Psicanálise: entenda o que é e como ela pode ajudar

Psicanálise: entenda o que é e como ela pode ajudar

A psicanálise é um método de abordagem da psicoterapia que busca investigar o funcionamento da mente humana. Seu objetivo principal é identificar e qualificar diferentes desordens psíquicas com a finalidade de ajudar o ser humano a compreender melhor suas emoções e sentimentos. Quer saber mais sobre esse método e como ele pode te ajudar? Confira no texto!

Clique no banner para agendar sua consulta online na Fepo:

banner site fepo

O que é psicanálise?

Desenvolvida pelo médico neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939) durante a passagem do século XIX ao século XX, a psicanálise busca investigar a psique humana. Você certamente já ouviu falar no termo “inconsciente”, não é mesmo? 

Esse inconsciente seria uma “parte” da nossa psique que serviria como um tipo de reservatório para  pensamentos, impulsos, memórias e sentimentos que não estão ao alcance da nossa consciência. Em outras palavras: todos aqueles processos mentais que não são conscientemente pensados ou refletidos fazem parte do inconsciente

E é analisando esse lugar, o inconsciente, que o psicanalista é capaz de ajudar o paciente a superar medos, traumas, angústias, impasses e questões mal resolvidas. Interessante, não?

Para os psicanalistas, esses processos do inconsciente são ações e pensamentos que foram sendo reprimidos pelo paciente. Com o passar da vida, mesmo que reprimidos inconscientemente, eles acabam voltando; às vezes, em gestos agressivos; às vezes, em um certo tormento da alma. 

O fato é que o paciente, ao ser tomado por esse sentimento confuso que ele não sabe explicar, acaba sofrendo e, em alguns casos, isso resulta em desequilíbrios psicológicos.

Vai ser trabalho do psicanalista, portanto, ajudar o paciente a encontrar respostas e caminhos para compreender seus desejos e temores e alcançar uma estabilidade física e emocional.

Qual a diferença entre a psicologia e a psicanálise?

É comum confundir psicologia com psicanálise, mas é importante saber que elas não são a mesma coisa! 

A psicologia é considerada uma ciência que se ocupa em estudar o comportamento humano e os processos mentais que elaboramos durante a nossa vida e nos levam a sentir, pensar e agir de um jeito e não de outro. 

Dentro da psicologia, existem várias abordagens diferentes utilizadas para investigar esse comportamento humano e para lidar com os problemas comportamentais e emocionais de cada pessoa.

E a psicanálise, onde ela entra nessa história? Bom, a psicanálise é uma dessas várias abordagens dentro da psicologia. Ela possui suas próprias técnicas e seus próprios métodos para auxiliar no processo terapêutico.

Saber quais são essas técnicas e como ela funciona é essencial para te ajudar a escolher um profissional competente que seja capaz de lidar adequadamente com as suas questões emocionais!

O que é a terapia psicanalítica?

Mas e como funciona uma sessão de terapia pelo método da psicanálise? O que você pode (e deve) esperar do profissional que vai te atender e das consultas que você vai frequentar?

A primeira coisa que você deve ter em mente sobre a terapia psicanalítica é que as sessões têm como foco, sobretudo, a fala. Ou seja: é através daquilo que você tem pra dizer, daquilo que você tem para contar, que o psicanalista vai tentar lhe ajudar a superar seus medos e seus bloqueios.

Sabe aquela imagem clássica de uma pessoa deitada em um divã, olhando pro teto e contando a sua vida enquanto o médico escuta e reflete? Ela não é tão fantasiosa assim! Numa consulta com um psicanalista isso tem grandes chances de acontecer. O objetivo do profissional é que você se sinta relaxado e completamente à vontade para narrar as suas experiências e sentimentos.

Geralmente, nas primeiras sessões, o psicanalista trabalha fazendo algumas perguntas preliminares a fim de descobrir se a psicanálise é um bom método de tratamento para você. Se for, as perguntas seguirão de modo mais fluido, para que você se sinta absolutamente livre para compartilhar o que se passa na sua cabeça.

O papel do psicanalista, portanto, é mais ouvir do que falar. A partir dos relatos do paciente, ele fará interpretações e buscará auxiliar através de idéias e sugestões. 

Mas atenção: não espere sair do consultório com uma lista do que fazer ou de como agir! O psicanalista quer te ajudar a refletir para que você mesmo seja capaz de encontrar o melhor caminho para superar seus problemas.

Principais técnicas psicanalíticas

Dentro da psicanálise existem diferentes técnicas e métodos que podem ser utilizados na terapia. O profissional, depois de uma avaliação inicial realizada durante as primeiras sessões, vai escolher o método que mais se adequa a necessidade do paciente.

Alguns dos principais métodos e técnicas são:

Neste método, o principal objetivo do psicanalista é “acessar o inconsciente” do paciente. Para isso, espera-se que o paciente fique à vontade o suficiente para expressar todos os seus pensamentos e emoções, sem nenhum tipo de restrição ou censura. 

Não há assunto ou objeto que seja tabu. Você pode contar sobre um sonho que teve, um acontecimento do dia a dia ou mesmo deixar seu pensamento e sua fala discorrerem livremente. Com isso, espera-se que seu inconsciente aflore e seja, pouco a pouco, acessado pelo psicanalista.

A psicodinâmica é uma técnica de psicanálise utilizada com pacientes adultos. Seu objetivo costuma ser a resolução de algum problema particular e mais delimitado, como a ansiedade ou a depressão. Nessa técnica, o terapeuta busca encarar o paciente de frente, de modo que se atinja um nível mais intenso e íntimo de diálogo.

Nesta técnica, também utilizada sobretudo com adultos, o psicanalista tenta recriar uma situação ou uma cena que tenha acontecido na vida real do paciente. O objetivo, portanto, é trazer as emoções do analisado à tona. 

Com isso, o profissional consegue analisar suas reações e compreender suas ações, seus sentimentos e seus pensamentos.

Quais os benefícios da psicanálise?

São vários os benefícios que a psicanálise pode trazer à vida do paciente. Um bom tratamento psicanalítico é capaz de fazer com que a pessoa identifique sentimentos e situações que são gatilhos para reações que antes passavam despercebidas. Com isso, fica muito mais fácil lidar com as frustrações do cotidiano e das nossas relações pessoais e profissionais.

Além disso, a psicanálise parece ter um efeito contínuo na vida do paciente, mesmo depois que ele finaliza o tratamento. O autoconhecimento e a estabilidade emocional adquiridos através dos aprendizados obtidos nas sessões seguem para o restante da vida, sendo retrabalhados e ressignificados.

Faça terapia online com a Fepo!

Se você se interessou por esse método de tratamento, não deixe de conferir os profissionais que estão disponíveis na nossa plataforma. Agente uma consulta agora mesmo, aproveitando toda a praticidade e o conforto que é fazer uma sessão de terapia sem sair de casa! 

Além disso, na Fepo você encontra um valor acessível para todos os bolsos com a garantia de que os benefícios da psicanálise chegarão até você através de profissionais qualificados e atenciosos. Não deixe de lado sua qualidade de vida. Você merece viver bem!