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Como posso cuidar da minha saúde emocional nessa pandemia?

A saúde emocional é ligada ao  nosso psicológico, isso inclui sentimentos bons e ruins, experiências, memórias. Conseguir entender e controlar nossas emoções é importante para termos força e assim enfrentar tantos desafios que a vida nos traz.

A saúde emocional é a forma com que lidamos com as mudanças do dia a dia, as emoções são como as reações que temos aos eventos. As vezes ficamos com muita raiva, ou muito tristes quando algo acontece e depois que ele passa, você percebe que, não precisava ter atingido esse ápice de sentimento negativo.

Esse sentimento exacerbado sobre algumas situações podem estar relacionados ao estresse, ao esgotamento mental, sentimentos de depressão e ansiedade também afetam o modo como lidamos com o desafio e como eles nos atingem.

Principalmente na situação de pandemia atual, nosso corpo sofreu muito, sem poder ver a família, se socializar, com medo, enfrentando perdas, problemas econômicos, isso tudo nos levou a um esgotamento mental.

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Como posso cuidar da minha saúde emocional?

Diante disso podemos ver o quanto ter uma saúde emocional e mental é importante, manter seu emocional sob controle é essencial nesses dias difíceis. As emoções são processadas pela mente e expressadas pelo seu corpo, então que tal selecionarmos dicas para cuidar deles?

Como posso meditar?

A meditação é uma técnica que busca trazer a mente para um estado de paz e calma trazendo tranquilidade, a meditação proporciona benefícios como a redução do estresse, ansiedade, dificuldade para dormir e a concentração. 

Outro benefício da meditação é que ela pode ser praticada em casa mesmo, claro que há lugares em que o instrutor te auxilia muito, mas o custo pode não ser tão acessível, além disso, podemos facilmente encontrar vídeos que guiam sua meditação gratuitamente.

È bom reservar um tempo de 5 a 15 minutos e de preferência meditar 2 vezes ao dia, reserve esse pequeno tempo para você. Para a meditação é importante que você consiga um lugar calmo, que você sinta segurança e que  tenha o mínimo de distrações possível.

Sempre em que pensamos na meditação imaginamos alguém sentado na posição de lótus e com a coluna reta, mas não é a única posição, até mesmo porque nem todo mundo consegue ficar nessa posição, nem por isso deixaremos de meditar.

Procure ficar em uma posição confortável, o importante é manter a coluna bem reta, manter os ombros relaxados e o pescoço alinhado, é possível fazer sentado ou deitado por exemplo. Controle sua respiração, mantendo-a lenta e profunda, e repita mentalmente um mantra.

Como usar os aromas em meu benefício?

A aromaterapia é uma arte e ciência da qual se utiliza dos aromas vegetais para promover a saúde do corpo e da mente. Até mesmo a OMS reconhece a prática da aromaterapia como benéfica e praticada pelo SUS. A aromaterapia é uma terapia complementar, não deve ser usada isoladamente, mas em conjunto com outras terapias. 

A aromaterapia ajuda no controle de emoções, dores, desconfortos, proporciona sensações relaxantes. E cada aroma induz um tipo de sensação, vamos ver alguns exemplos:

  • Lavanda – Ajuda no sono e no estresse
  • Alecrim – ajuda no cansaço mental, falta de memória e concentração
  • Limão – ajuda na ansiedade, falta de energia e dor de cabeça

Você pode usar essas essências em difusores de ambiente, sprays, colocando em bolas de algodão no ambiente ou pingando uma gotinha no seu travesseiro. 

Como respirar para aliviar a ansiedade?

A respiração sempre fica descontrolada como estamos em crises emocionais, dessa forma ela também auxilia no controle dessas crises. Vamos conhecer duas técnicas simples:

Primeiro expire todo ar, logo inspire por 4 segundos, segure o ar por mais 3 segundos, expire novamente por 7 segundos, repita esse ciclo 3 vezes.

Outra técnica bem conhecida é a de alternar as narinas, você deve utilizar uma narina de cada vez, primeiro inspire por uma narina e solte pela outra, dessa forma você precisa ir alternando a narina que estará utilizando, para controlar qual narina irá inspirar e qual irá expirar use o dedo indicador para tampar uma das narinas.

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Exercício físico ajuda no controle da ansiedade?

Que os exercícios físicos fazem bem ao corpo nos já sabemos, mas você sabia que eles também fazem bem para mente? 

A pratica de exercícios físicos regularmente estimula substâncias como a serotonina e a endorfina, que ajudam na redução da ansiedade, além disso, quando você está se exercitando você canaliza seus sentimentos e esquece eles por um tempo para se concentrar no exercício.

Nem todo mundo é fã dos exercícios físicos e as vezes você se sente sem força de vontade para fazê-los, por isso, não há uma recomendação exata de qual exercício você deva fazer, isso depende do seu corpo, pois alguns exercícios podem ser restritos e outros você simplesmente pode não ter tanta afinidade. 

Para saber qual exercício é ideal para você visite o médico e converse com ele quais opções são melhores e escolha dentro dessas opções o que mais lhe agrada. 

Boa alimentação

Manter uma alimentação saudável pode te ajudar no combate a ansiedade, pois alguns alimentos auxiliam na produção de serotonina, enquanto que, por exemplo, açucares e farinhas brancas podem atrapalhar. Consulte sua nutricionista ou médico para conhecer mais sobre os benefícios de uma alimentação de qualidade.

Terapia

Por muito tempo, médicos psiquiatras e psicólogos foram vistos como especialistas para pessoas tidas “loucas”, mas conforme o conceito de saúde foi saindo do foco de que saúde é apenas a ausência de doença e começou a ser considerada como um estado de equilíbrio e bem estar físico, mental e social, esses profissionais da saúde foram sendo mais procurados pelas pessoas.  

No mundo atual, muitas pessoas fazem terapia, a terapia auxilia a pessoas a lidarem com emoções, sentimentos, traumas e consequências traumáticas medo, entre outros, se tratando de saúde emocional, ou a ausência dela, é de extrema importância realizar o acompanhamento com um profissional habilitado.

Buscar ajuda não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita força, acima de tudo não é algo para se ter vergonha, mas para se orgulhar, pois além de você reconhecer que precisa de ajuda você irá buscar essa ajuda, se você não conseguir ir sozinho, tudo bem, peça para um amigo te acompanhar nessa jornada em busca da sua saúde. 

Combine as técnicas

O ideal é que você use essas terapias de forma combinada, pois isoladamente podem não oferecer tanto alivio, além disso, o alivio é a longo prazo, tenha paciência, eles funcionam sim e irão te ajudar, mas é necessário que você faça o tratamento de forma contínua, cuidar de você e da sua saúde emocional é uma das  maiores demonstrações do quanto você é forte e incrível. 

 

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