Como controlar a ansiedade?

como controlar a ansiedade

A ansiedade é um sentimento inerente ao ser humano e, na verdade, é uma das primeiras sensações que temos conhecimento. Por exemplo, na fase da nossa infância, costumamos ficar alegres e esperar de forma eufórica com algum desenho ou a ida a um parque de diversões, mas em alguns momentos é importante saber como controlar a ansiedade. 

Com o tempo, nossas prioridades vão mudando, bem como os nossos anseios. Portanto nossa ansiedade é voltada para outros fatores, como estudo, trabalho etc. e com isso, alguns transtornos podem ser desenvolvidos na nossa cabeça.

O problema mesmo é quando uma ansiedade considerada normal e comum se torna o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a final tudo em excesso é prejudicial, inclusive para nossa saúde mental.

Em nenhum momento queremos incentivar que o leitor realize um diagnóstico sozinho somente com leituras na internet. O intuito deste artigo é meramente informativo, de forma a viabilizar o debate acerca do tema e utilizar essas informações para identificar algum problema nas pessoas próximas, e então procurar algum tipo de ajuda médica. 

É importante ressaltar que nosso conselho sempre será voltado para encontrar algum profissional da área de Psicologia, pois só assim você terá um diagnóstico individual, bem como um tratamento personalizado de acordo com as suas necessidades e particularidades.

Dito, vamos entender um pouco mais sobre como a ansiedade pode ser controlada quando você não tiver a oportunidade de ser acompanhada por um profissional.

Como identificar a ansiedade

É certo que as causas para o desenvolvimento do TAG podem ser as mais variadas possíveis: algum desconforto no ambiente de trabalho ou algumas dificuldades na relação familiar. Seja qual for a situação, o importante é admitir que existe um problema e procurar o mais rápido possível uma ajuda profissional.

Além disso é importante começar um processo de autoconhecimento, em que o foco é estudar a si, conhecer as suas fraquezas, seus pontos positivos ou até mesmo suas habilidades (ou a falta de alguma delas). 

Com certeza, com o tempo, você vai descobrir que dentro da sua mente existem alguns gatilhos, que são situações, que dependendo do contexto, podem provocar uma crise de ansiedade. A importância de conhecer os seus gatilhos é justamente saber como lidar com a sua própria mente nesse tipo de acontecimento.

O processo para identificar o grau e a intensidade de sua ansiedade vai depender do conjunto desses fatores, ou seja, a aliança entre o autoconhecimento com possíveis tratamentos psicológicos, com o profissional adequado.

Veja dicas de como controlar a ansiedade

Claro que o nível da sua ansiedade é diferente da de outra pessoa, portanto os sintomas e a forma de controle podem ser diferentes. Com isso em mente, iremos citar alguns métodos genéricos e que funcionam para a maioria das pessoas controlarem a ansiedade. Vamos ver algumas?

Respiração: quando respiramos, esse ato é tão natural que nem costumamos perceber a sua existência. Nos casos em que a sua ansiedade estiver atacada, concentre-se na sua respiração, em como o ar transita entre o ambiente externo e o seu corpo. Observe o processo de respiração na sua integralidade e foque os seus sentidos nisso; 

Foque no que está ao seu redor: no ambiente em que você estiver, mentalize pelo menos 4 objetos que estejam no seu campo de visão e foque neles. Depois, mantenha a sua concentração em 4 sons que estejam nesse local em que você se encontra. Depois desse processo você vai perceber que os seus sentidos não estarão tão agitados como estavam, porque o seu foco não é nem no futuro, muito menos no passado, e sim no presente. O fato que deve ser recorrentemente debatido com pessoas que são portadoras da TAG é que o momento a ser vivido é o presente.

Viva no presente: o futuro deve ser planejado e bem organizado, porém você não deve viver baseado nas suas expectativas, pois se nada atingir o seu esperado isso pode se tornar uma frustração muito grande. O passado te traz alguns ensinamentos e algumas experiências, mas isso não significa que você deve se prender eternamente a fatos que já passaram. O presente deve ser o seu foco, sendo que todas as suas atitudes devem ser feitas para o seu proveito hoje, obviamente com o planejamento futuro junto a experiências passadas.

– Pratique exercícios físicos ou algum esporte: ao praticar algum exercício físico você consegue desviar alguns pensamentos que podem levar a uma crise de ansiedade. Correr, pedalar, escalar, nadar, dançar, enfim, qualquer tipo de exercício é válido quando se trata da sua saúde mental. Além desses benefícios, você pode criar relações sociais com os seus parceiros de atividades físicas, o que é outra vantagem.

Separe algum tempo da sua semana para você: no meio da sua semana, com certeza você pode (e deve) destinar algum tempo para realizar atividades que sejam do seu prazer e satisfação. A leitura, por exemplo, é um ótimo mecanismo para controlar a ansiedade, pois essa atividade deve ser feita de forma calma e tranquila. Acompanhar alguma série ou novela também pode ser uma alternativa interessante, desde que seja algo de sua preferência. 

O importante mesmo é que os seus desejos estejam acima de outros nesse momento, até porque você deve se colocar na lista de prioridades. A sua saúde mental é muito mais importante do que um mero status social, disso você pode ter certeza. 

Este momento não pode ser acompanhado de alguma amiga ou pessoa próxima, você deve ficar sozinha mesmo que por alguns minutos. Você deve fazer isso porque a resposta para a sua ansiedade está dentro de você. 

Positividade: nós entendemos que é muito difícil e quase que impossível manter os pensamentos positivos 24 horas por dia, pois o nosso dia a dia é recheado de surpresas boas e ruins. Mesmo assim o seu foco deve ser em aproveitar a parte boa de cada situação vivida na sua rotina.

Por exemplo: se o seu carro quebrou e você vai ter que ir andando para algum lugar, agradeça por ter saúde para realizar tal ato. Ou se você precisa acordar cedo, tente pensar que desta forma você vai poder aproveitar mais o dia. 

Esperamos ter ajudado! Fepo, sua melhor opção em atendimento psicológico online.

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