psicologo_online

Consulta com psicólogo online vale a pena? Conheça os principais benefícios de um atendimento online

É comum lidarmos com situações estressantes em algum momento, o desejo de apoio e alívio nunca foi tão grande quando vivemos situações não tão boas. Aí podemos nos perguntar: e a consulta com um psicólogo online vale a pena

Vale sim, por uma infinidade de benefícios que o atendimento online pode trazer.

Fepo – Consulta com psicológico online como uma nova oportunidade

psicologo_online

Por que se consultar com um psicólogo online?

Existem várias razões pelas quais você se beneficiaria de consultar um psicólogo online.

Terapia online: os benefícios e os cuidados dessa nova tendência

A partir do momento em que você sofre internamente, qualquer que seja a fonte desse sofrimento, se ele se manifesta há muito tempo ou se é recente, se envolve outras pessoas ou não, um psicólogo pode ajudar.

Os psicólogos são os profissionais que foram treinados especificamente para ter ferramentas eficazes para entender, diagnosticar e tratar problemas internos, emocionais, pessoais e interpessoais.

Como as ferramentas, métodos e estrutura psicoterapêutica são comuns, o fato de ocorrer à distância geralmente não apresenta nenhuma dificuldade.

Principais benefícios de um atendimento com psicólogo online

Benefícios? Existem muitos. Primeiro de tudo, facilita a organização. Seja no tráfego de fim de dia, encontrando estacionamento, ônibus, filhos etc.

Pesquisas mostram que os resultados das terapias realizadas on-line são comparáveis ​​aos realizados pessoalmente. Além disso, o nível de satisfação dos pacientes e terapeutas com esse método é alto.

Deve-se acrescentar que bons especialistas, qualificados e experientes, não são encontrados em todas as esquinas. Com o serviço on-line, a distância não é mais um obstáculo, permitindo que você acesse o profissional mais qualificado para ajudá-lo, não importa onde esteja!

1- Uma solução para vergonha

Algumas pessoas que precisam de ajuda não vão à clínica porque são tímidas ou porque têm vergonha de falar sobre o que estão passando.

É verdade que contar sua vida íntima a uma pessoa que você não conhece não é o contexto mais confortável. 

Se quebrar o gelo da psicoterapia pessoalmente parecer muito difícil, a consulta on-line pode se tornar uma solução muito interessante.

Não é apenas mais fácil manter o anonimato, pelo menos até que você tenha confiança suficiente, mas essa “distância” o ajudará a se preocupar menos com o julgamento do psicólogo que o ajudará.

Você também não corre o risco de encontrar seu terapeuta em locais públicos, se esse tipo de situação puder deixá-lo desconfortável.

Conheça os psicólogos do Fepo, os melhores estão aqui.

2- Você não precisa viajar

Uma das vantagens significativas da psicoterapia na Internet é que você não precisa mais viajar.

Portanto, você não perde tempo ou dinheiro viajando gasolina e estacionamento para o carro ou passagens de transporte público. Você fica no conforto da sua própria casa.

As pessoas cuja programação, contexto ou localização normalmente não permitem, agora podem encontrar um espaço para lidar com suas dificuldades com um psicólogo online.

3- Preços mais em conta

A tecnologia os ajuda a gerenciar compromissos e eles não precisam mais necessariamente manter escritórios, funcionários de secretariado, salas de espera.

Os preços das sessões on-line são, portanto, reduzidos em comparação com os das sessões tradicionais.

4- Flexibilidade no tempo

Online, é possível ajustar seus horários de consulta exatamente às suas necessidades, sua programação e sua vida. 

5- Sem tempo de espera

Graças ao trabalho flexível on-line, longos tempos de espera são coisa do passado! Normalmente, encontramos uma consulta na próxima semana. E exatamente quando lhe convier.

6- Flexibilidade local

Não importa onde você esteja: você pode receber aconselhamento on-line de qualquer lugar. Tudo que você precisa é de um computador ou celular e uma conexão à Internet. 

Assim, você pode confortavelmente obter conselhos do seu sofá em casa ou da viagem de negócios. A terapia contínua é garantida, independentemente de você viajar ou se precisar se ausentar da cidade. 

7- Proteção pessoal e confidencialidade

Com uma consulta on-line, ninguém descobre que você está procurando orientação, nem o vizinho curioso, nem os familiares e muito menos seu chefe, ao menos que você conte é claro

Como escolher um psicólogo que realmente o ajude?

  • Aqui estão algumas dicas para escolher seu psicólogo.

Primeiro, verifique se o psicólogo possui as qualificações necessárias. No Brasil, isso consiste em ser membro do Conselho de Psicologia.

Durante o primeiro atendimento, não se esqueça de explicar os motivos da sua visita e perguntar como o psicólogo o ajudará.

Após sua primeira sessão ou as primeiras, faça a si mesmo perguntas como:

  • Eu me sinto bem com esse psicólogo?
  • Sinto-me escutado e compreendido?
  • A abordagem proposta combina comigo?
  • Ofereço ferramentas e uma perspectiva que parece apropriada ao que vivo?
  • Tenho uma estrutura concreta e possíveis soluções?

Se o psicólogo apenas o ouve, mas não oferece pensamentos, ideias ou ferramentas para ajudá-lo a lidar com o problema que o faz sofrer, talvez não sinta que está avançando. 

Portanto, a menos que você sinta a profunda necessidade de falar apenas com alguém que o ouça, sugiro que você use os serviços de um psicólogo mais “intervencionista”, que é o caso da orientação cognitiva comportamental.

Com a maioria dos problemas ter alguém com quem conversar e processar problemas pode ser de grande benefício. 

Uma vantagem distinta do psicólogo online é conveniente também para o terapeuta. Não ter que reservar tempo durante o dia para ir a uma consulta no consultório significa mais tempo e energia para o terapeuta se concentrar no cliente e no problema. 

Se você não estava ciente desse novo recurso que a tecnologia oferece, você descobrirá que ele tem muitas vantagens das quais pode tirar proveito.

Obviamente, se a distância, a timidez, o acesso a um psicólogo pessoalmente ou os custos são um problema, a consulta on-line pode se tornar uma solução muito interessante, porque ninguém merece sofrer desnecessariamente.

48 comentários em “Consulta com psicólogo online vale a pena? Conheça os principais benefícios de um atendimento online”

Deixe um comentário

0
Pedidos