dicas_para_driblar_a_ansiedade

10 Dicas para driblar a ansiedade

Sabia que existem dicas para driblar a ansiedade? É o que você vai descobrir se ficar comigo até o final deste artigo. 

Quando sabemos o que está por trás da ansiedade, se torna mais fácil a busca pelo tratamento adequado. Se precisar de ajuda para isso considere acessar o site do Fepo.

dicas_para_driblar_a_ansiedade

Ansiedade o que é?

Um sofrimento antecipado, angústia e sentimento inerente. Isso é apenas alguns dos sintomas da ansiedade. 

A ansiedade começa como sensação e vai ganhado espaço, quando atinge um nível avançado, muitas pessoas podem perder o controle da própria vida. 

Tipos de ansiedade

São muitos os tipos, mas trouxemos as principais:

Síndrome do pânico: caracterizado por crises agudas e inesperadas de medo.

Fobia social: aversão a contato social. 

Fobia específica: caracterizado pelo medo do irracional.

TOC: São pensamentos recorrentes, sendo de natureza repetitiva e intrusiva, é incontrolável, rituais repetitivos como por exemplo mania de limpeza, de lavar as mãos constantemente entre outros.

TEPT: Transtorno de Estresse pós-traumático se caracteriza por reviver fatos que causaram algum tipo de desconforto no passado. 

Ansiedade: as origens do transtorno e como sobreviver a ele, continue lendo.

Principais sintomas

Os sintomas podem ser tantos físicos como mentais, podendo inclusive afetar a convivência e o relacionamento de algumas pessoas. Isso é sério depressão precisa ser tratada.

Não importa se o grau é moderado, menor ou maior, precisa de cuidados, se o paciente quiser se manter em convívio com a sociedade se assim podemos dizer. 

Vejamos os sintomas mais comuns da depressão:

  • Palpitações
  • Diarreia 
  • Transpiração em excesso
  • Falta de ar
  • Náusea
  • Tremores em algumas extremidades
  • Mãos e pés gelados
  • Cansaço
  • Boca seca
  • Tensão muscular

Esses sinais físicos são mais fáceis de se identificar em pessoas com a depressão. Quanto aos sinais mentais temos:

  • Irritabilidade
  • Problemas com o sono
  • Dificuldade de se concentrar
  • Preocupação exagerada
  • Nervosismo 
  • Preocupação exagerada
  • Medo e sensação de perigo constante 
  • Não controla os pensamentos

O que causa a ansiedade?

Nem sempre a causa é aparente, assim como não é tão fácil saber o que desencadeou a ansiedade. Entre os principais motivos podemos destacar:

Histórico familiar, a nossa genética pode apresentar predisposição para o transtorno.

Ambiente, sim, o ambiente pode influenciar quanto ao seu estado de humor.

Doença física, problemas como arritmias, distúrbios cardiovasculares, pulmonar e hipertireoidismo, são exemplos de doenças que podem ter ligação com a ansiedade.

Alguns medicamentos também podem colaborar para desencadear a ansiedade, dores crônicas, álcool, uso drogas, também podem causar ansiedade. 

Como já foi dito o importante é recorrer ao auxílio de profissionais que realmente vão te ajudar a sair do estado de ansiedade, marque hoje mesmo a sua consulta, o melhor de tudo é que você pode ser consultado sem precisar sair de casa. Agende aqui

Agora vamos as dicas. 

10 Dicas para driblar a ansiedade

  1. Respire devagar

Usar a técnica de respiração correta no meio de uma crise de ansiedade é essencial. Inspire devagar e profundamente pelo nariz até a barriga ficar cheia de ar e expire pela boca. 

Preste atenção à sua respiração e certifique-se de respirar no diafragma ou no abdômen, e não no peito. Concentre-se na respiração até que a ansiedade diminua.

  1. Beba água

Outro truque simples, mas muito eficaz, é beber água fria. É melhor sempre ter uma garrafa de água com você. Beba alguns goles, isso distrai o corpo e a respiração diminui automaticamente.

  1. Fique longe de pensamentos negativos

A ansiedade por si só já é ruim, pensamentos que não agregam devem ser evitados. Tente atrair bons pensamentos, exercitar a positividade, se envolver com atividades que contribuem para tal. 

  1. Beba chá de camomila

Aposte um chazinho de camomila antes de ir pra cama, o chá de camomila quente vai acalmar os pensamentos, além de proporcionar uma noite repousante. 

  1. Planeje seu dia na noite anterior

A organização com certeza ajudará você a driblar a ansiedade, pois a desorganização causa desordem em nosso interior. 

Ao planejar o seu dia com antecedência, você diminui as chances de sofrer de ansiedade, porque estará colocando para bem longe os imprevistos.

  1. Fique longe de atividades estressantes

O estresse anda junto com a ansiedade, na medida do possível evite situações que possam causar estresse, como trânsito, discussões desnecessárias entre outros.

  1. Pratique exercícios físicos

Ao praticar qualquer tipo de exercícios físicos seu organismo libera endorfina, causando a sensação de bem-estar, afastando assim a ansiedade. Além de outros benefícios que a atividade física pode te proporcionar. 

  1. Tenha um hobby

O que você gosta de fazer? Caminhar, ler, nadar? Não importa, o seu hobby vai te ajudar a driblar a ansiedade. Encontre alguma coisa, o ideal é preencher seu tempo ocioso. 

  1. Cuide de você 

Mude o que desejar em você, corte o cabelo, vá as compras, faça um checkup médico, se sinta bem, se sinta satisfeito com sua aparência, cuidar de você irá ocupar seu tempo, distraindo a mente, a ansiedade passará longe.

  1. Cuide da sua alimentação

A alimentação é um fator que influência na ansiedade, muitas pessoas comem para se acalmar quando estão na crise. Por mais que possa se sentir tentado a comer, tente manter a calma e se preciso recorra a um nutricionista. 

Abuse dos alimentos com triptofano, esses nutrientes contribuem para a serotonina, o que aumenta o prazer.

Você pode encontrar o triptofano em peixe, carne, ovo, leite e derivados.

Dica extra

  • Ajuda profissional

Essa é a dica mais importante, o Fepo pode te ajudar a driblar a ansiedade com profissionais qualificados para esse tipo de transtorno. 

Cuide da sua saúde, cuide de você para que consiga cuidar das pessoas que você ama!

1 comentário em “10 Dicas para driblar a ansiedade”

Deixe um comentário

0
Pedidos