Como controlar o ciúme? Veja 5 dicas

É quase impossível que alguém não sinta ciúmes de outra pessoa, seja em um relacionamento amoroso, familiar ou até com amigos. O ciúme em si é totalmente normal, mas como tudo na vida, o excesso complica tudo. Então como controlar o ciúme?

Dentro de um relacionamento, são vários os fatores que contribuem para o andamento dessa relação, confiança, fidelidade, o sentimento (óbvio), mas as sensações ruins também estão presentes, como a tristeza, a raiva e o ciúme. 

Quando nós temos algo com alguém, é comum ter medo de perder essa pessoa, e as vezes essa insegurança nem tem justificativa, ela só existe. Nos casos em que existe sim uma justificativa, é preciso refletir se isso vale ou não a pena. 

Em alguns relacionamentos, a confiança já foi tão quebrada que não há mais esperança. Contudo, precisamos ressaltar que em um relacionamento, os dois precisam ceder e se esforçar as vezes e uma desses pontos é saber como controlar o ciúme.

O ciúme excessivo geralmente é motivo para grandes brigas, e com isso, o relacionamento é cada vez mais desgastado. As consequências se concentram no término, mas você pode reverter essa situação. 

É importante que você entenda que o ciúme não é um problema, e sim a sua demasia. Então, não se culpe por nenhum tipo de sentimento, só aquele que prejudica sua vida e a do seu parceiro. 

Vamos ver algumas dicas sobre como controlar o ciúme

Consequências que vem com o ciúme 

Claro que todos nós somos indivíduos e temos nossas particularidades, porém, atente-se a alguns sinais de que você pode estar com um ciúme muito exacerbado, isto é fundamental para saber como controlar o ciúme.

1) Você está mais agressivo(a): sim, a agressividade é um sinal de que o seu ciúme não estava fazendo bem para nenhum dos dois…essa agressividade leva até a alguns crimes, o que vemos na tv com uma certa frequência. Cuidado com esse sinal e cuide assim que o perceber. 

2) A relação está desgastada: quando estamos com muito ciúmes, a gente costuma ficar pegando mais no pé do parceiro, e por isso, a pessoa se sente sufocada e nem tem os mesmos sentimentos de antes. O controle do ciúme pode auxiliar em uma retomada da paixão. 

3) O casal começa a se afastar: com todo o desgaste presente, as brigas são mais frequentes do que antes e o casal nem quer mais ficar junto. Por isso, o afastamento pode ser sim algo recorrente em sua relação, junto com a perda do sentimento. 

4) Negação. Quem está com o ciúme em alta não costuma admitir que está errado por isso, e nas brigas ninguém consegue ter uma conversa normal sem que termine em conflitos. 

Queremos ressaltar aqui que ao primeiro sinal de interferência na sua vida, procure um profissional da área de Psicologia, ele poderá ajudar a criar meios para saber como controlar o ciúme. Não é normal parar a sua vida por causa de ciúmes, nem ter dificuldades recorrentes para manter um relacionamento. 

Nesses casos, você precisa de ajuda profissional, não só por relacionamentos amorosos, como também as relações diárias, normais. Você precisa se conectar e comunicar com pessoas ao longo de sua vida e relacionamento nenhum pode te impedir disso. 

Entendemos que em alguns relacionamentos as desconfianças foram tão grandes que você não sabe mais o que fazer. Nessa situação, você deve pensar em suas necessidades e em seus limites. Você deve mesmo continuar nessa relação? O que você está vivendo condiz com seus limites? 

Como controlar o ciúme?

Vamos listar algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida e a qualidade do seu relacionamento, mas, como dito anteriormente, se esse ciúme for muito alto, você deve procurar ajuda profissional urgente e investigar as razões para tal acontecimento. 

Não tome essas dicas como verdade absoluta, e sim como base para identificar um possível problema futuro ou até mesmo presente. 

Admitir que está com um problema. Não tem nada de errado admitir que você está errado(a) e que precisa de ajuda, o que é errado mesmo é guardar sentimentos ruins dentro de você, isso só vai te prejudicar. 

– Procure sempre alimentar a confiança com seu parceiro. A confiança é o pilar que sustenta o relacionamento, e somente confiando você vai conseguir diminuir esse sentimento de ciúme. Lembre-se que isso é mútuo, ou seja, tem que partir dos dois. 

Converse com o seu parceiro. Se você já identificou e admitiu que tem um problema, converse com seu parceiro ou parceira sobre o que está acontecendo. Peça um pouco de paciência, peça compreensão, e ele(a) vai entender que também faz parte disso, pois o ciúme é normal dentro de um relacionamento. Essa conversa pode aumentar também a confiança e a parceria entre vocês. O diálogo é sempre a resposta, e a confiança nasce a partir da comunicação. 

Fuja de querer o controle de tudo. Não tente ter tudo sob o sue controle, isso só vai afastar o outro. Se você tenta a todo custo pressionar o seu parceiro para provar a todo momento que está certo, no fundo você não tem controle de nada. Quanto mais você tenta, mais o outro se afasta. Por isso, se certifique somente que vocês dois estão bem um com o outro e se algo de ruim acontecer, não se culpe, pois você está dando tudo de si. 

Amor próprio. Nós entendemos que em um relacionamento você divide muita coisa com o outro, e acaba perdendo um pouco da sua personalidade. Mas dizemos isso com tranquilidade, é normal mudar um pouco de personalidade, afinal estamos em constante evolução. O que pode te prejudicar é se perder completamente e esquecer quem você é. Alguém só pode te amar se você se ama, por isso, cultive o amor próprio, sempre faça de tudo para se conectar cada vez mais consigo. 

Esteja no seu relacionamento. Sei que parece óbvio, mas preserve a sua relação, mantenha um respeito e carinho por seu parceiro. Nesse processo você pode querer desistir a qualquer momento, mas se você estiver presente e andando em sintonia com o outro, você sempre vai lembrar o motivo de estarem juntos, e esse será o seu impulso, a sua motivação. 

Esperamos ter ajudado e ficado claro meios de como controlar o ciúme! Veja mais conteúdo clicando aqui.

Caso queira saber mais sobre como controlar o ciúme, veja aqui.

1 comentário em “Como controlar o ciúme? Veja 5 dicas”

Deixe um comentário

0
Pedidos