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Como ter inteligência emocional? Descubra agora!

Os psicólogos desenvolveram o conceito de inteligência emocional na década de 1980.

Acredita-se que a inteligência geral (QI) afeta a capacidade de processar informações e tomar decisões informadas, enquanto a inteligência emocional (QE) é responsável por reconhecer e controlar as emoções, tanto as nossas quanto as dos outros.

Alguns psicólogos, argumentam que a inteligência emocional é ainda mais importante do que a inteligência geral.

Como desenvolver inteligência emocional?

Pratique a autoconsciência

Você não pode melhorar até que tenha uma compreensão clara de quais são suas emoções. Se você não tem autoconsciência, é importante o autocontrole, para aumentar a sua consciência, você precisa se concentrar nas seguintes coisas.

Fique ciente do que você está fazendo. Você pode dizer: “Que bobagem, eu já sei o que estou fazendo neste ou naquele momento.” Mas, na verdade, na maioria das vezes, não pensamos em como nosso tempo é gasto.

É como se estivéssemos no piloto automático verificando e-mail, enviando mensagens de texto, navegando no Instagram, assistindo o YouTube, verificando e-mail novamente e assim por diante em um círculo.

Para começar, experimente desligar o smartphone e bater papo com outras pessoas no mundo real. Reserve um tempo especial todos os dias para se livrar de tudo o que é desnecessário.

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Tente pular músicas e podcasts pela manhã – apenas reflita sobre sua vida e como você se sente. Tome 10 minutos e medite. Remova a mídia social de seu telefone por uma semana. E você ficará agradavelmente surpreso com o quanto você muda.

Fique ciente de como você está se sentindo. Todas as distrações o ajudam a evitar muitas emoções desagradáveis.

Quaisquer que sejam as emoções que você tenha, elas têm motivos, mesmo que você não se lembre como tudo começou. Portanto, não seja muito duro consigo mesmo.

Perceba suas fraquezas. Depois de aceitar todas as emoções desagradáveis ​​e desconfortáveis ​​que está experimentando, você começa a compreender suas fraquezas.

No entanto, apenas estar ciente não é suficiente – você também precisa ser capaz de controlar suas emoções.

Canalize as emoções na direção certa

As pessoas que acreditam que as emoções são fundamentais para a vida muitas vezes procuram maneiras de controlá-las. Mas você sabe o que? As emoções não podem ser controladas. Você só pode reagir a elas.

Não existem emoções “boas” ou “más”. Existem apenas reações “boas” e “ruins” para elas. Por exemplo, a raiva pode ser uma emoção destrutiva se você a usa para ferir a si mesmo ou aos outros. Mas também pode ser benéfico se você a usar para corrigir injustiças ou para proteger a si mesmo ou a outras pessoas.

Alegria é uma emoção maravilhosa quando algo bom acontece com você e, você compartilha com seus entes queridos. Mas também pode ser destrutivo se resultar de ferir alguém.

Aprenda a reconhecer como você está se sentindo, decida se essa emoção é apropriada para a situação e aja de acordo. Isso é o que os psicólogos chamam de “comportamento proposital”.

Aprenda a se motivar

A maioria das pessoas tenta encontrar inspiração ou motivação primeiro, a fim de realizar alguma ação importante que mudará suas vidas.

Eles acreditam que assim que escolherem o método certo, eles serão iluminados e começarão a trabalhar, treinar ou criar.

Quando você precisar se motivar, comece a fazer algo. A ação não é tanto uma consequência da motivação quanto uma causa.

Esboce uma lista de tarefas, faça um plano, conclua o menor ponto – antes de olhar para trás, você já fez metade do que planejou.

Não há necessidade de esperar até que surja uma forte motivação. Faça algo primeiro e o desejo de continuar aparecerá mais tarde. Observe como você se sente antes, durante e depois da ação e use essas emoções.

Lembre-se de que sentimentos “bons” nem sempre o motivarão. Você pode ficar frustrado, irritado ou ansioso se não acertar as coisas. Transforme essas emoções em estímulos e siga em frente. No final, a vitória mais doce é aquela que você conquistou contra todas as probabilidades.

Reconheça as emoções dos outros

As etapas anteriores foram apenas sobre suas próprias emoções. Mas o principal objetivo do desenvolvimento da inteligência emocional é contribuir para a construção de relacionamentos saudáveis ​​com outras pessoas.

Qualquer relacionamento saudável – romântico, família, amizade – começa com o reconhecimento e o respeito pelas necessidades emocionais um do outro. Isso só pode ser alcançado ouvindo os outros e demonstrando empatia por eles.

Ter empatia por alguém não significa necessariamente compreendê-lo totalmente. Aprenda a aceitar e valorizar os entes queridos por quem eles são, mesmo que você não os compreenda.

Preencha suas emoções com os valores certos

Quando o livro de Daniel Goleman, Inteligência emocional: Por que é importante mais que o QI, foi publicado no final dos anos 90, o conceito de EQ se tornou incrivelmente popular.

Executivos e gerentes liam livros e participavam de treinamentos sobre seu desenvolvimento para aprender como motivar os funcionários.

Os psicólogos tentaram incutir um QE alto em seus pacientes para ajudá-los a lidar com os problemas. Os pais foram encorajados a desenvolver inteligência emocional em seus filhos desde a infância para prepará-los para a idade adulta. Os pais são capazes de desenvolver inteligência emocional em seus filhos.

Portanto, para viver uma vida plena, você deve primeiro entender o que é realmente importante para você. Escolha as diretrizes certas – honestidade, compaixão, respeito por você mesmo e pelos outros – e canalize sua energia emocional para esses valores.

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