psicologo_pode_exercer_a_profissao

O psicólogo pode exercer a profissão normalmente online?

O atendimento online é uma modalidade que tem crescido a cada dia no Brasil, sim o psicólogo pode exercer a profissão normalmente através de uma conexão com a internet sem problema nenhum. O atendimento online amplia a acessibilidade e os serviços psicológicos.

A prática traz inúmeros benefícios tanto para o terapeuta quanto para o paciente, muitas pessoas desejam um atendimento e são impossibilitadas de uma consulta por questão de mobilidade, distancia, mudança entre outros fatores.

psicologo_pode_exercer_a_profissao

O que o Conselho de Psicologia diz a respeito?

Recentemente em 2018 uma nova resolução do Conselho Federal de Psicologia foi modificada revogando a resolução anterior no que tange o exercício da profissão na modalidade online.

A nova resolução foi benéfica podendo o profissional de psicologia se utilizar das tecnologias para um acompanhamento terapêutico. 

No entanto para isso o psicólogo precisa estar em dia com suas obrigações, estando vinculado ao Conselho Federal de Psicologia.

Embora o psicólogo esteja autorizado a realizar atendimento online, as consultas não podem acontecer de qualquer jeito, fica como responsabilidade do profissional a coerência e a fundamentação, como está previsto na legislação e na ética da profissão.

Falar com psicólogo pela internet é opção para os tímidos e viajantes, leia a matéria completa clicando aqui.

Psicologia online e os seus benefícios 

Infelizmente, procurar terapia ainda é algo que muitas pessoas acham difícil por várias razões. Seja o estigma social persistente de precisar de apoio ou simplesmente encontrar tempo para ir até um consultório.

Em nosso mundo cada vez mais conectado digitalmente, estamos descobrindo novas maneiras de se conectar. A terapia é outra área que captou o poder da conexão digital e já a está usando para ajudar mais pessoas a acessar o suporte de que precisam.

Como funcionam as sessões com um psicólogo on-line?

As sessões de funcionam da mesma maneira que as sessões de terapia tradicional, com apenas uma diferença, o terapeuta e o paciente não estão na mesma sala.

O terapeuta e o paciente podem se ver e ouvir em tempo real durante a sessão, usando webcams e fones de ouvido. Por meio desse ambiente virtual, eles podem interagir entre si e, o psicólogo usa as mesmas técnicas e atividades tradicionais que usaria em uma sessão de terapia presencial.

Assim como na consulta presencial, um cliente pode procurar o terapeuta apenas por uma sessão para lidar com uma situação atual da vida, ou pode concordar com as sessões em andamento.

Quanto aos atendimentos

Os psicólogos devem garantir que estejam em uma sala privada e segura antes de iniciar qualquer sessão de psicologia. As sessões não devem ser gravadas ou compartilhadas, a menos que com acordo explícito do paciente.

Além de sua eficácia igual como tratamento terapêutico, existem muitos outros benefícios do tratamento online para os pacientes que a procuram. 

Alguns notáveis ​​incluem:

  • Acessível a mais pessoas

Para quem vive em comunidades rurais, vivendo com uma deficiência que dificulta a viagem, ou aqueles que não têm certeza sobre a tentativa de terapia pela primeira vez, a tratamento online é uma opção altamente benéfica. 

  • Tempo de espera reduzido

Pode parecer um pequeno benefício, mas o aumento da flexibilidade também significa tempos de espera reduzidos para pacientes que desejam falar com um terapeuta urgentemente ou pela primeira vez. 

Pode ser preciso muita coragem para marcar uma consulta para terapia e, quanto menos alguém esperar, maior será a probabilidade de eles seguirem em frente e obterem a ajuda necessária.

A saúde mental requer cuidados 

Agora que você já sabe que um psicólogo pode exercer a profissão normalmente online, é hora de cuidar a sua saúde mental. 

Como sabemos nossa vida não é apenas momentos felizes, contratempos e decepções acontecem. Ninguém está livre de qualquer tipo de doença mental. 

Todos nós temos saúde mental. É importante priorizar a saúde mental quando você está feliz, se sentindo bem, tanto quando está lutando. 

As possíveis barreiras à terapia impedem muitos de nós que lutamos para segui-la. O custo, os aborrecimentos no transporte, o comprometimento do tempo, a procura do terapeuta certo, o medo de ser estigmatizado, tudo atrapalha. 

Quatro benefícios do atendimento online

O atendimento online é uma maneira viável de ajudar as pessoas com seus problemas. 

  • Compartilhando os segredos

As pessoas que tem ajuda de psicólogo online acabam se sentindo seguras. Pense em uma pessoa que sofreu abuso sexual ou se envolveu em uma situação de violência doméstica. 

Você é capaz de revelar esses segredos porque sente um forte senso de anonimato por ter um relacionamento com um psicólogo online. As vantagens de usar essa modalidade de terapia são que o cliente é motivado a chegar rapidamente ao cerne da questão. 

Isso resulta em uma cura mais rápida para o cliente e em uma forma mais conveniente de terapia para o conselheiro.  

  • A terapia online é ótima para pessoas com pouca mobilidade

Há uma variedade de pessoas que usam terapia online, que possuem algum problema de locomoção ou alguma deficiência. 

Como qualquer outro ser humano, essas pessoas precisam de cuidados de saúde mental. Aqueles com habilidades diferentes podem achar a terapia online a mais adequada para eles. 

  • Taxas de sessão reduzidas

As sessões de psicologia on-line geralmente custam menos do que as sessões em consultório. 

  • Não comparecimento e cancelamento

Existem menos desculpas legítimas para cancelar uma sessão de terapia online, simplesmente porque um cliente pode participar de onde quer que esteja. 

Também reduz a quantidade de clientes que podem não ter comparecido a um compromisso em exercício porque não estão se sentindo bem.

Você não precisa mais ir até um consultório, faça a sua sessão de onde quiser com psicólogos online

Concluindo 

Espero que, depois de ler este artigo, você tenha uma ideia mais clara do que é e como funciona as consultas online. São benefícios e quão eficaz pode ser para muitas pessoas.

A terapia é um processo profundamente pessoal e individualizado, e o que funciona para um nem sempre funciona para outro.

Você já teve alguma experiência com um psicólogo online? Estamos à sua disposição, entre em contato e agende de forma facilitada seu atendimento agora mesmo. 

Deixe um comentário

0
Pedidos