Como ser Resiliente | 7 dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Como ser Resiliente | 7 dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Há tempos o conceito de como ser resiliência vem se modificando e, cada vez mais, as pessoas buscam desenvolver essa característica que demanda a capacidade de absorver, entender as situações e, consequentemente, aprender com elas.

Aprenda como ser Resiliente

Por mais simples que pareça ser, colocar em prática como ser resiliente, é muito difícil e requer cuidados específicos para que a tentativa não resulte em danos psicológicos ou no desenvolvimento de alguns transtornos. Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a dar a volta por cima.

1. Seja positivo

A primeira dica de como ser resiliente é ser positivo. Isso porque, para superar as adversidades e tirar algum proveito delas, é preciso visualizar a situação de maneira crítica e tentar buscar novas soluções no decorrer do problema.

como-ser-resiliente

Limitar-se a algo ou alguém só te fará ter dias mais longos, menos produtivos e infelizes. Por isso, sempre que alguma adversidade aparecer, respire bem fundo, tente analisar a situação e busque a solução mais improvável possível: o lado positivo.

2. Evite se preocupar com coisas pequenas

É muito desagradável tentar relaxar e não conseguir, por qualquer que seja o motivo. Pode ser algo importante como uma atividade esquecida que precisa ser feita com urgência ou mesmo algo insignificante, como esquecer a televisão ligada.
Separe coisas grandes de pequenas e tente não dar muita atenção a elas. Você não precisa brigar com alguém que foi intolerante ou só limpar a casa o dia todo: tire um tempo pra você.

3. Seja crítico e permita que as pessoas também sejam

Essa é uma das dicas mais importantes e uma das melhores. Muitas vezes, uma crítica pode não soar tão bem quanto deveria ou simplesmente te magoar, mas, não encare como se esse fosse o fim do mundo.
É somente a visão da pessoa que te falou aquilo e por mais que ela te conheça, sempre será só uma opinião e não uma verdade.
Pense sobre o que te disseram, como te disseram e em que situação te disseram e se você concorda com o que foi dia ou não.

4. Aprenda a se preservar em situações desconfortáveis

Outro ponto que merece atenção é são as situações desconfortáveis. Busque se preservar, porque você que ficará com toda a carga emocional depois dos momentos complicados e sempre pense muito bem antes de falar, às vezes no calor do momento podemos dizer coisas que que nos farão se arrepender depois.
A resiliência está muito ligado ao seu desenvolvimento pessoal e como você lida com as situações do seu cotidiano.

5. Cuidado como se comunica

Muitos desentendimentos tem início por falta de comunicação. Na correria do dia-a-dia muitas as vezes não contamos tudo o que é necessário para que a outra pessoa compreenda o porque vamos fazer isso ou aquilo e o mesmo acontece com as outras pessoas. 
como-ser-resiliente

Com isso, é natural que a nossa mente complete essas partes que faltam na história e se estamos nervosos ou com ciumes… Ai já viu, como iremos imaginar o resto das coisas…

 

 

6. Tenha controle emocional

Das 7 dicas, essa penúltima é a mais importante. Se você tem problemas para digerir situações e acaba descontrolando-se emocionalmente de maneira positiva ou negativa, procure um psicólogo.

Além de ajudar no seu desenvolvimento, essa procura pode te ajudar a se tornar um alguém melhor para si próprio e auxiliar também nas suas relações.

7. Seja bastante reflexivo

Nem todas as críticas que você receberá serão verdades absolutas assim como nem todas as correções serão estritamente necessárias. Tire um tempo para pensar sobre você e avaliar, como uma terceira pessoa, tudo aquilo que te aflige.
Evite apegar-se as memórias de uma determinada situação e visualize todas as cenas que te impactaram como uma terceira pessoa. A partir daí, você poderá analisar e saber por onde começar a ser uma pessoa mais resiliente e onde estão os problemas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
0
Pedidos