Como_superar_a_depressão

Como superar a depressão – Tudo o que você precisa saber!

A vida ao nosso redor é cheia de oportunidades e todos os dias trazem novas impressões e emoções positivas e negativas. E se, a depressão aparecer? Como superar a depressão?

É costume culpar essa doença por todos os problemas atuais – fadiga, raiva, medos internos, uma emergência no trabalho, problemas na família e até falta de vontade de se encontrar com os amigos.

Antes de falarmos sobre como superar a depressão, vamos entender melhor essa patologia.

O que é depressão e como ela difere das mudanças sazonais de humor?

A depressão é uma doença grave que reduz drasticamente a capacidade de trabalhar e traz sofrimento para o próprio paciente e seus entes queridos. Infelizmente, as pessoas têm muito pouco conhecimento das manifestações e consequências típicas da depressão, por isso muitos pacientes recebem ajuda quando a condição se torna prolongada e grave.

As manifestações da depressão são muito diversas e variam dependendo da forma da doença.

Os sintomas típicos (principais) de depressão incluem:

  • humor deprimido, independentemente das circunstâncias, por muito tempo (a partir de duas semanas ou mais);
  • perda de interesse ou prazer em atividades anteriormente agradáveis;
  • fadiga severa, “perda de força”, caracterizada pela estabilidade deste estado (por exemplo, dentro de um mês).

Como_superar_a_depressão

Manifestações emocionais

saudade, sofrimento, depressão, humor deprimido, desespero

ansiedade, sentimento de tensão interior, antecipação de problemas

irritabilidade, culpa, autoacusações frequentes

auto insatisfação, diminuição da autoconfiança, diminuição da autoestima

uma diminuição ou perda da capacidade de sentir prazer em atividades anteriormente agradáveis

a depressão é muitas vezes combinada com ansiedade sobre a saúde e o destino de entes queridos, bem como medo de parecer insolvente em público

Manifestações fisiológicas

distúrbios do sono (insônia, sonolência)

mudanças no apetite (perda ou comer em excesso)

disfunção intestinal (constipação)

diminuição das necessidades sexuais

diminuição da energia, aumento da fadiga durante o esforço físico e intelectual normal, fraqueza

dores e vários desconfortos no corpo (por exemplo, no coração, no estômago, nos músculos)

Manifestações comportamentais

passividade, dificuldade em se engajar em atividades propositadas

evitação de contato (tendência à solidão, perda de interesse por outras pessoas)

abandono do entretenimento

alcoolismo e abuso de substâncias proporcionando alívio temporário

Manifestações de pensamento

dificuldade de concentração, concentração

dificuldade em tomar decisões

a predominância de pensamentos sombrios e negativos sobre si mesmo, sobre sua vida, sobre o mundo em geral

pensamentos de suicídio (em casos graves de depressão)

pensamento lento

Mas como superar a depressão?

A depressão é frequentemente percebida pelo paciente e outras pessoas como uma manifestação de mau caráter, preguiça e egoísmo, promiscuidade ou pessimismo natural.

Deve-se lembrar que a depressão não é apenas um mau humor (ver manifestações acima), mas uma doença que requer a intervenção de especialistas e responde bem ao tratamento.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico correto e iniciado o tratamento correto, maiores serão as chances de uma recuperação rápida, de que a depressão não volte a se repetir e não se torne grave, acompanhada pelo desejo de suicídio.

Frequentemente, as manifestações fisiológicas da depressão contribuem para a formação de crenças sobre a presença de doenças somáticas graves.

Infelizmente, em uma consulta clínica regular, nem sempre é possível distinguir entre as manifestações fisiológicas da depressão e a presença de uma verdadeira doença somática, o que leva a um diagnóstico incorreto.

Como ocorre a depressão e como superar a depressão?

A depressão geralmente ocorre em um contexto de estresse ou situações traumáticas graves de longo prazo. Às vezes, eles ocorrem sem motivo aparente. A depressão pode acompanhar doenças somáticas (cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, etc.).

Nesses casos, complica significativamente o curso e o prognóstico da doença somática subjacente. No entanto, com a detecção oportuna e o tratamento da depressão, há uma rápida melhora no bem-estar físico e mental.

Quão popular é essa doença?

A depressão é uma doença do nosso tempo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão ocupa o segundo lugar no mundo, depois das doenças cardiovasculares, sendo a enfermidade mais comum da atualidade.

A depressão é uma doença que afeta milhões de pessoas, até 20% da população nos países desenvolvidos.

O crescimento das depressões na civilização moderna está associado a um ritmo de vida elevado, a um nível aumentado de seu estresse: alta competitividade da sociedade moderna, instabilidade social – um alto nível de migração, condições econômicas difíceis, incerteza sobre o futuro, por isso, muitas pessoas se questionam sobre como superar a depressão?

Na sociedade moderna, uma série de valores são cultivados que condenam uma pessoa à constante insatisfação consigo mesma – o culto da perfeição física e pessoal, o culto da força, a superioridade sobre as outras pessoas e o bem-estar pessoal. Isso faz com que as pessoas se preocupem e escondam seus problemas e fracassos, priva-as de apoio emocional e as condena à solidão.

É possível se livrar da depressão sozinho? Como superar a depressão?

Frequentemente, as pessoas não têm as informações necessárias e não entendem bem a natureza de sua condição. Parece-lhes que se sua condição está associada a dificuldades de vida compreensíveis, então isso não é depressão, mas uma reação humana normal que passará por si mesma.

A abordagem moderna para o tratamento da depressão envolve uma combinação de vários métodos – terapia biológica (medicação) e psicoterapia.

 

Deixe um comentário

0
Pedidos