comportamento_bipolar

O significado de bipolar você sabe?

A bipolaridade se tornou um assunto muito comum na sociedade de maneira a ser mal interpretada e com uma dificuldade em entender o que realmente é esse transtorno de fato. Somente pela mudança de humor repentina as pessoas já acham que possuem um transtorno bipolar o que é falso então vamos entender o significado de bipolar.

No geral, podemos entender a bipolaridade a partir de uma oscilação no humor da pessoa, mas isso não é uma coisa normal, é oscilação entre a felicidade e uma depressão.

Muitos interpretam o significado de bipolar como uma diferença entre a tristeza e alegria, mas isso é uma simples mudança de humor nada que seja tão grave a ponto de ser um transtorno. É importante entender esse primeiro, pois é o que muitas pessoas entendem, e está equivocado.

Vamos entender melhor sobre o significado de bipolar.

significado_de_bipolar

O que é o significado de bipolar?

Como falamos anteriormente, o transtorno de bipolaridade por muitas vezes é mal interpretado por ser entendido que é uma simples mudança de humor repentina, mas essa não é a realidade desses pacientes. Inclusive, não existe somente a alegria e tristeza como únicos sentimentos, a bipolaridade afeta todos os níveis de humor da pessoa, inclusive a sua energia.

Dessa forma, existe a possibilidade em que o paciente manifesta diversos estados de humor que podem variar entre enérgicos ou até mesmo extremamente tristes, com nenhuma energia. Em alguns casos, ocorrem os estados brandos, que são chamados de hipomania.

Inclusive, essas alterações no humor não tem uma data certa para ocorrer muito menos um período determinado para acontecer vila o que pode variar entre uma vez ao ano ou muitas vezes em um mês. Essa questão é bem subjetiva, dependendo de cada paciente.

A bipolaridade em si não possui uma cura, o que costuma deixar as pessoas bem preocupadas. Contudo, o transtorno de bipolaridade pode ser controlado através de acompanhamento com profissional da área de psicologia, que realiza a psicoterapia. Em alguns casos, é necessário dispor de alguns medicamentos, mas obviamente com devido acompanhamento.

Nos casos em que os pacientes não procuram por um tratamento efetivo, as fases do transtorno bipolar costumam durar mais e vir com mais intensidade. A partir desta constatação, podemos reforçar a importância de procurar um profissional para que te ajude. A partir de um tratamento frequente, é possível controlar crises e alterações de humor.

Como identificar o paciente com transtorno de bipolaridade?

Os pacientes que possuem transtorno bipolar podem ser identificados a partir de alguns sintomas, contudo lembre-se de que não existe uma regra específica para nenhum transtorno, na verdade. É necessário simples manter uma consulta e atendimento com o seu psicólogo de confiança.

Algumas pessoas possuem um pico, tanto de depressão quanto de energia, nem falamos em alegria quando tratamos de pessoas com bipolaridade. Por esse motivo, fica muito complicado identificar com toda certeza absoluta de que alguém possui esse transtorno.

Um dos sintomas por exemplo do transtorno bipolar é a distração fácil na realização de atividades cotidianas a qual essa pessoa já está acostumada. Porém, perceba que essa distração pode ser sintoma de qualquer outro transtorno, então não tire conclusões precipitadas antes da devida consulta com o psicólogo.

Outro sintoma muito frequente entre os pacientes com transtorno de bipolaridade é a compulsão alimentar em que o paciente possui uma necessidade latente de beber muito ou usar excessivamente drogas. Os excessos são comuns entre esse grupo de pessoas.

Outro exemplo de excesso no dia a dia os pacientes com transtorno de bipolaridade é a relação sexual que as pessoas mantêm com diversos parceiros diferentes. Além disso, os gastos com futilidades são extremamente altos, caracterizando outro pico.                                                                                                                                                

Deixe um comentário

0
Pedidos