psicologo_que_atende_pelo_WhatsApp

Existe psicólogo online que atende pelo WhatsApp?

Existe psicólogo que atende pelo WhatsApp? Sim, é comum encontrarmos psicólogos nos dias atuais que ofereçam seus serviços online, e a procura por esse atendimento também têm aumentado.

Para nós, a comunicação digital é parte integrante de nossas vidas, das quais não queremos prescindir e que enriquece nossas vidas, enriquece o nosso contato com as demais pessoas.

psicologo_que_atende_pelo_WhatsApp

Talvez você já tenha pensando em procurar ajuda através de uma terapia e simplesmente não encontra tempo, ou quem sabe seja difícil principalmente se sua área não for muito remota, com difícil transporte etc. 

Também existe a possibilidade de ainda não ter encontrado o psicólogo que tenha ido de encontro com o que você espera.

Com o WhatsApp você mantém contato com amigos e familiares, independentemente de onde estiver, realiza tarefas diárias, a até resolve coisas de trabalho. E este mesmo aplicativo estar ao nosso favor sendo imprescindível na utilização de uma terapia online. 

O psicólogo online e o atendimento pelo WhatsApp são recomendados para:

  • Pessoas que trabalham

Quem trabalha muito tem pouco tempo para outras coisas, incluindo a própria saúde. Fepo psicólogos online, você marca suas sessões com um clique do mouse, de forma rápida e fácil.

  • Moradia 

Com o atendimento via WhatsApp seu tratamento e acompanhamento acontece, independentemente de onde você mora.

  • Pacientes com mobilidade reduzida

Pacientes com doenças ou restrições físicas relacionadas à idade ou porque têm filhos pequenos, podem se beneficiar com as consultas via vídeo chamada no WhatsApp.

Vídeo chamada e seus benefícios na terapia online

  • Sem tempo de espera e atendimento de alta qualidade.
  • Disponibilidade e horários de tratamento flexíveis, da manhã à noite.
  • Você sendo atendido dentro do conforto do seu lar.
  • Pode escolher o psicólogo online que mais se encaixe com o seu perfil, independe do lugar em que o mesmo se encontra.
  • Em comparação a terapia tradicional o resultado é equivalente.

Pacientes que estão fortemente envolvidos em seu trabalho e que não conseguem ver um terapeuta em horários regulares podem se beneficiar muito de uma consulta pela chamada de vídeo via WhatsApp.

Uma resolução do Conselho Federal de Psicologia autoriza que os profissionais trabalhem online até mesmo pelo WhatsApp. Confira a matéria clicando aqui.

Um benefício frequentemente citado na psicologia online é sem dúvidas a conveniência e maior acesso para clientes assim como para terapeutas. 

Em termos de acessibilidade ao tratamento, o uso da tecnologia digital vídeo chamada pelo WhatsApp facilita e remove as barreiras de viagens e inconvenientes, horas perdidas no trânsito, e oferece oportunidades para melhorar o acesso aos serviços de saúde mental para pacientes que vivem em áreas remotas e rurais.

Além disso, ao empregar o uso da consulta online, os pacientes podem superar os problemas subjetivos de acessibilidade, físicos ou psicológicos relacionados à terapia, ao mesmo tempo em que oferecem uma série de outros benefícios em relação às intervenções terapêuticas presenciais tradicionais.

Poucas pessoas que vivem com algum tipo transtornos mentais em todo o mundo têm acesso a cuidados ao tratamento adequado, mas muitos têm acesso à Internet. Neste e em muitos casos o psicólogo online é realmente eficaz.

Isso e o crescente uso da acessibilidade de smartphones e tablets apresentam novas oportunidades para alcançar, apoiar e tratar pacientes que vivem com transtornos mentais.

Com a videoterapia remota habilitada por tecnologia, os pacientes também podem aproveitar as vantagens de uma seleção mais extensa de terapeutas. 

Nesse sentido pode ser particularmente benéfico para os pacientes que procuram um psicólogo online com experiência qualificada ou com conhecimentos específicos de idioma ou cultura.

Como funciona a terapia com o psicólogo que atende pelo WhatsApp

Basicamente, a consulta com um psicólogo online funciona quase como a terapia convencional, onde você vai a uma sessão. No online você também vai para a sessão a diferença é que você não precisa se locomover até o terapeuta.

No entanto, existem alguns recursos especiais da terapia online, como por exemplo a chamada de vídeo através do WhatsApp, que deve sim ser explorada, nada melhor do que profissional assim como avaliar o paciente verbalmente poder analisar suas expressões faciais. 

Em contraste com a terapia presencial, onde normalmente há uma consulta por semana, a terapia online fornece contato diário com o terapeuta, de segunda a sexta-feira, ou conforme for a necessidade ou o combinado.

Considerações para a aplicação das terapias realizadas pelo WhatsApp

A tecnologia não é perfeita e o risco de desafios técnicos é muito real ao introduzir uma abordagem digital como a videoterapia através do WhatsApp. 

Existem, no entanto, algumas ações que podem ser tomadas para garantir que as sessões online sejam executadas da maneira mais profissional e tranquila possível.

Se preparando para uma consulta de vídeo pelo WhatsApp

Certifique-se de ter um espaço silencioso onde não será perturbado durante a consulta.

Verifique se você possui uma conexão de internet de alta velocidade.

A conexão com fio é melhor para a qualidade do vídeo (em oposição à sem fio).

Feche todas as outras janelas do seu celular para que ele não gaste sua banda larga e interfira na velocidade da Internet. 

Caso deseje reinicie o telefone celular antes da chamada. A ação ajudará a fechar qualquer software que esteja sendo executado em segundo plano e interfira na qualidade da chamada.

Tente ter uma fonte de iluminação à sua frente e não atrás de você. 

Recomenda-se o uso de fones de ouvido com microfone.

Verifique a conexão com a Internet e as configurações de vídeo e áudio antes da consulta.

Como você pode ver, é sim possível a consulta com um psicólogo que atende via WhatsApp, trazendo vantagens em vários sentidos. 

Vale lembrar que é importante se certificar sobre o profissional, se o mesmo é realmente qualificado para realizar o atendimento, e se está devidamente inscrito no órgão que rege a profissão. 

Qualquer dúvida entre em contato, com ajuda de um psicólogo online você conseguirá ser você mesmo, reconhecendo as barreiras que o impedem de viver uma vida normal.

Você não precisa mais ir até um consultório, faça a sua sessão de onde quiser com psicólogos online.

2 comentários em “Existe psicólogo online que atende pelo WhatsApp?”

Deixe um comentário

0
Pedidos