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10 dicas para combater a depressão

Viver com depressão nunca foi fácil, mas há coisas que podem ser feitas para facilitar o enfrentamento. Você vai ler aqui 10 dicas para combater a depressão

Um em cada cinco desenvolverá depressão pelo menos uma vez na vida. Muitos pacientes não recebem tratamento ou são insuficientes. 

O fato de você estar lendo este blog indica que está procurando pelo menos informações na Internet. Você não está sozinho ao sair da depressão. Se você achar difícil aceitar ajuda ou se não souber por onde começar, leia as dicas em nosso artigo “Como lidar com a depressão”.

Pela estimativa da OMS – Organização Mundial de Saúde a depressão acomete mais de 330 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil são 5,8% de pessoas com a depressão, sendo mais de 11,5 milhões de brasileiros acometidos pela doença.

É importante colocarmos estes dados por que quando tratamos de América Latina a maior prevalência de depressão está no Brasil, e esse número só está aumentando. Sim, são informações preocupantes, no entanto, algumas dicas para combater a depressão são fortes aliadas no tratamento.

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Só que antes das dicas vamos entender a real definição sobre o que é depressão.

A depressão é uma doença crônica, psiquiátrica e recorrente, trazendo modificações no humor, tais como: melancolia, uma profunda tristeza sem explicação normalmente ligada a sentimento de dor, baixa autoestima, amargura, desencanto, desesperança e culpa. Outros distúrbios ainda estão relacionados como o do apetite e o do sono. 

Interessante observar que na depressão, o humor é sempre deprimido e a tristeza se aloja na pessoa sem tréguas, a pessoa com depressão perde o interesse por tudo a sua volta até mesmo por coisas que se interessava antes. 

Afinal, como acabar com a depressão?

Além das medicações, terapias e ajuda de psicólogos existem algumas dicas práticas podem fazer a diferença, como prometido no início do texto segue as dicas. 

Aqui estão as 10 dicas dicas para combater a depressão

  1. Desenvolver uma rotina

Um dos sintomas da depressão é perder coisas que antes eram importantes para uma pessoa. A rotina para uma pessoa depressiva deve começar com o básico como por exemplo: 

Definir uma hora de dormir e cumpri-lo. Defina um horário para acordar de manhã e certifique-se de cumpri-lo. Defina horários regulares para comida e lanche e coma nesses horários. Construa as tarefas e rotinas diárias.

  1. Mantenha-se ativo

Muitas pessoas com esta doença são consideradas preguiçosas porque simplesmente não fazem nada. É importante ser ativo e fazer as coisas, tanto física como socialmente. 

O movimento é bom para a mente e o corpo de várias maneiras, e sair com as pessoas ajudará a combater a sensação de estar sozinho e isolado do mundo.

  1. Evite bebidas alcoólicas

O álcool aumenta sentimento de tristeza, solidão e outros sintomas. Isso não ajuda. Apenas evite-o em excesso ou, melhor ainda, evite-o completamente.

  1. Não deixe o medo controlá-lo

Perder a confiança é outro sintoma de depressão e pode fazer com que uma pessoa tenha medo de coisas que antes era um dado adquirido, como interações sociais ou ações simples como atravessar a rua. 

É importante confrontar esses sentimentos diretamente e ainda fazer essas coisas para impedir que se tornem fatores de controle na vida de uma pessoa.

  1. Obtenha ajuda profissional

Depressão não é algo para se envergonhar, no Fepo você conta com os melhores profissionais dispostos e preparados a te ajudar a sair dessa situação. Existe ajuda qualificada para o tratamento. Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta online.

  1. Fique de olho no objetivo

Pode não parecer assim durante um episódio depressivo, mas essa fase difícil da sua vida também chegará ao fim. Pode ser útil se você se lembrar de como estava antes da depressão. No entanto, é mais importante se concentrar no tempo após a depressão. Não perca a esperança e a crença de que as coisas vão melhorar.

  1. Converse com familiares e amigos

Quanto mais abertamente você conversar com sua família e amigos sobre sua depressão, melhor eles o entenderão. Alguém que nunca teve depressão geralmente não consegue imaginar o quanto se sofre com os sintomas. 

Explique às pessoas importantes da sua vida como se sente. Pode haver coisas muito específicas que eles podem fazer por você. Às vezes, você pode apenas precisar de um aceno ou abraço de compreensão.

  1. Se movimente

Você se sente impotente, cansado e não tem motivação – mas, no momento, o esporte o faria tão bem. A atividade física garante um melhor fluxo sanguíneo para o cérebro e promove a liberação de substâncias endógenas importantes, como serotonina e dopamina. 

Essas substâncias têm um efeito positivo no humor. Durante os esportes, você também recebe outros pensamentos e se distrai da constante reflexão. Então: dê a si mesmo um empurrão e tente. A recomendação aqui é de 30 minutos de esporte por dia. 

Talvez você possa gostar de outras dicas práticas para conviver com a depressão. Clicando aqui

  1. Coma conscientemente

Legumes, frutas frescas e proteínas de alta qualidade devem formar a base de sua dieta, assim como grãos integrais e gorduras saudáveis. É assim que você fornece ao seu corpo as vitaminas e minerais necessários. 

Álcool e nicotina, bem como açúcar, farinha branca e amido devem ser proibidos. Depressão afeta principalmente apetite. Uma alimentação consciente e refeições regulares ajudam a impedir que você perca peso involuntariamente ou tenha desejos.

  1. Durma bem

Depressão e distúrbios do sono geralmente andam de mãos dadas. O sono regular, adequado e, acima de tudo, repousante é importante para a saúde física e mental. 

Em média, as pessoas precisam de 7 horas de sono por noite, embora haja diferenças individuais, é claro. Pode parecer paradoxal, mas você também pode dormir demais. Então, tudo se resume ao equilíbrio certo. 

Se você se sentir cansado durante o dia e não achar que pode ficar sem uma soneca da tarde, tente uma soneca de 20 minutos.

Depressão precisa ser levada a sério! Não a ignore, em estágio avançado o paciente é capaz de tirar a sua própria vida. Procure médicos e psicólogos qualificados para o tratamento. 

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