criticas_destrutivas

Como lidar com as críticas destrutivas?

As críticas por si só já são uma questão difícil para lidar, pois nós não fomos ensinados a como se comportar diante de qualquer comentário construtivo ou negativo, imagine as destrutivas. Por isso, hoje percebemos a importância de debater como lidar com as críticas destrutivas.

Na verdade, nós nunca fomos ensinados a como lidar com sentimentos negativos, como a tristeza ou a raiva. Nós simplesmente aprendemos o que é sensações são ruins e que devem ser excluídas do nosso dia, contudo nesse caso o melhor a se fazer é tratar diretamente com esses sentimentos e fazer com que a nossa cabeça esteja bem em relação a isso.

Não adianta se enganar quando ficamos mal com algumas críticas, o que deve ser feito é você olhar para se ver qual é a sua verdade e então decide se aquela crítica é verdadeira ou não.

Esse exercício deve ser feito mentalmente não é para provar nada para ninguém, principalmente aquele que fez o comentário, e sim para você. O importante é estar de bem com a nossa cabeça e entender quando tudo não passa de uma crítica irrelevante.

Então vamos entender como funciona a crítica destrutiva e como lidar com elas.

criticas_destrutivas

Críticas destrutivas em um relacionamento amoroso

Imagine estar em um relacionamento em que tudo que você faça seja objeto de críticas destrutivas, em que o seu parceiro ou a sua parceira sempre esteja te colocando para baixo em relação a suas atitudes? Não parece saudável.

Inclusive, essa prática não é benéfica para qualquer um dos dois que estão nessa relação. Existem casos em que os dois são agressivos, e nunca conseguem manter uma conversa sem se desmerecer ou desqualificar o que o outro faz. Nesses casos, a situação é muito alarmante, e é necessária uma intervenção para que o pior não venha a acontecer.

As críticas destrutivas podem ser definidas como aquelas que ofendem ou denigrem o parceiro, ou seja, a imagem dele e a sua essência. Por imagem nós queremos falar sobre os atos dele, e não aparência em si.

Geralmente, essas agressões se mostram de forma a acusar o outro, de fazer algo ou não sobre um determinado assunto. O comum dentro desse perfil é acusar o outro de traição.

Quem escuta esse tipo de crítica destrutiva se sente inferior ao outro, podem até construir uma relação de dependência entre eles, pois quem está ouvindo esses comentários ruins se sente desqualificado.

O objetivo de quem está realizando essas críticas destrutivas é fazer com que o outro se machuque, mas não necessariamente quem fala é uma pessoa ruim. Por isso, recomendamos sempre uma terapia de casal, assim os dois conseguem se ouvir e o terapeuta pode intervir quando perceber um problema grande.

Inclusive, é interessante dizer que existem plataformas digitais confiáveis que dispõem de psicólogos, como o Fepo.

Como essas críticas destrutivas podem surgir?

A primeira coisa que queremos esclarecer é que você que está ouvindo essas críticas destrutivas não é culpado de forma alguma, mesmo que o seu parceiro tente mostrar isso. Por mais que você esteja ouvindo somente coisas ruins a seu respeito, não tome isso como verdade absoluta, nesse sentido é importante você começar um processo de autoconhecimento.

Você não pode se deixar abalar por questões e comentários alheios sobre a sua vida, afinal somente você pode dizer o que é verdade ou não.

E as críticas destrutivas não surgem somente de relacionamentos amorosos. Infelizmente, a família também costuma ser a causadora deste problema, por ser um grupo de pessoas que passa muito tempo com você, quase que metade da sua vida.

Deixe um comentário

0
Pedidos