terapeuta_e_psicologo

Terapeuta e psicólogo: qual a diferença?

Já se fez essa pergunta sobre a diferença de terapeuta e psicólogo? Se em algum momento da sua vida você precisou de uma ajuda ou intervenção médica psicológica, sabe que é importante entender sobre qual o profissional você deve escolher.

Na verdade, existe uma gama infinita dos possíveis profissionais que atuam na área de psicologia, e por isso nós costumamos ter dúvidas sobre qual profissional procurar para atender às nossas necessidades. Inclusive, é importante decidir e escolher corretamente o profissional adequado para nossa situação.

Por isso, julgamos importante que você entenda as diferenças entre os dois profissionais, tanto psicólogo, como o terapeuta. Os dois possuem muita similaridade, inclusive tratando alguns casos parecidos, então vamos fazer essa distinção agora mesmo.

Não deixe de cuidar da sua saúde mental utilizando como desculpa o fato de não saber distinguir os profissionais, priorize sempre você e o seu bem estar.

terapeuta_e_psicologo

Quais as semelhanças entre o terapeuta e psicólogo?

Algumas vezes, os próprios institutos e conceitos criados na área da psicologia consegue nos confundir. Veja o exemplo da terapia cognitiva comportamental, em que se recomendam que seja exercida por um psicólogo, contudo, o próprio nome já propõe o profissional terapeuta.

Isso significa dizer que você não pode achar que entende sobre o assunto somente com o nome do problema o nome da abordagem utilizada pelo profissional. É necessário se aprofundar no tema para decidir qual dos dois seria mais apropriado para a técnica.

Por outro lado, entendemos que existem alguns problemas em que são tratados tanto por psicólogos como pelos terapeutas. Alguns deles seriam a terapia sexual, problemas em relação a compulsão alimentar ou até mesmo o tratamento da depressão.

A maioria das pessoas recomendam o terapeuta como aquele profissional que vai te ajudar no sentido de gerenciar os sentimentos que você possui no seu dia a dia, enquanto o psicólogo vai agir de maneira direta no seu problema que esteja intenso e com uma alta gravidade.

Então, qual a diferença entre o terapeuta e psicólogo?

Como falamos acima, o terapeuta e psicólogo possuem muitas semelhanças entre si, mas agora iremos tratar sobre as suas diferenciações. Dessa forma, você vai conseguir decidir qual será mais apropriado para você.

O profissional psicólogo deve possuir uma graduação no curso de psicologia, e os estudos e pesquisas podem ser livres de acordo com o seu gosto. A prática desse estudante que virá a ser um profissional, é mais voltado para o tratamento e diagnóstico dos pacientes, baseando-se na observação de suas atitudes, bem como um diálogo para entender as experiências vividas por aquele indivíduo.

Os psicólogos possuem um destaque no que se refere a um suporte ou ajuda diante de algum problema em que precise de decisão. O psicólogo não pode receitar medicações, ao contrário do que muitos pensam, essa função está atrelada ao psiquiatra, outro profissional da área de psicologia. Entende-se então que eles estão em comum acordo em um tratamento.

Os terapeutas, por sua vez, realizam serviços mais voltado para o social da pessoa, inclusive muitos atuam no serviço social de sua cidade.

Os terapeutas podem sim fornecer algum tipo de apoio ao seu paciente, contudo o que os diferencia dos psicólogos é a sua área de atuação e especialização, bem como o nível das suas qualificações.

Uma diferença alarmante em relação ao terapeuta e psicólogo, é o seu nível de especialização, pois, enquanto os psicólogos necessitam da graduação em uma faculdade ou universidade, os terapeutas possuem nível de especialização mais abrangente, pois não estão presos somente nessa área psicológica.

Perceba que os terapeutas são tidos às vezes como assistentes sociais, o que ajudou esses profissionais a expandir e as áreas possíveis para sua qualificação e especialização.

Deixe um comentário

0
Pedidos