Inteligência emocional é a capacidade de compreender outras pessoas e, tão importante, a si mesmo. Mas afinal, como desenvolver inteligência emocional?
Graças a ela, podemos aumentar significativamente a eficiência, estabelecer relações com os outros e ter mais confiança em nós mesmos.
A inteligência emocional desenvolvida distingue todos os líderes de outras pessoas: eles são mais produtivos em qualquer negócio, motivam melhor seus colegas. Mas podemos garantir que a inteligência emocional pode ser desenvolvida.
Sinais de Inteligência Emocional Desenvolvida
Não importa o quão extrovertido você seja, se você pensar frequentemente nas pessoas, o desenvolvimento emocional acontece.
Como desenvolver inteligência emocional?
Você gosta de conhecer novas pessoas e aprender algo sobre elas? Você entende que cada pessoa é única em sua própria maneira? Parabéns, sua inteligência emocional está em boa forma.
Você sabe dizer não.
Junto com a generosidade, você deve ser capaz de recusar sem sentir remorso. A responsabilidade por sua vida recai sobre seus próprios ombros. Se houver um sentimento de que atender ao pedido de alguém irá desviar a atenção de um assunto importante, você deverá recusar.
Se você entende que uma pessoa é perfeitamente capaz de fazer o trabalho por conta própria, mas o transfere para você, você precisa recusar.
Você entende quais emoções as pessoas experimentam.
Para pessoas com inteligência emocional desenvolvida, um olhar é suficiente para entender que o outro está triste ou preocupada com alguma coisa. Não é necessário fazer perguntas. Melhor fazer uma pausa e esperar o momento certo para conversar.
Você se levanta depois de cair.
A vida está cheia de falhas. Se alguém disser que nunca os experimentou, não acredite. O fracasso é o caminho para o sucesso. Mas nem todo mundo sabe como lidar com os fracassos e cair em uma depressão de longa duração.
Sim, você não precisa ignorar as emoções ruins. Após o fracasso, eles são naturais. Mas ser capaz de analisar erros e voltar ao trabalho é uma grande qualidade.
Como desenvolver inteligência emocional e gerenciar suas próprias emoções.
Para isso, é importante entender quais emoções você está vivenciando atualmente. Se algo preocupa, mas não está claro – o quê, então como lidar com isso? Em tais situações, a negatividade geralmente se espalha sobre outras pessoas.
É triste quando os parentes ficam sob controle. Tendo compreendido o problema, é mais fácil resolvê-lo. Uma pessoa com baixa inteligência emocional só piorará as coisas.
Você tem autoestima adequada.
Todo mundo tem pontos fortes e fracos. É importante percebê-los corretamente e usá-los para o seu próprio bem e o bem dos outros. Às vezes é melhor dizer honestamente que você não sabe fazer algo do que aceitar um emprego e falhar.
Você se adapta facilmente.
Como desenvolver inteligência emocional? Tudo flui, tudo muda. É fácil se adaptar a mudanças regulares – uma habilidade útil em qualquer negócio. A relutância em aceitar inovações leva, pelo menos, à regressão. Mas as consequências podem ser terríveis.
Você não se preocupa com pessoas tóxicas.
Se você não estiver preparado, essas pessoas podem devorá-lo. Isso causará uma onda de emoções negativas. A inteligência emocional desenvolvida ajuda você a não responder a pessoas irritantes.
Você sabe ouvir.
Alta inteligência emocional permite que você entenda os sentimentos dos outros por meio de conversas e até mesmo pausas. Ser um bom ouvinte é muito importante. Principalmente nas relações familiares.
Você sabe como descansar.
Para ser eficaz, você precisa se descarregar em tempo hábil. Se sua inteligência emocional for forte o suficiente, você poderá encontrar facilmente um equilíbrio entre trabalho e lazer.
Como desenvolver inteligência emocional?
Requer esforço e tempo. Ou melhor, dedique tempo regularmente ao seu desenvolvimento. Apenas o exercício regular ajudará a desenvolver a inteligência emocional.
Temos a tendência de dividir as emoções em positivas e negativas. Por exemplo, muitas pessoas pensam que se sentir culpado é ruim. Não queremos experimentar esse sentimento e estamos prontos para nos livrar dele por todos os meios. Quando dotamos nossos sentimentos de avaliações, não podemos entender como realmente nos sentimos.
Relaxe e permita-se lidar calmamente com as emoções que surgem. Tendo compreendido o que são, você gradualmente desvendará o emaranhado e chegará ao que causou essas emoções.
Mantenha um diário de seu estado emocional.
Ao registrar seus pensamentos no papel, você será capaz de entender quais eventos levaram a certos sentimentos. Escreva como você reagiu. Anote tudo – situações em casa e no trabalho, percepções repentinas, preocupações e planos. Depois de um tempo, você encontrará padrões em seu comportamento. Construí-los ajudará você a se entender melhor.
Como desenvolver inteligência emocional? Desenvolva a autoconsciência.
Para identificar suas emoções, pergunte-se regularmente: “Como estou me sentindo agora?” Isso o ajudará a definir melhor suas emoções ao longo do tempo. Lembre-se de que as emoções estão mudando constantemente.
Desenvolva o autocontrole.
Você tem que superar a irritabilidade, a frustração, o desânimo. O autocontrole permitirá que você pense primeiro e depois aja.
Durante os conflitos, não tome partido. Não procure alguém para culpar se estiver com dificuldades. Comece com você mesmo.