Psicólogo Online Gratuito

Ao longo do tempo, a ideia de precisar um profissional psicólogo foi amenizada no sentido de que qualquer pessoa pode e deve procurar um, e que não há problema algum nisso. E cada vez mais aumenta a procura por psicólogo online gratuito.

Muitas vezes passamos por situações difíceis, o que acarreta problemas mentais, ou pensamos que não está acontecendo nada quando na verdade está. 

Nesse momento, é importante admitir que a presença de um psicólogo é de extrema importância, mas infelizmente não são todos que tem condições financeiras para esse serviço, então como alternativa as pessoas buscam por psicólogos online gratuitos.

Na nossa atual conjuntura de quarentena é muito comum que toda essa angústia e incerteza do amanhã provoque alguns sentimentos “estranhos”, ou até pelo fato de que precisamos ficar em casa. 

Ou algumas vezes, a pessoa já tem uma pré-disposição para doenças como depressão e ansiedade, e isso se agrava durante a pandemia, a ajuda de um psicólogo qualificado pode fazer a diferença.

Um dos métodos mais utilizados, em casa, para o alívio de grandes crises (ansiedade, pânico etc.) é a meditação, muito encontrado de forma online e gratuita também. 

Por esse motivo, trouxemos algumas dicas de psicólogos online gratuitos para facilitar sua vida e que sua saúde mental seja priorizada. Isso sim é importante.

Aplicativos em seu dispositivo móvel 

Na nossa era digital é muito comum baixar alguns aplicativos para as mais diversas situações, portanto use isso ao seu favor. As causas mais procuradas são em situações de depressão, pânico, entre outros casos, mas isso não é uma regra, apenas use aquele que mais atenda suas necessidades. 

Cogni (iOS e Android): nesse app você pode fazer anotações sobre os seus sentimentos ou como o seu humor possivelmente está variando. Com isso, o seu registro pode te ajudar a entender como funciona sua mente. Esse app possui uma versão gratuita e paga. 

Zen (iOS Android): nesse aplicativo você encontra meditações, sendo esse método o mais procurado para quem procura relaxar e manter o equilíbrio, tanto físico como mental. Esse app possui uma versão gratuita e paga.

ADDS (iOS e Android): esse aplicativo diz respeito ao “Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação de Risco de Suicídio”, desenvolvido aqui no Brasil. O app tem como finalidade ajudar no processo de diagnóstico de depressão e no risco de suicídio, porém é explícito que não exime a necessidade de um julgamento clínico. Esse app tem versão gratuita. 

Calm Harm: esse aplicativo oferece alguns exercícios (com duração entre 5 e 15 minutos) que vão auxiliar nas situações de crise ou até para alívio da cabeça. Ele também apresenta um sistema para emoções, além de ser na língua inglesa. Esse app tem versão gratuita. 

Insight Timer: muito utilizado, mais voltado para aqueles que são adeptos a meditação, ajudando para aliviar a ansiedade. Não serve somente para os que já sabem meditar, ele também é muito bom para iniciantes justamente por ter meditações guiadas e curtinhas. Esse app tem versão gratuita. 

Head Space: também entre os favoritos, esse app ajuda no aprendizado da meditação, apesar de ser inglês. Esse app tem versão gratuita. 

Querida ansiedade: esse aplicativo é muito completo, possuindo atividades, meditações e inclusive indicação de psicólogos para conversas online mesmo. Possui versão tanto para Android como para iOS. 

* CVV (Centro de Valorização da Vida): não se trata de um aplicativo, e sim de um chat online e de telefone também. Você pode ter uma conversa com algum voluntário do Centro, mas não se preocupe que tudo acontece de forma anônima, além de ser sigiloso. 

A opção por chat se dá através desse link: http://www.cvv.org.br/chat.php

Em caso de optar em ter a conversa por telefone: 141 (veja os horários de atendimento)

Centros de Saúde ou Instituições de Ensino – Não possuem psicólogo online gratuitos 

– Centros de saúde / SUS

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma ferramenta ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em que se encontram atendimentos psicológicos totalmente gratuitos. Nesse Centro você vai ver que os tratamentos podem ser específicos para a sua necessidade, sendo adolescente ou adultos entre outras situações. 

Busque o CAPS no site da prefeitura do seu município, como “posto de saúde X”, sendo o “X” o nome da cidade que você mora. Dessa forma, você encontrará o endereço e formas de contato (telefone ou e-mail). 

– Escolas e outras instituições 

Em algumas universidades é muito comum que existam espaços destinados para o aprendizado do aluno, e um dos exemplos que podem ser citados nesse contexto é a clínica de psicologia. 

Nessas clínicas, geralmente, o atendimento para alunos da universidade é gratuito ou com algum desconto / valor reduzido. Pesquisa na internet da mesma forma que você fez em relação ao CAPS. 

Profissionais da área

Fepo: essa é a nossa principal recomendação justamente por ser referência no que se refere a psicologia online, de forma geral. Nele você economiza e consegue tratar suas dificuldades estando em casa. Acesse o site e confira

Fique atento – não caia em golpes

Se alguém te oferecer ou até mesmo na internet encontrar psicólogo online gratuito desconfie. Procure se informar se o profissional possui registro no CRP – Conselho Federal de Psicologia. 

Cuidado com suas informações e não saia revelando para qualquer um. Mas falando sério, que qualidade você espera de um psicólogo online gratuito?

O psicólogo é um profissional que além de ter a profissão regulamentada estudou durante 5 anos para se tornar um profissional qualificado, investindo mais de 20 mil até sua graduação. 

Se você quiser mesmo um psicólogo online bem preparado e por um precinho que cabe no seu bolso, consulte o Fepo onde o seu investimento  vale o resultado. 

Esperamos ter ajudado! 

Deixe um comentário

0
Pedidos