Hoje em dia percebemos que as pessoas estão cada vez mais estressadas ou afetadas por conta da rotina, e esse cenário costuma ser propício para o desenvolvimento de algumas patologias, conheça neste post as doenças psicológicas mais comuns.
Não existe nenhum problema em ter uma doença psicológica, mas o seu diferencial será a procura por um profissional que esteja devidamente capacitado para resolver a sua situação.
Por isso, a nossa motivação para escrever o artigo de hoje é existência das doenças psicológicas mais comuns que mais afetam as pessoas na atualidade. Vamos conferir?
Quais são as doenças psicológicas mais comuns?
Transtorno obsessivo-compulsivo
No transtorno obsessivo compulsivo percebemos que o indivíduo demonstra comportamentos relacionados a obsessões e compulsões, como o próprio nome já propõe.
Esse paciente sofre com ideias que qualquer pessoa acharia um absurdo ou até mesmo ridículo, porém esses pensamentos são incontroláveis, agindo de maneira repetitiva e de uma forma persistente.
Nesses casos, a pessoa se vê de uma forma dominada por essas ideias desagradáveis, que podem ter as mais diversas naturezas de origem.
A pessoa que tem o transtorno obsessivo compulsivo pode ter pensamentos relacionadas a um contexto religioso ou até sexual, sendo que na maioria das vezes esse pensamento é agressivo, e a possibilidade de afastar essas ideias das correntes é quase que impossível.
Em alguns casos, os pensamentos desse respectivo paciente demonstram-se sem sentido algum, podemos ser aliviados por um período temporário mediante comportamentos específicos, geralmente recomendado pelo psicólogo ou psiquiatra.
Transtorno de bipolaridade
O transtorno de bipolaridade é bastante conhecido na nossa sociedade, contudo, muitas pessoas confundem qual o seu real significado.
Por exemplo, a realidade do paciente que é bipolar é uma doença que se caracteriza como diversos episódios que se repetem relacionados com a mania e depressão.
A pessoa que tem transtorno bipolar costuma ter alguns episódios de alegria intensa, bem como a euforia ou o humor excessivo. No caso desse humor, menos as características da mania.
Em outros episódios, esse paciente apresenta um cenário de humor baixíssimo, sendo presente o desespero. Nesse caso, vemos a manifestação da depressão.
Entre um episódio e outro, percebemos a normalidade desses pacientes, mas não devemos nos deixar enganar por um período curto de normalidade.
O transtorno bipolar não é simplesmente não compilado de episódios de alegria e tristeza, como muitos acreditam que é.
No caso da bipolaridade, essas mudanças de humor são mais duradouras e intensas, conhecida por muitos merece está aqui entre as doenças psicológicas mais comuns.
Transtorno de ansiedade social
O transtorno de ansiedade social é uma síndrome que se caracteriza pela manifestação do alarme ou desconforto pessoal. Esses sintomas costumam aparecer quando os pacientes estão expostos a uma certa avaliação social, que seria o nosso dia a dia.
Quando o usuário tenho necessidade de interagir com outras pessoas, desempenhar e realizar atividades ou até mesmo participar de algumas atividades sociais, esses sintomas são agravados.
A explicação para esse sentimento é que a pessoa não gosta do julgamento social, e por isso se sente tenso. Se isso interferir na sua forma de viver, interessante que você procure ajuda médica.
Entre as doenças psicológicas mais comuns, certamente esta é uma que aumentou e muito durante a pandemia.
Lembre-se de que a timidez é um sentimento normal e comum, não confunda com o transtorno de ansiedade social.
Esquizofrenia
Uma pessoa é considerada como portadora da esquizofrenia quando existe alguma irregularidade quanto ao discernimento das coisas que cercam esse indivíduo.
O paciente que está enfrentando a esquizofrenia não possui discernimento necessário para diferenciar o que é real ou não, podendo ser comum os efeitos colaterais sentidos da audição, olfato, visão, paladar e tato.
Os quadros mais agravantes e preocupantes dessa esquizofrenia é quando esse paciente passa por alucinações, delírios ou desilusões peculiares.
Nesses casos, percebemos que a esquizofrenia possui os seus mais diferentes níveis de doença.
Alguns pacientes experimentam os episódios psicóticos, e depois de algum tempo continuam a viver como se nada tivesse acontecido, afinal eles não sabem diferenciar a realidade da alucinação.
Infelizmente, uma parcela muito grande desses pacientes costuma sofrer desse transtorno o resto da vida.
Transtorno da personalidade de borderline
Há pouco tempo, o transtorno de personalidade de borderline não era muito conhecido, contudo alguns famosos surgiram comentando sobre a experiência que eles passarão com esse transtorno, tornando esse assunto mais comum na nossa sociedade.
No caso dos pacientes que sofrem com o borderline, é perceptível a instabilidade das emoções, bem como a impulsividade que eles têm no dia a dia.
Por outro lado, alguns pacientes também fazem um esforço enorme para que não sejam abandonados, sendo uma ação comum a tentativa de suicídio. A raiva também é um sentimento presente e ela se demonstra de forma inadequada.
Todo mundo é considerado perfeito para essa pessoa, mas no momento em que essas pessoas dizem não ou falam coisas negativas, elas se tornam pessoas horríveis de uma hora para outra. Nesse momento, o paciente desconsidera tudo que foi feito de bom anteriormente.
Esses pacientes apresentam uma hiper reatividade afetiva, isso significa dizer que os dias bons são maravilhosos ou perfeitos, e no caso dos dias ruins tudo se resume a uma catástrofe horrível.