
A depressão é uma doença comum que afeta quase um em cada 5 adultos em sua vida. Sendo uma doença real, que nos desapega da realidade e pode perturbar o equilíbrio da família. Mas será que a depressão tem cura?
Talvez você já tenha se feito essa pergunta, afinal os dados são preocupantes são mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrendo de depressão, sendo mais de 11 milhões só no Brasil, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde.
Por conta desses dados alarmantes e o contínuo crescimento é que surge a pergunta se a depressão tem cura.
A verdade é que muito se fala sobre a depressão, porém a informação em si não existe, até pouco tempo atrás a depressão era considerada doença de gente doida e, sabemos que não é assim.
Hoje na era moderna e mesmo com a tecnologia avançada ainda encontramos muitas pessoas que tratam a depressão com desprezo, justamente pela falta de informação e conhecimento.
Aceite a depressão
A depressão é uma doença real e não deve ser confundida com a tristeza ou melancolia que experimentamos frequentemente em nossas vidas.
Sintomas depressivos podem surgir após eventos de perda, como o luto, mas neste caso não é uma questão de patologia: é de fato uma reação fisiológica que facilita os mecanismos de processamento e tem uma duração limitada.
Em vez disso, a depressão patológica aparece independentemente do que está acontecendo conosco ou, de qualquer forma, representa uma reação exagerada e incompreensível aos eventos.

O sintoma é representado pela queda de humor, tristeza, mas sua intensidade é muito maior do que a tristeza fisiológica: possui características quase físicas, um peso no peito ou na cabeça e é acompanhada por outros sintomas específicos da doença, como apatia, falta de energia, insônia, só para citar alguns.
Outra característica é a sua imutabilidade ao longo do tempo: não melhora nem mesmo diante de notícias ou eventos positivos.
Não tenha vergonha da Depressão
Outro sintoma frequentemente associado à depressão é representado por anedonia ou a incapacidade de sentir prazer em atividades diárias. Os compromissos e interesses que antes eram motivo de satisfação, agora apenas despertam indiferença e esforço em sua realização.
A pessoa deprimida vive em uma condição de “desaceleração” perene, que afeta tanto os aspectos físicos, o ritmo é mais lento, o movimento é cansativo quanto os psíquicos o pensamento se desenvolve com dificuldade, torna-se monotemático, a concentração e a atenção diminuem.
Sabia que a depressão é a doença que tira mais anos de vida saudável do brasileiro? Saiba mais aqui.
Depressão tem cura? Saiba de uma vez por todas a resposta
Na definição oficial sobre a depressão temos:
“Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.”
A primeira coisa que precisamos identificar é que existe diferença entre depressão e tristeza transitória.
A tristeza sendo emoção está presente na vida de todos nós, porém o “estado de tristeza” é transitório aparecendo em situações específicas como por exemplo: luto, problemas financeiros, desilusão amorosa etc.
Enquanto na depressão a tristeza não acaba, duram dias, meses, anos e o pior sem nenhum motivo aparente. O depressivo perde a motivação pela vida e pelas coisas simples que antes realiza com prazer.
Existe tratamento eficaz?
É muito complexo e certo de que a depressão precisa ser acompanhada por um profissional, no Fepo você possui alternativas para escolher com qual você deseja ser acompanhado.
Quando a depressão é considerada grave além de medicamentos é aconselhado o acompanhamento psicoterápico.
O tempo para o tratamento depende da evolução de cada paciente, geralmente em médio e longo prazo.
As medicações ajudam quanto aos sintomas físicos e genéticos, enquanto a psicoterapia é um tratamento constante e profundo como disse anteriormente que vai do médio a longo prazo para colher os resultados.
Sim, a depressão tem cura e você poderá voltar a vida normal, desde que realize o tratamento corretamente, não negligencie ajuda, não pense que não é nada.
Para as pessoas que em algum momento da vida já experimentou uma crise depressiva, precisa ficar atento pois novos episódios podem aparecer, no entanto o atendimento com um psicólogo online do Fepo é indicado.
O que causa a depressão?

As causas da depressão são as mais variadas possíveis, podem ou não estar associada a traços genéticos e de personalidade, assim como um distúrbio do cérebro.
Alguns fatores externos podem ainda ser o causador da depressão, entre os mais conhecidos citamos:
- Alguns medicamentos
- Traumas de infância
- Estresse
- Luto
- Doenças sistêmicas
- Consumo de drogas
E os sintomas quais são?
Os sintomas são constantes e se não tratados permanecem a vida toda com o paciente.
Entre os sintomas estão:
- Problemas relacionado ao sono
- Pensamentos suicidas
- Fadiga
- Sentimento de vazio
- Sentimento de culpa
- Alteração da libido
- Alteração no peso
- Problemas psicomotores
- Falta de concentração
- Baixa autoestima
O que pode ajudar na depressão?
Além da ajuda médica e do acompanhamento com o psicólogo, existem outras coisas que podem ajudar no tratamento da depressão.
Não faça nada forçado, mas tenha força de vontade e realize algumas das opções abaixo por prazer se sentindo feliz em estar se exercitando.
Vamos lá?!
Meditação: existem alguns aplicativos gratuitos e outros pagos para te auxiliar, aos poucos você notará os benefícios que a meditação irá te proporcionar.
Exercícios físicos: o exercício físico libera os hormônios, serotonina endorfina, importantes no tratamento da depressão, pois as mesmas causam sensação de bem-estar.
Acupuntura: ajuda no alívio dos sintomas da depressão, sendo ótima para ansiedade, insônia e dores.
Reiki: Bem-estar e relaxamento.
Lidando com pessoas depressivas
Depressão não é frescura, então merece respeito e compressão. Como dito no começo a falta de informação e conhecimento dessa situação gera má interpretação em muitas pessoas.
Como outra doença precisa ser diagnosticada e tratada, ou seus efeitos podem ser gravíssimos indo até a morte.
O efeito no dia a dia é muito pesado
Todas as escolhas que costumamos fazer, desde as mais simples, como a seleção de roupas para vestir pela manhã ou o que cozinhar no almoço, até as mais complexas, como escolhas profissionais.
Em outras palavras: não tomamos decisões apenas através do raciocínio, da lógica; o que nos faz decidir é a escolha que mais ressoa emocionalmente, a mais adequada para nós.
E é por isso que às vezes tomamos decisões que são contrárias ao que a lógica nos diria e, muitas vezes, essas são as escolhas mais corretas.
Na pessoa deprimida, as mudanças de humor são bloqueadas para baixo, falta ressonância emocional e, portanto, é difícil decidir. A racionalidade não ajuda e a ansiedade e os medos associados à depressão nos bloqueiam.
É, portanto, uma patologia real. Reconheça, não subestime e aceite que uma pessoa com depressão está doente e precisa de ajuda.
Conte com a ajuda do Fepo, os melhores psicólogos estão aqui.
1 comentário em “Depressão tem cura? Saiba aqui”
Muito bom!