Por_que_ir_ao_psicologo

Por que ir ao psicólogo – Melhorando sua Saúde Mental

Por que ir ao psicólogo? Ir à terapia significa cuidar de si mesmo e cuidar do seu bem-estar físico e mental. É por isso que ir ao psicólogo é bom para qualquer pessoa.

O papel da terapia mudou muito ao longo do tempo, mas ainda há um longo caminho a percorrer quando se trata da percepção de sua função.

Por_que_ir_ao_psicologo

Aumentar o autoconhecimento

Na terapia, você aprende a aproveitar ao máximo suas habilidades que podem estar desconhecidas ou subestimadas.

Pense em quantas outras coisas gratificantes, mas desconhecidas, você poderia experimentar: é uma pena perdê-las.

Para aprender a lidar com as dificuldades no tamanho certo

Todos passamos por momentos da vida em que nos sentimos cansados, sem brilho ou sem fôlego.

Os seres humanos são naturalmente predispostos a superar as dificuldades de forma autônoma, mas há situações em que os bloqueios parecem intransponíveis e pensamentos negativos passam a ocupar a maior parte das energias diárias.

Como resultado, nos enchemos de coisas a fazer para silenciar o mal-estar que, no entanto, se for colocado debaixo do tapete, voltará mais forte do que antes.

Na terapia, o profissional se torna aquele que ajuda a desvendar o emaranhado de pensamentos, a entendê-los e a aliviar a carga emocional que não permite que você seja sereno.

Não há conselhos

O psicólogo não é um conselheiro e não é um confidente:  existem amigos para isso.

Você estará diante de um profissional que, em muitos casos, terá que lidar com suas próprias emoções e, para um tipo de conexão criada, ele será capaz de entendê-lo profundamente e de maneira neutra, sem julgamentos.

Como profissional da mente, ele conhece técnicas e ferramentas que o ajudarão a superar as dificuldades que você está enfrentando, independentemente da gravidade.

Graças à terapia, o fio condutor que guia a dinâmica de nossos relacionamentos pode ser encontrado e as crenças que levam ao mal-estar podem ser reformuladas.

Por que ir ao psicólogo?

Assim como em um salão de beleza, você corta o cabelo ou faz unhas, a mente também precisa de cuidados. Solicitar ajuda profissional não é fácil e requer uma determinação que muitas vezes não temos ou não levamos a sério.

Você pode ir ao psicólogo sem precisar sair de casa, para isso, há terapia. Agende aqui a sua consulta online.

Não pense que, se você começar a fazer terapia, terá que continuar por toda a vida. Você pode decidir quando continuar e quando sair quando sentir que resolveu o problema que o atormentava.

Leia este artigo: Qual o momento ideal para procurar um psicólogo?

Razões para ir ao psicólogo

Ao contrário do que se acredita, pedir ajuda é um sinal de coragem e inteligência, não covardia.

Assim como não faz sentido suportar a dor física não devemos suportar a dor emocional.

Se você não conhece os benefícios de procurar o psicólogo, descubra nos parágrafos seguintes.

1. Um espaço para si

Talvez você passe o dia todo trabalhando, fazendo tarefas domésticas ou cumprindo obrigações.

Você não tem tempo para se dedicar a si próprio: ir à academia ou cabeleireiro, tirar uma soneca ou tomar um banho são prazeres proibidos por falta de tempo.

Portanto, você pode ver a sessão como um espaço bem merecido para se cuidar. Como se fosse uma massagem, mas para a alma.

Tomar uma hora por semana para resolver seus problemas não é egoísta, mas uma oportunidade para melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com os outros.

2. Vamos entender

Muitas vezes, as emoções assumem o controle e não nos permitem pensar ou agir com clareza. Outras vezes, não entendemos por que fazemos certas coisas.

Todos temos bloqueios, experiências e situações que nos fazem decidir de uma maneira específica.

Ir ao psicólogo pode nos ajudar, por exemplo, a entender por que somos como somos ou por que as mesmas coisas sempre acontecem conosco.

Você pode precisar de uma explicação “formal” de seus sentimentos para lidar com eles.

3. Você não julga

Já lhe aconteceu que quando você fala com um amigo, seu parceiro ou parente, sente que eles estão te julgando errado? Isso ocorre porque as pessoas ao nosso redor podem tomar partido ou confiar em preconceitos.

O psicólogo nunca irá te julgar, ele está para te ajudar através de um processo de escuta, de uma análise minuciosa sobre tudo o assunto abordado. 

4. Outra opinião é formada

Os terapeutas estudaram para oferecer a seus pacientes opiniões, valores ou pontos de vista diferentes dos mais “objetivos”. Ou seja, sem emoções ou tabus, como poderia acontecer com seu melhor amigo.

Você pode obter uma explicação de uma perspectiva diferente, e isso ajudará você a agir de maneira diferente da próxima vez que precisar tomar uma decisão importante. 

O psicólogo não está emocionalmente envolvido com você e, portanto, sua perspectiva é mais ampla.

Será muito útil para você avançar, mudar comportamentos negativos e se sentir confortável consigo mesmo.

5. Conversar é bom

Em muitas ocasiões, o psicólogo permanece em silêncio e permite que o paciente tome consciência do erro ou da situação em particular com seus próprios meios. 

Expressar emoções em palavras é fundamental e isso é alcançado falando.

6. Um desafio

Fazer terapia pode ser um desafio para muitas pessoas, por medo ou por não saber como se comportar, no entanto o psicólogo está para nos ajudar no processo de autoconhecimento. Ir ao psicólogo é uma excelente ideia, mesmo quando não há trauma do passado que nos oprima todos os dias. Talvez você não pense que tenha problemas suficientes, mas a verdade é que sempre é possível melhorar graças à terapia.

Deixe um comentário

0
Pedidos