
Afinal, Psicólogo o que faz? Os psicólogos têm a tarefa de examinar o comportamento das pessoas. Eles ajudam seus pacientes a entender seus problemas, interpretando seus pensamentos e emoções e estimulando a reflexão.
O inconsciente é o lugar onde armazenamos nossos desejos, medos e emoções. Assim, são os psicólogos que dão a seus pacientes os recursos para tomar consciência de seu inconsciente.
Todo profissional apresenta uma particularidade e importância, e hoje destacaremos a do psicólogo, que se mostra cada vez mais presente na nossa sociedade.
É comum que tenhamos problemas com a nossa saúde mental, e que por muitas vezes, não sejam resolvidos da noite para o dia. E quanto a saúde mental, o profissional recomendado é o psicólogo. Vamos conhecer suas atribuições?
Por qual motivo procurar um psicólogo?
Na maioria das vezes, nós procuramos um psicólogo somente quando apresentamos algum “problema”. Esse profissional consegue identificar se as suas funções mentais estão de acordo com a sua normalidade, bem como se os seus comportamentos estão alinhados com a sua saúde mental.
Os problemas que você apresentar pode ser no seu trabalho, nas suas relações (amorosas, familiares etc.) ou até em coisas pessoais. Não minimize suas dificuldades, procure ajuda, até porque não existe nenhum tipo de restrição para a procura desse profissional de saúde.
O psicólogo também ajuda a prevenir doenças mentais ou algum distúrbio – tanto de personalidade como emocional. O seu tratamento será imprescindível para detectar suas atitudes, seus sentimentos e como isso te afeta.
Atuação
O psicólogo não atua somente em uma clínica / consultório, sua atuação é bastante ampla, alcançando as instituições de ensino, mundo corporativo, o âmbito jurídico entre outras diversas localidades.
Essa atuação que abrange muitos setores da sociedade pode se explicar devido ao objeto de observação e estudo do profissional, que é o comportamento humano. Todos precisam ser cuidados e observados, sem exceções, pois a sociedade pode ser entendida como um quebra cabeça em que todos estão interligados.
Como será o seu atendimento?
É muito comum escutar que o psicólogo só vai te ouvir, que ele será seu confidente. E podemos retirar desses ditames populares uma boa explicação.
Realmente, o psicólogo vai te ouvir, mas tudo com a intenção de traçar um plano com metas a fim de te ajudar. Ele será sim seu confidente, pois uma das garantias que você tem ao procurar um profissional da área de psicologia é que nada do que você vai dizer será explanado para outros.
Partindo de uma “regra geral”, o seu atendimento pode variar de acordo com os métodos adotados pelo psicólogo, isso porque existem alguns mecanismos que variam de profissional para profissional.
Eis algumas formas de atuação – mais conhecidas e utilizadas – num atendimento:
– Gestalt: nesse método, você será analisado por completo, a sua visão de mundo será a base do estudo do seu psicólogo. O que mais é priorizado nessa técnica é a fala, mas não se preocupe pois tudo isso será guiado pelo profissional.
– Psicanálise: muitos entendem a psicanálise como uma continuação da área de psicologia, pois o que será trabalhado aqui é o seu inconsciente. Geralmente é utilizada a hipnose como tratamento.
– Terapia Cognitivo-Comportamental: essa forma é um pouco mais interativa, em que o psicólogo vai fazer com que você realize ações do seu dia a dia. Tem como finalidade mudar a forma de como você percebe as coisas que você já faz diariamente, e isso pode impactar na sua vida.
– Behaviorismo: nesta forma é utilizado o estudo voltado para o comportamento, em que a base será o seu estímulo em relação aos fatos externos. Aqui se encaixa a expressão “o homem é o produto do meio”.
– Formação holística: essa engloba todas as vertentes da área. Sua situação será analisada de forma integral, em que suas necessidades e particularidades serão priorizadas no tratamento. O profissional adepto a essa forma tem afinidade com os detalhes do paciente, em que não delimita um tratamento certo ou errado, e sim aquele que atende suas urgências e seus anseios.
Habilidades que ajudam os psicólogos a interpretar pensamentos e emoções
Os psicólogos têm certas habilidades que lhes permitem interpretar os pensamentos e sentimentos de seus pacientes como você já sabe. Eles também usam as palavras certas para colocar seus conhecimentos em uma linguagem fácil para o paciente entender.
Aqui estão algumas dessas habilidades especiais:
Empatia – É mais fácil para os psicólogos entender como e por que os problemas de um paciente os afetam quando se colocam no lugar do paciente. Para fazer isso, eles precisam de empatia, a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa.
Escuta consciente – Os psicólogos precisam prestar muita atenção ao que seus pacientes estão dizendo para não perder nada importante.
Comunicação – A comunicação é a base dos relacionamentos. É por isso que os psicólogos conseguem adivinhar o que o paciente pensa e sente pelo que vê.
Autoconsciência – Os psicólogos devem separar os problemas de seus pacientes dos seus. Caso contrário, isso pode afetar o sucesso do tratamento.
Psicólogo só trabalha em clínica? Com o Fepo você pode ser atendido no conforto da sua casa, através da internet, considere agendar uma consulta.
O que ele não faz?
Definitivamente o psicólogo não pode te receitar nenhum medicamento, visto que este não é um médico, e quem se responsabiliza por isso é o psiquiatra.
O psicólogo não entende as “confusões” ou distúrbios psicológicos como doenças, por isso não recomenda nenhum tipo de substância. As soluções encontradas serão todas voltadas para a sua mudança de comportamento.
Seu psicólogo não consegue ler mentes e nem fazer mágica, o trabalho dele depende de você, então não tenha medo de conversar e ter paciência para obter o seu resultado, que pode demorar, mas será duradouro e permanente.
O tratamento que ele vai utilizar com você está todo em você, pois com suas informações, você vai receber um atendimento diferenciado e individual – que só pertence a você.
Psicólogo o que faz? – Uma conclusão
O seu psicólogo não vai te aconselhar em nada, essa função é dos seus familiares ou pessoas próximas. O que um psicólogo faz é te guiar de forma que esteja sincronizado com o seu eu interior, o que pode mudar inteiramente a sua forma de viver e ver o mundo ao seu redor.
Esperamos ter ajudado!