consulta_com_um_psicólogo

Consulta com um psicólogo como funciona?

Já pensou em fazer terapia? Mas não sabe como a consulta com um psicólogo funciona, não se preocupe eu vou te contar tudo o que você precisa saber.

Para cuidar da saúde física, alguns exercícios são exigidos, mas a mudança de alimentação para escolhas mais saudáveis já faz toda a diferença no dia a dia. Como agora precisamos manter o distanciamento social, ir à academia pode ser um desafio.

No caso dos cuidados com a saúde mental, a consulta um psicólogo é mais do que o suficiente, mas você não precisa se deslocar a um consultório físico para essa sessão.

Hoje podemos utilizar a tecnologia a nosso favor, usufruindo dos melhores recursos com a internet pode nos oferecer: um atendimento com um profissional da área de psicologia ocorrendo inteiramente pela internet.

Essa via digital já deixou muitas pessoas apreensivas há algum tempo, porém esse cenário mudou e esse é um grande avanço para nós.

Por esse motivo, muitos se questionam acerca da logística de uma sessão psicológica, ou seja, como ocorre a consulta com um psicológo.

Pensando nisso separamos alguns pontos importantes sobre uma consulta psicológica e como você pode entender como ocorre antes de ir à uma.

consulta_com_um_psicólogo

Por que procurar um psicólogo?

Não existe um motivo específico para procurar uma Consulta com um psicólogo um psicólogo, você pode ter a livre e espontânea vontade de estar em busca desse profissional pelo simples fato de que deseja se conhecer melhor.

Inúmeras são as razões pelas quais nós procuramos esses profissionais, e você não precisa estar agarrado a um motivo em específico.

Queremos relembrar somente que essa busca não se resume em uma “loucura”, como muitos pensavam antigamente. Não existe doença de gente louca, então qualquer problema que houver com você é interessante que se busque por um apoio profissional.

Você não é menos forte do que os outros por procurar um psicólogo. Esse também é um pensamento que assola muitas pessoas, achar que só porque está indo a um psicólogo é mais fraco que os outros.

Na verdade, é totalmente o contrário. Você é forte até demais para assumir que precisa de uma ajuda e que está totalmente disponível para o auxílio que necessita.

Então esse é um sinônimo de força, inclusive é motivo também para orgulho de si, afinal você está em busca daquilo que melhore a sua vida e te dê uma qualidade de vida.

E por fim separamos o último motivo que geralmente impede que as pessoas busquem por um profissional psicológico é achar que é dinheiro jogado no lixo.

Começar com um ciclo de sessões psicológicas é esperar por resultados que nem sempre são obtidos tão rápido, então não há necessidade de estar ansioso por esse objetivo alcançado rapidamente.

Na verdade, a terapia se trata de um processo gradativo que costuma levar muito tempo para continuar um desenvolvimento do autoconhecimento, mas os resultados são fixos e servirão para o resto de sua vida.

Quando você paga por uma consulta ou sessão psicológica você está, na prática, investindo em uma saúde mental com mais qualidade para toda a sua vida.

Começar ainda hoje o processo de autoconhecimento, por exemplo, é um ganho que servirá para a sua rotina como um todo.

Como é a primeira consulta com um psicólogo?

Agora que você já entendeu os motivos pelos quais deve procurar um psicólogo, tentaremos demonstrar como funciona a primeira consulta com um psicólogo.

Lembre-se de que tudo depende do estilo do psicólogo (qual o seguimento que ele tem como premissa básica de sua profissão), dos problemas que te motivaram a buscar por ele e outros fatores externos.

Nem todas as consultas são iguais e não existe necessariamente um padrão para essa consulta em um primeiro momento.

Geralmente, a primeira consulta tem o intuito de fazer com que o paciente e o psicólogo se conheçam, explorando informações básicas sobre o outro, até para construir uma certa confiança entre os dois.

Além desses conhecimentos pessoais, o psicólogo irá se preocupar com as razões pelas quais esse paciente procurou a ajuda profissional, mas não se preocupe em enfeitar demais essa resposta.

Não existem respostas certas ou erradas, e sim o que o seu sentimento fala mais alto, bem como as urgências pendentes no momento.

Como são as outras consultas com um psicólogo?

Depois da primeira consulta, você pode optar ou não por continuar com as sessões psicológicas, que podem ser uma vez por semana ou qualquer outra duração que você e o seu psicólogo acordem entre si.

É interessante somente que você não fique planejando o que será dito nas sessões.

Alguns profissionais pedem para anotar, outros preferem a espontaneidade e a lembrança do que realmente importou para você.

Mas quanto ao planejamento ele nem deve existir. Lembre-se de que a sua consulta com o psicólogo não exige nenhum rigor formal, apenas você e o que você deseja compartilhar para melhorar ou solucionar.

Deixe um comentário

0
Pedidos