como-melhorar-a-autoestima

Como Melhorar a autoestima | Você merece!

Melhorar a autoestima é fundamental, pode ser semelhante à classificação de nós mesmos com base em nossos sucessos. Se você tem baixa autoestima, essa classificação pode ser baseada no que você considera suas falhas.

Quanto pior você se sente sobre quem é e o que faz, menos motivação terá para fazer o que for necessário para aumentar sua autoestima.

A partir daí, é fácil mergulhar em um ciclo de pensamento negativo e circular, mantendo-o atolado em crenças prejudiciais e errôneas.

Como você pode parar esse ciclo vicioso e começar a se mover em uma direção mais positiva?

É um processo, e não acontecerá da noite para o dia, mas há coisas que você pode fazer para começar a melhorar sua autoestima.

Dicas para melhorar a autoestima

Melhorar-a-autoestima
Melhorar a autoestima

1. Domine uma nova habilidade.

Quando você se torna hábil em algo que corresponde aos seus talentos e interesses, aumenta seu senso de competência.

2. Liste suas realizações.

Pense em todas as coisas que você realizou e depois as anote. Faça uma lista de tudo que você fez e do qual se orgulha, tudo que fez bem. Revise sua lista quando precisar de um lembrete de sua capacidade de fazer as coisas e fazê-las bem.

3. Faça algo criativo.

Tarefas criativas são uma ótima maneira de colocar o fluxo de volta em sua vida. A criatividade estimula o cérebro, portanto, quanto mais você o usa, maiores são os benefícios.

Pegue seu violão antigo, escreva uma história ou poema, faça uma aula de dança ou inscreva-se em algum curso. Quando você adiciona o desafio de tentar algo novo, isso ajuda você ainda mais.

4. Seja claro sobre seus valores.

Determine quais são seus valores e examine sua vida para ver onde você não está vivendo alinhado com o que acredita. Em seguida, faça as alterações necessárias. Quanto mais você souber o que representa, mais confiante estará aumentando assim a autoestima.

5. Desafie suas crenças limitantes.

Quando você se pegar pensando negativamente sobre si mesmo, pare e desafie a si mesmo. Não se deixe limitar por crenças errôneas, principalmente se essas limitações forem baseadas em opiniões alheias.

6. Fique na extremidade da sua zona de conforto.

Estique-se e vá até a borda da sua zona de conforto. Fique desconfortável e tente algo novo, conheça pessoas diferentes ou encare uma situação de maneira não convencional. A confiança começa na extremidade da sua zona de conforto.

7. Ajude alguém.

Use seus talentos, habilidades e habilidades para ajudar os outros. Ajude alguém diretamente, compartilhe recursos úteis ou ensine a alguém algo que eles querem aprender. Ofereça algo que faça bem como presente a alguém.

8. Cure seu passado.

Problemas não resolvidos e drama podem mantê-lo preso em baixa autoestima. Procure o apoio de um profissional especializado para ajudá-lo a curar o passado, para poder avançar para o futuro de maneira confiante e segura de si.

Você não precisa mais ir até um consultório, faça a sua sessão de onde quiser com psicólogos online.

9. Pare de se preocupar com o que os outros pensam.

Quando você se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito, você nunca se sente livre para ser completamente o que realmente é. Tome uma decisão firme para parar de se preocupar com o que as outras pessoas pensam e comece a fazer escolhas com base no que você deseja, não no que você acha que os outros querem de você.

10. Leia algo inspirador.

Uma ótima maneira de obter mais autoestima é ler algo que o estimule e faça você se sentir positivo sobre si mesmo.

11. Recupere sua integridade.

Defina o que integridade significa para você e garanta que você esteja vivendo de acordo com esse entendimento. Se sua vida não estiver alinhada com o seu personagem, isso o esgotará e fará com que você se sinta mal consigo mesmo.

12. Deixe as pessoas negativas irem.

Se houver pessoas negativas em sua vida que não têm nada de positivo a dizer ou que o decepcionam ou se aproveitam de você, faça a coisa inteligente e deixe-as ir. A única maneira de encontrar sua autoestima é cercar-se de pessoas positivas que o admiram e valorizam.

13. Desenhe uma linha na areia.

A melhor maneira de encontrar sua autoestima é criar limites pessoais. Saiba quais são seus limites e como você deseja responder quando as pessoas os ultrapassarem. Não permita que outras pessoas o controlem, tirem vantagem de você ou manipulem você. Estar confiante é manter limites firmes.

14. Preocupe-se com a sua aparência.

Quando você olha o seu melhor, você se sente melhor. Vista-se como alguém que tenha confiança e permita que sua autoconfiança apareça na aparência.

15. Bem-vindo ao fracasso como parte do crescimento.

É uma resposta comum ser duro consigo mesmo quando você falha. Mas se você puder mudar seu pensamento para entender que o fracasso é uma oportunidade de aprender, que desempenha um papel necessário no aprendizado e no crescimento, pode ajudá-lo a manter a perspectiva. 

Lembre-se também de que o fracasso significa que você está fazendo um esforço. Portanto não desista.

16. Sempre permaneça um aluno.

Pense em si mesmo como um aprendiz ao longo da vida. Aborde tudo o que você faz com a mentalidade de um aluno o que os budistas zen chamam de Shoshin ou “mente iniciante” aberto, ansioso, imparcial e disposto a aprender.

17. Encare seu medo.

Permita-se sentir medo, mas continue assim mesmo, o medo não pode te paralisar. A autoestima é frequentemente encontrada na dança entre seus desejos mais profundos e seus maiores medos.

18. Torne-se um mentor.

Esteja lá para alguém que precisa de sua orientação, liderança e apoio. O respeito e a gratidão deles, e observá-los progredir com a sua ajuda aumentarão sua autoestima e autorespeito.

19. Defina o sucesso.

Esclareça o que significa sucesso para você e o que significa em termos de sua confiança. Se você realmente quer fazer algo, terá que encontrar a autoestima dentro de si para fazê-lo.

Você não precisa mais ir até um consultório, faça a sua sessão de onde quiser com psicólogos online.

Entre em contato e marque hoje mesmo uma consulta!

Deixe um comentário

0
Pedidos