O que é terapia online e como ela funciona?

O que é terapia online e como ela funciona?

Hoje em dia, fazemos inúmeras tarefas utilizando a internet, não é mesmo? Podemos pagar contas, conversar com pessoas do mundo todo, fazer compras e até trabalhar de forma remota. A internet e as tecnologias atuais facilitam a nossa vida que já é bastante corrida. Portanto, contar com serviços como a terapia online é imprescindível para quem precisa dessas facilidades no dia a dia.

A terapia online é uma modalidade de atendimento psicológico que visa fornecer suporte e serviços de saúde emocional pela internet. Por conta da sua praticidade e conforto, ela tem sido cada vez mais procurada para tratamentos que exigem acompanhamento psicológico e também por aqueles que prezam por cuidar da saúde.

E não é somente aqueles que levam uma vida agitada que se beneficiam em realizar essa modalidade de atendimento. A terapia online oferece vários benefícios que vão além da facilidade em contar com esse suporte. Destacamos a discrição no atendimento, a liberdade de escolher o profissional que você quiser, a segurança em contar com profissionais capacitados e a agilidade por não ter que enfrentar trânsito para se deslocar até o consultório.

Embora a terapia online não seja nenhuma novidade, visto que ela é permitida pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona esse tipo de atendimento e se ele é tão eficaz quanto a terapia presencial. Pensando em todas essas questões, a Fepo reuniu as principais informações que você precisa saber sobre a terapia online. Acompanhe!

Clique no banner para agendar sua consulta:

banner fepo terapia online

O que é terapia?

Terapia é toda prática de tratamento, seja para problemas físicos, emocionais ou mentais. No caso da terapia que visa promover o tratamento e suporte para os problemas de ordem psicológica, ela é chamada de psicoterapia.

A psicoterapia é um termo de origem grega que designa o tratamento para doenças mentais, transtornos psicológicos, problemas emocionais e auxilia no processo de restabelecer a saúde mental.

Ela só pode ser realizada por profissional habilitado, podendo ser um psicólogo ou psiquiatra. Isso porque visa auxiliar pessoas em diferentes tratamentos – o que exige conhecimento, treinamento e credenciais de acordo com a linha de terapia utilizada.

Outra característica importante da terapia presencial ou online é que há diferentes linhas teóricas. Dentro da psicologia, os profissionais podem se especializar na linha teórica que preferirem, com a finalidade de oferecer a abordagem estudada de forma terapêutica.

As principais linhas teóricas dentro da terapia são: psicanálise, psicologia analítica (junguiana), análise do comportamento (behaviorismo), terapia cognitivo-comportamental (TCC), gestalt-terapia e humanista.

Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas metodologias utilizadas na psicologia.

Psicanálise

A psicanálise é uma das linhas teóricas mais famosas que existem na psicologia. Desenvolvida no final do século XIX por Sigmund Freud, essa abordagem terapêutica visa trabalhar com o inconsciente, trazendo os conflitos e traumas reprimidos à tona. É uma ferramenta muito utilizada para o autoconhecimento e é uma das principais abordagens dentre os profissionais de psicologia.

Terapia comportamental-cognitiva

Essa é outra linha teórica bastante conhecida entre os terapeutas. A terapia cognitivo-comportamental, conhecida como TCC, foi proposta por Aaron Beck e visa modificar padrões de pensamento. Nessa terapêutica o objetivo é identificar pensamentos disfuncionais, que são prejudiciais ao paciente, e modificá-los com afirmações positivas.

Psicologia analítica (junguiana)

Outra linha teórica muito conhecida na psicologia é a psicologia analítica, que também é chamada de junguiana. Essa modalidade terapêutica foi postulada por Carl Jung e aborda conceitos como individuação, arquétipos e inconsciente coletivo, sendo que a ênfase desta abordagem está nos sonhos dos pacientes.

Para os junguianos, terapeutas que seguem a linha de Carl Jung, os sonhos, assim como a nossa manifestação artística, formam uma comunicação entre o inconsciente e o consciente.

Gestalt-terapia

A gestalt-terapia é uma abordagem terapêutica dentro da psicologia que compreende o paciente como um todo. Por isso, o foco é buscar a harmonia entre os padrões de pensamento, sentimento e ação.

Nessa terapêutica, são abordados diversos conceitos como o “aqui e agora” e o “figura e fundo”, por exemplo, com o objetivo de ampliar a consciência do paciente sobre si mesmo, suas necessidades e como ele pode atendê-las.

Análise do comportamento (behaviorismo)

A análise do comportamento, também chamada de behaviorismo, é outra linha teórica amplamente utilizada. Nesse tipo de terapia, o objetivo é modificar o “comportamento-problema”, que é todo tipo de comportamento que o paciente tem e que pode ser prejudicial para sua saúde. Estes comportamentos são identificados e propõem-se ações que podem transformar esse cenário.

Terapia sistêmica

Essa linha teórica dentro da psicoterapia é utilizada principalmente para o tratamento de casais e famílias. A terapia sistêmica tem como foco o sistema ao qual o paciente está incluído. Ou seja, ela considera mais do que os problemas, dificuldades e traumas que o paciente carrega, mas também tudo que o cerca, como a sua família, seus relacionamentos e todas as demais esferas da vida.

Portanto, a influência familiar é bastante significativa dentro dessa terapêutica.

Humanista

A linha teórica chamada de humanista é uma forma de tratamento utilizada por psicólogos que trabalham conceitos de auto-atualização, auto-eficácia e livre-arbítrio. É uma modalidade com foco na integralidade do paciente ao tratamento.

Portanto, essa linha teórica não enfatiza as disfunções ou doenças mentais do paciente, mas sim o potencial do paciente em maximizar seu bem-estar e atingir o seu objetivo.

Hipnose clínica

Essa é uma abordagem terapêutica que existe desde o desenvolvimento da psicanálise, mas que tem se tornado cada vez mais comum entre as especializações dos psicólogos. A hipnose clínica é, na verdade, uma ferramenta utilizada por profissionais para acessar o inconsciente do paciente com o objetivo de auxiliar em um tratamento.

O que é terapia online, afinal?

Bom, agora que você já sabe que a terapia, ou psicoterapia, é um tipo de tratamento realizado por profissionais habilitados e que pode ter diferentes linhas teóricas, você precisa conhecer a modalidade de terapia online.

Basicamente, a terapia online segue os mesmos princípios e objetivos que a prática presencial: a diferença está no local de atendimento. Em vez do paciente se deslocar até o consultório para realizar a sua terapia, ele pode simplesmente ser atendido via email, telefone, videoconferência ou por aplicativos de mensagens instantâneas. Portanto, essa modalidade terapêutica é muito mais cômoda e prática, tanto para o profissional quanto para o paciente!

A terapia online existe antes mesmo da pandemia. Em 2018, ela já tinha sido regulamentada e autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia e Conselho Regional de Psicologia. Contudo, essa modalidade ganhou força após a pandemia e é por isso que muitas pessoas pensam que essa é uma forma de atendimento nova.

Com todas as recomendações de distanciamento social adotadas nos últimos anos como forma de conter a pandemia de Covid-19, as pessoas tiveram que se adaptar para continuar realizando suas atividades. E isso também se aplicou à psicoterapia, que passou a ser mais procurada no ambiente online.

Embora a terapia online tenha sido regulamentada desde 2018, com o crescimento desse serviço motivado pela pandemia, o Conselho Federal de Psicologia fez algumas mudanças na regulação com o objetivo de ampliar essa modalidade de atendimento.

Dentre as principais mudanças que ocorreram no atendimento psicoterapêutico online, estão: a retirada da limitação do número de sessões, a obrigatoriedade do cadastro individual do profissional no Conselho Regional de Psicologia, e a especificação dos métodos e instrumentos utilizados que são regulamentados pelo órgão.

E como a terapia online funciona?

O que é terapia online e como ela funciona?

A dinâmica da terapia online é bem parecida com a modalidade presencial, só que com a diferença de ser realizada pela internet. Após o primeiro contato do paciente com o terapeuta, é determinada a forma de comunicação ideal para o atendimento e ambos devem se comunicar no horário e na data agendada para a terapia.

Esse primeiro contato pode ocorrer de diferentes formas, visto que atualmente existem muitas opções no mercado, como apps e plataformas específicas, por exemplo. No caso do atendimento, o mais comum é a realização da terapia online via Skype ou WhatsApp, com a possibilidade de ser uma chamada de vídeo ou até mesmo de mensagens instantâneas.

A Fepo é uma dessas plataformas onde você pode encontrar psicólogos habilitados e capacitados para fazer terapia online. Nossa plataforma online tem como objetivo conectar pacientes aos psicólogos qualificados, com experiência clínica, licenciados e habilitados para atender por meio da plataforma.

Na Fepo, o paciente ainda conta com a liberdade de escolher o psicólogo de acordo com a sua especialidade ou conforme se identifica com o profissional. Nós disponibilizamos o acesso direto a agenda do psicólogo para que o paciente possa escolher o dia e o horário que preferir para seu atendimento.

De forma prática, o passo a passo para o agendamento da terapia online na Fepo é a seguinte:

Após estas etapas, o paciente poderá realizar a sua consulta com o psicólogo escolhido no dia e no horário marcado previamente. Além disso, é importante que ele utilize a ferramenta de comunicação escolhida no momento do agendamento.

Conheça mais sobre a Fepo e os serviços de saúde mental que oferecemos. Aqui você encontra uma forma muito mais prática de realizar sua terapia online, com 100% de controle sobre sua escolha no agendamento.

Quanto tempo dura uma sessão de terapia online?

Uma dúvida muito comum de quem está conhecendo a modalidade de terapia online é sobre qual é a duração desse atendimento. Se essa é a sua dúvida, saiba que a duração pode variar em cada caso e dentre os tipos de terapias que existem. Há terapias que duram aproximadamente 30 minutos, enquanto há outras abordagens terapêuticas que levam até 1 hora e 30 minutos, por exemplo.

Mas para que você entenda melhor qual seria a média do tempo de uma sessão de terapia online, vamos ter como base os dois principais tipos de sessões realizadas na Fepo, ok?

A Sessão de Acolhimento que realizamos tem como foco o alívio das tensões e angústias. Sendo um atendimento mais pontual, essa sessão tem uma duração menor do que a de psicoterapia. Ela dura em média 30 minutos, mas pode ser realizada mais de uma vez caso o paciente sinta essa necessidade.

Já a Sessão de Psicoterapia oferece o espaço para que o paciente possa aliviar sua dor e angústia, mas também inclui intervenções que podem ser feitas pelo psicólogo com o objetivo de promover transformações internas que contribuem para o autoconhecimento, bem-estar e melhora da saúde mental. Essas sessões são mais longas, podendo variar de 45 minutos a 1 hora, dependendo do caso.

Nos dois casos, o paciente pode realizar mais sessões para auxiliá-lo em sua busca por uma boa saúde mental, podendo ser um acompanhamento semanal ou mensal, por exemplo. A necessidade de mais sessões é avaliada pelo psicólogo em conjunto com o paciente.

Quanto custa uma sessão de terapia online?

Outra dúvida muito comum sobre as sessões de terapia online é sobre o valor por sessão. Esse é outro caso em que há uma grande variação no mercado, sendo que os valores dependem do tipo de sessão, do tempo de atendimento, da especialização do psicólogo, entre outras características.

No mercado podemos encontrar preços que vão de R$ 50 até R$ 450 por consulta, por exemplo. Por isso, o valor médio de uma sessão de terapia online é de R$ 200.

Na Fepo, as sessões de terapia online custam a partir de R$ 38. Mais do que oferecer suporte e acolhimento psicológico, a Fepo tem como objetivo tornar as terapias online acessíveis a todas as pessoas. Por isso, contamos com valores mais abertos ao mercado com o objetivo de ampliar o nosso atendimento.

Confira a seguir o valor de cada sessão na Fepo:

– Sessão de Acolhimento – R$ 38,00;
– Sessão de Psicoterapia – R$ 70,00;
– Sessão de Casal – R$ 100,00.

Lembrando que o preço de uma sessão de terapia online não deve ser o único critério na escolha do paciente. É importante procurar por referências sobre o profissional, pesquisar sobre suas credenciais e garantir que o psicólogo é habilitado para realizar esse tipo de atendimento. Sendo assim, além de pesquisar os valores desse tipo de consulta, faça também uma pesquisa para encontrar um profissional de confiança.

Se você quer sugestões de profissionais habilitados, qualificados e que atuam dentro da ética, confira aqui na Fepo os psicólogos que podem te atender.

Para quem a terapia é indicada?

Os perfis dos pacientes que precisam de terapia são diversos, já que esse tipo de atendimento é indicado para qualquer pessoa que queira melhorar a saúde emocional, promover o próprio bem-estar e obter autoconhecimento.

Dica: Por que ir ao psicólogo – Melhorando sua Saúde Mental

Veja a seguir alguns motivos pelos quais as pessoas buscam fazer terapia:

Aumentar a autoconfiança

Pessoas que querem aumentar a autoconfiança podem realizar terapia para entender melhor suas inseguranças e fazer exercícios que possibilitem confiar mais em si mesmo.

Aprender a lidar com os próprios sentimentos

Lidar com os próprios sentimentos não é tão simples quanto parece. Para aqueles que possuem dificuldade em lidar com frustrações, medos, inseguranças e raiva, por exemplo, é possível aprender a lidar com esses sentimentos através da terapia.

Desenvolver inteligência e maturidade emocional

Ter inteligência e maturidade emocional é muito importante para lidar com nós mesmos e com as pessoas à nossa volta. Esse também é um motivo pelo qual as pessoas fazem terapias.

Lidar ou superar traumas do passado

A terapia pode ser muito útil para diversas situações, sendo recomendada principalmente para lidar e superar traumas, conflitos e situações que marcaram a vida do paciente. Por isso, essa é outra motivação comum na busca desse tipo de atendimento.

Tratar dependência química

Pessoas que possuem algum tipo de dependência química também costumam procurar apoio psicológico para conseguir lidar com a dificuldade em se livrar do vício.

Criar relações mais saudáveis

Pessoas que buscam ter relações mais saudáveis também podem se beneficiar com a terapia. Esse tipo de tratamento possibilita melhorar o convívio social e criar relações mais saudáveis.

Lidar com o sentimento de culpa

Lidar com sentimentos como a culpa pode ser algo bem difícil sem ajuda de um psicólogo. Por isso, essa é outra situação em que as pessoas procuram por terapia.

Tratar algum transtorno ou doença

O principal perfil dos pacientes que buscam apoio psicológico e tratamento com psicólogos é de pessoas que possuem um transtorno ou doença. Portanto, quem tem patologias como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outras, deve realizar terapia como complemento ao tratamento.

Refletir sobre o próprio estilo de vida

Outro perfil de pacientes que busca por atendimento psicológico é o de pessoas que estão refletindo sobre o próprio estilo de vida. Nesse caso, a busca é por uma vida mais saudável e equilibrada.

Melhorar a saúde emocional

Pessoas que querem melhorar a saúde emocional também fazem terapia como uma forma de cuidar da mente, aprender mais sobre si mesmo e melhorar seus relacionamentos.

Portanto, a terapia é indicada para muitas pessoas, indo muito além de quem precisa de um acompanhamento ou tratamento para alguma patologia. Esse tipo de atendimento é muito benéfico e pode ajudar qualquer pessoa na busca por bem-estar e saúde emocional.

Quais os benefícios da terapia?

A terapia não serve apenas para tratar patologias, superar traumas e lidar com problemas emocionais. Como vimos no tópico anterior, existem muitos motivos pelos quais as pessoas realizam esse tipo de tratamento. Um dos motivos para realizar terapia com um profissional habilitado é que esse atendimento oferece muitos benefícios para a saúde.

A Fepo trouxe os principais benefícios de fazer terapia para que você possa conhecer um pouco mais sobre a importância de cuidar da saúde emocional.

Confira a seguir quais são esses benefícios:

Aumento da autoestima

O primeiro benefício que a terapia pode oferecer é o aumento da autoestima. Quase todo mundo já se sentiu mal consigo mesmo em algum momento, não é mesmo? A autoestima é algo que precisamos cuidar diariamente para nos sentirmos bem, felizes e saudáveis.

Há diversas situações que podem comprometer a nossa autoestima, como brigas no casamento, falta de autonomia financeira, baixa autonomia corporal ou sexual, a falta de representatividade, entre outras. Portanto, cuidar da autoestima é muito importante para que nenhuma dessas situações possam interferir na forma como nós nos enxergamos.

Uma das formas de fazer isso é a terapia, já que esse atendimento possibilita descobrir coisas sobre nós mesmo, nos ensina a vermos nossas qualidades e auxilia no processo do amor próprio.

Superação de conflitos

Outro benefício de realizar terapia é a superação de conflitos. Situações de conflito podem nos desestabilizar de tal forma que isso passa a afetar a nossa saúde. É nessas questões que a terapia pode auxiliar, sendo uma aliada no autoconhecimento, no entendimento dos nossos sentimentos e também na racionalização das decisões.

Portanto, fazer essa modalidade de tratamento é uma das formas de superar conflitos, seja nas relações familiares, nas relações de trabalho ou até consigo mesmo.

Melhora nos relacionamentos

O acompanhamento psicológico também possibilita melhorar os relacionamentos. Esse tipo de atendimento auxilia no entendimento sobre convívio social e fortalece a interação a partir de uma abordagem mais amigável. É uma ótima forma de melhorar relacionamentos que estão fragilizados por causa de brigas, ciúmes, desconfiança, inseguranças, rotina, entre outras situações.

De um modo geral, a terapia traz benefícios para os relacionamentos, pois possibilita compreender melhor nossas ações, as motivações por trás dos conflitos, nos colocarmos no lugar do outro e a perceber a importância de cada relação para nossa vida.

Alívio do sofrimento

Uma das razões pelas quais as pessoas fazem terapia é aliviar o sofrimento causado por algum trauma, conflito ou outra situação. Por meio da conversa entre paciente e psicólogo, é possível aliviar o sofrimento, a dor, a culpa e a angústia. Essa é uma forma de colocar para fora o que guardamos em nosso interior e não temos coragem de expor para pessoas próximas.

Portanto, o alívio do sofrimento é um benefício muito importante que é possível com a prática da terapia.

Novas perspectivas

Ao fazer terapia é comum que o paciente possa encontrar novas perspectivas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Às vezes, sentimos que estamos estagnados no relacionamento, na carreira ou em algum projeto pessoal. Nesses casos, a terapia pode auxiliar em uma observação mais ampla, permitindo identificar novas alternativas.

Segurança nas decisões

Para aqueles que possuem dificuldade em tomar decisões, a terapia pode ser uma grande aliada. Esse tratamento permite identificar as nossas inseguranças, medos e dificuldades em tomar decisões, para então fortalecer a nossa autoconfiança. Sendo assim, a segurança nas decisões é outro benefício do acompanhamento psicológico.

Quais são os benefícios da terapia online?

A terapia online ajuda de várias formas, como destacamos anteriormente. Embora o atendimento seja à distância, o paciente também pode utilizar essa modalidade de terapia para melhorar seus relacionamentos, aliviar o sofrimento, ter novas perspectivas, aumentar a autoestima, autoconfiança e superar conflitos.

Além desses benefícios, a terapia online conta com outras vantagens exclusivas dessa modalidade de atendimento. Assim como no tópico anterior, a Fepo trouxe os principais benefícios em realizar esse tratamento pela internet.

Confira a seguir os benefícios da terapia online:

Comodidade

Essa é, sem dúvidas, uma das principais vantagens em fazer terapia online. É muito mais cômodo, prático e rápido agendar o atendimento e realizá-lo pela internet. Considerando que muitas pessoas possuem uma rotina bastante agitada e quase não têm tempo para cuidar da saúde física e mental, contar com essa facilidade que do atendimento online é muito relevante.

É importante considerar que a terapia online também é cômoda porque você pode agendar na data e no horário que preferir, com maior flexibilidade do que nos atendimentos presenciais, e pode fazer seu atendimento estando em qualquer lugar do mundo. Desde que você tenha acesso à internet e um dispositivo para realizar o atendimento, você pode estar em sua casa, no trabalho, na faculdade ou até mesmo em uma viagem.

Essa praticidade é um grande diferencial para quem precisa de um atendimento rápido também. Se o paciente está passando por alguma dificuldade e precisa realizar um atendimento rápido, ele tem a oportunidade de agendar uma sessão no mesmo dia, dependendo da agenda do psicólogo.

Facilidade no pagamento

Outra facilidade da terapia online é a questão do pagamento. Em muitos aplicativos e plataformas que realizam esse tipo de atendimento, o paciente tem diversas opções de pagamento, sendo as mais comuns: Pix, cartão de crédito e boleto bancário. Além disso, o paciente tem a possibilidade de realizar o pagamento online também, tudo para garantir maior conforto e facilidade nesse atendimento.

Portanto, a facilidade no pagamento é outro benefício muito interessante que é oferecido pela terapia online.

Segurança

Por último, outra vantagem oferecida por essa modalidade de terapia é a segurança. A terapia online segue os padrões de ética determinados pelo Código de Ética do Psicólogo, sendo uma atividade regulamentada e autorizada pelos órgãos responsáveis em saúde mental, como o Conselho Regional de Psicologia e o Conselho Federal de Psicologia.

Portanto, é uma modalidade de atendimento totalmente segura, realizada por profissionais habilitados e qualificados para auxiliar na terapêutica do paciente.

Mas é importante ter cuidado na escolha do profissional que realizará o seu atendimento, ok? Por ser um atendimento online, é difícil ter certeza que aquele profissional é capacitado e possui a especialização que você está procurando. Por isso, procure por profissionais confiáveis, como os que você encontra aqui na Fepo.

A terapia online é tão eficaz quanto a presencial?

A preferência entre os tipos de atendimento é uma particularidade de cada paciente. Há quem prefira realizar a terapia pela internet, enquanto outros não abrem mão da modalidade presencial. Mas a verdade é que ambas modalidades são eficazes em seu objetivo, que é auxiliar no tratamento e na busca pela saúde emocional.

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia da terapia online e presencial, sem distinção quanto ao objetivo. Mas precisamos considerar que a preferência de cada paciente também reflete na forma como o tratamento é conduzido. Portanto, o mais importante na escolha entre essas duas opções é que o paciente esteja confortável e seguro para seguir com seu atendimento.

Ainda sobre essas duas opções de atendimento, é importante lembrar que muitos pacientes procuram a terapia online por causa de sua discrição. Para algumas pessoas há uma maior insegurança, medo ou até vergonha em procurar por esse tipo de atendimento presencialmente. Ao fazê-lo pela internet, é muito mais discreto, fácil e cômodo.

Por outro lado, há pessoas que não dispensam o atendimento presencial por causa das características do consultório, que pode ter música calma, luzes aconchegantes e móveis específicos para esse atendimento.

Sendo assim, na dúvida entre as duas opções é válido considerar o mais importante para você e fazer uma experiência com essas duas opções.

7 dicas para ter uma boa sessão de terapia online

sessão de terapia online

Você sabia que a qualidade de uma sessão de terapia não depende apenas da escolha do profissional e da abordagem terapêutica? O paciente também tem um papel muito importante na realização da terapia, sendo a peça-chave para que esse atendimento seja proveitoso e possibilite alcançar os objetivos desejados.

Por isso, a Fepo reuniu 7 dicas muito importantes para garantir a melhor sessão possível. Veja a seguir quais são e como colocá-las em prática para a realização da sua terapia online.

1. Escolha bem o seu profissional

A primeira dica para ter uma boa sessão de terapia online é escolher bem o seu profissional. Essa escolha deve ser baseada principalmente na confiança. O profissional escolhido deve ser alguém confiável, habilitado e com recomendações. Além disso, ele precisa agir dentro da ética e ser um profissional que respeita as diretrizes para a terapia online.

Mas esses não são os únicos critérios que você precisa ficar atento para fazer essa escolha. Também é importante escolher um profissional que você se sinta à vontade para conversar. Afinal, esse é o principal objetivo da sua terapia, poder falar abertamente com uma pessoa que você se sente bem.

Por fim, pesquise bastante ao escolher o profissional para seu atendimento, busque recomendações e confira suas credenciais para garantir uma boa escolha.

2. Teste o recurso de comunicação antes das consultas

Algo que pode comprometer a qualidade do seu atendimento é o mau funcionamento do sistema que você usará para se consultar ou a falta de experiência em utilizar essas ferramentas. Sendo assim, essa dica é importante para que você possa otimizar o tempo durante a sua terapia e evitar problemas de funcionamento.

Testar o recurso de comunicação antes da sua terapia possibilita identificar se a ferramenta está funcionando adequadamente. Isso inclui verificar o som, o áudio e a câmera. Também é importante checar a qualidade da sua internet para que você não tenha problemas de conexão.

Além de evitar problemas técnicos, é importante que você teste os recursos previamente para se habituar ao aplicativo ou plataforma que será utilizada para sua consulta. Portanto, abra o app ou a plataforma algumas horas antes para entender as funcionalidades desse recurso de comunicação e encontrar as ferramentas que você precisará em seu atendimento.

3. Escolha um lugar onde possa ter privacidade

A terapia online possibilita realizar a consulta em qualquer lugar: em casa, em uma viagem ou até no trabalho. Essa flexibilidade, no entanto, pode fazer com que você não tenha tanto controle na escolha do local para seu atendimento.

Contudo, é recomendado que antes da sua terapia começar, você escolha um lugar adequado. As sessões de terapia devem ser feitas em um local onde você se sinta confortável para falar.

Veja essa dica pela perspectiva de um consultório. Lá, o psicólogo prepara o ambiente para que ele seja acolhedor, aconchegante, intimista e discreto. O ambiente tem uma sonorização tranquila, conta com luzes acolhedoras e oferece o conforto que o paciente precisa para se sentir bem e disposto a conversar.

Portanto, você pode “trazer” esse ambiente para o local escolhido para seu atendimento.
Nesse caso, as dicas são:

– escolha um ambiente tranquilo e silencioso;
– peça privacidade aos moradores ou outras pessoas no momento da sua terapia;
– procure um lugar confortável para sentar durante o atendimento;
– garanta que haja uma boa iluminação no ambiente, caso você vá fazer uma videoconferência.

4. Certifique-se de que o sinal de internet seja estável

A terapia online depende do sinal de internet para ser realizada. Por isso, é imprescindível que você certifique-se de que o sinal de internet esteja estável na hora da consulta.

Este teste pode ser feito de forma simples, apenas verificando a velocidade da internet com a ajuda de algum aplicativo específico para essa função ou conferindo a conexão diretamente no roteador e no ícone de sinal no seu dispositivo móvel.

O ideal é que a sua internet esteja estável e com uma boa taxa de carregamento — principalmente para os atendimentos feitos por videoconferência, que exigem uma conexão um
pouco mais rápida.

Em todo caso, para não ser surpreendido no momento da sua consulta com uma falha na conexão, confira se tudo está funcionando corretamente.

5. Seja pontual

Outra situação que pode comprometer a qualidade da sua consulta é a falta de pontualidade. Se você não está disponível no horário marcado para o atendimento e começa sua terapia com atraso, isso significa que a consulta não será tão produtiva quanto poderia ser.

Por exemplo, se a consulta tem duração de 30 minutos e você atrasa 10 minutos em seu atendimento, você terá apenas 20 minutos para conversar com seu terapeuta. Percebe como isso pode reduzir a extensão do seu atendimento?

Por isso, a nossa dica é: seja pontual! Ao agendar o seu atendimento, coloque um lembrete em seu celular e anote em algum lugar para você não se esquecer da terapia. E minutos antes, faça todas as preparações citadas anteriormente para garantir a qualidade da sua comunicação com o psicólogo.

6. Seja honesto

Essa é uma das dicas mais importantes para garantir que você terá uma boa sessão de terapia online e conseguirá alcançar seu objetivo com esse tratamento. Ser sincero é importante para que o profissional possa te ajudar da melhor forma possível.

Procure ser honesto do início ao fim, não tenha medo de ser julgado e nem vergonha de dizer a verdade. Lembre-se que a terapia é um espaço seguro para você dizer a verdade, libertar as suas emoções e ser você mesmo.

Compreenda que a terapia é um tratamento confidencial e que tem como objetivo promover a sua saúde emocional. Portanto, procure estabelecer uma relação de confiança com o profissional escolhido para seu atendimento e seja sincero. Assim você pode fazer verdadeiros avanços na sua terapia.

7. Conte com a Fepo

Bom, agora que chegamos até aqui, ficou evidente a importância de fazer terapia e todos os benefícios que esse tratamento pode oferecer para as pessoas, não é mesmo? Sabemos que a terapia, ou psicoterapia, auxilia em diversas situações, indo desde problemas de saúde mental até o autoconhecimento.

Dica: 10 Dicas Especiais para Melhorar a Saúde Psicológica: O Foco no Autocuidado

E não há como negar que a terapia online oferece ainda mais vantagens e tem ajudado muitas pessoas a encarar as dificuldades psicológicas com um olhar diferente, sendo uma forma de tratamento mais cômoda, prática e fácil.

A terapia online é um atendimento que cresceu muito nos últimos anos e tende a se tornar cada vez mais comum conforme as pessoas vão conhecendo essa prática.

Nesse contexto, a Fepo não quer apenas fazer parte como uma plataforma que conecta pacientes a psicólogos mas, sim, uma empresa preocupada em ajudar pessoas a ter uma boa saúde emocional, oferecendo opções de tratamento acessíveis.

Aqui na Fepo, você encontra um time de profissionais altamente qualificados para realizar terapia online, com diferentes especialidades e linhas teóricas dentro da psicologia. Conheça mais sobre os serviços oferecidos pela Fepo e veja mais conteúdos aqui no nosso blog.