocupante para todos os envolvidos e é normal que você precise de tempo de vez em quando. 

Ouça sem julgar

Pessoas depressivas podem ou não querer falar sobre seus problemas. Às vezes, pode surgir deles repentinamente quando você está assistindo a um filme ou quando está fazendo compras, e pode ser que você tenha que ouvir a mesma história 15 vezes. 

As pessoas depressivas costumam se sentir irritadas com todos e esses comentários são reproduzidos ali mesmo. Os conselhos podem parecer sensatos no momento, mas raramente são possíveis porque as pessoas deprimidas costumam ficar paralisadas por sua doença e os conselhos bem-intencionados mostram apenas o que eles não podem fazer. 

O que os parentes e amigos podem fazer?

Se a fase depressiva durar mais tempo, os parentes podem sofrer sobrecarga e exaustão porque precisam aliviar a pessoa afetada de uma infinidade de tarefas diárias. 

Consulte um médico!

Como as pessoas deprimidas geralmente se culpam por seu bem-estar e não pensam em uma doença, muitas vezes não consideram necessário consultar um profissional para ajudar, no Fepo estão os melhores psicólogos. 

Como a desesperança faz parte da depressão, como o corrimento nasal faz parte da gripe, muitos pacientes não acreditam que possam ser ajudados e, também não têm forças para procurar ajuda. 

Seja paciente!

Muitas pessoas com depressão expressam queixas e desespero, e frequentemente se retiram de seu ambiente. Mostre paciência com a pessoa em questão. Lembre-o sempre de que a depressão é uma condição temporária fácil de tratar. 

Não tente convencer o paciente de que se sente sem culpa. Não entre em discussão sobre se sua visão negativa é “objetivamente” justificada ou não. Nem será bem sucedido.

Não descarte o desconforto físico da pessoa deprimida e o medo da doença como exagerados ou “apenas condicionados psicologicamente”, porque as pessoas com depressão não dramatizam sua experiência. 

É a depressão, que também aumenta a dor ou o desconforto leve a um nível insuportável.
Não se afaste da pessoa depressiva, mesmo que pareça indiferente.

Não se sobrecarregue!

Se uma pessoa estiver deprimida por meses, a doença certamente também o sobrecarregará. Portanto, é importante que você conheça os limites de sua resiliência e não perca de vista seus próprios interesses. 

Faça algo bom com mais frequência, mantenha os contatos no círculo de amigos. Para apoiá-lo, crie uma rede de amigos e conhecidos ou organize a ajuda de outra maneira. 

Seja cauteloso com conselhos bem-intencionados!

O conselho pode até aumentar a culpa. O mesmo se aplica às tentativas de animar. Por outro lado, você deve sempre apoiar a pessoa depressiva quando eles mostrarem iniciativa de que desejam se tratar.

Muitas vezes, não é fácil encontrar palavras adequadas e reconfortantes para uma pessoa que sofre de depressão. A ajuda de um profissional é indispensável, entre em contado clicando aqui e agende um psicólogo online.

Não tome decisões importantes!

Esteja sempre ciente de que as pessoas deprimidas veem a realidade em muitos aspectos através de “óculos deprimidos”, ou seja, estão distorcidas e, portanto, podem tomar decisões que podem avaliar de maneira muito diferente depois de sobreviverem à doença. 

Leve isso em consideração em todos os assuntos que dizem respeito ao futuro profissional ou privado. É importante que pacientes e familiares descubram a doença de maneira precoce e abrangente.

Lidar com a suicídio

Às vezes, uma pessoa que está seriamente deprimida acha sua situação tão desesperadora que não quer mais viver. Pode haver sinais mais ou menos claros dessa emergência.

A depressão como qualquer outra doença precisa ser tratada e acompanhada por um profissional qualificado para que se tenha o retorno esperado. 

Como ajudar uma pessoa depressiva? – Uma conclusão

Em alguns momentos você pode vivenciar este tipo de relação e tudo fica mais complicado quando acontece com pessoas que gostamos. Assim, tenha empatia pelo sofrimento do outro e busque ajudá-lo.

Para saber mais sobre como ajudar uma pessoa depressiva, veja aqui.

Conte com a gente!

Deixe um comentário

0
Pedidos