O que é psicoterapia? Confira 4 benefícios

O que é psicoterapia? Confira 4 benefícios

Cuidado com a saúde emocional é um tópico que recebe cada vez mais atenção. E com razão! Não é fácil viver em um mundo cheio de desafios, prazos, pressão cultural e social. A psicoterapia é uma das alternativas mais procuradas por aqueles que buscam melhorar o seu bem estar. Você sabe por quê?

Nessa nossa conversa, vamos buscar mostrar o que é a psicoterapia, como ela funciona e quais são os seus benefícios. Acompanha com a gente!

Clique no banner para agendar sua terapia online com a Fepo:

banner fepo

Você sabe o que é psicoterapia e como funciona?

A psicoterapia é um tratamento que consiste em um conjunto de técnicas da psicologia pensadas e aplicadas com o objetivo de melhorar o modo como as pessoas lidam com os seus sentimentos e as suas emoções. Com isso, se pretende melhorar a qualidade de vida e a saúde emocional dos pacientes. 

Além disso, a psicoterapia também é bastante indicada para tratar os sintomas recorrentes de transtornos e distúrbios mentais, pois ajuda o indivíduo a compreender os gatilhos que despertam esses sintomas. 

Há diferentes tipos de psicoterapia para diferentes objetivos. Apesar disso, qualquer um deles precisa ser realizado por um psicólogo habilitado. 

Apenas profissionais qualificados são capazes de orientar seus pacientes com a responsabilidade que esse trabalho exige. Fique de olho!

Os tipos mais conhecidos de terapia são:

Para que serve a psicoterapia?

Como já dissemos anteriormente, a principal indicação da psicoterapia é tratar de casos de transtornos como depressão ou distúrbios de humor. Mas as suas indicações não param por aí! 

Fobias, estresse pós-traumático e dependências como o alcoolismo ou o jogo compulsivo também entram na lista de dificuldades tratadas pelo psicoterapeuta.

É importante entender que a psicoterapia serve para tratar qualquer tipo de dificuldade ou questão emocional. A saúde emocional não tem relação apenas com questões de grande impacto (como a perda de alguém querido ou uma demissão inesperada). 

Acontecimentos cotidianos ou que inicialmente passam despercebidos também podem afetar negativamente nossa vida. Se você tem dificuldades em lidar com confrontos rotineiros e imprevistos, a psicoterapia pode ser uma grande aliada.

Em uma sessão de terapia, você e seu psicólogo poderão compreender as origens das suas angústias, seus medos e suas apreensões. Com essa ajuda, você será capaz de entender melhor seus sentimentos e emoções. 

Para quem a psicoterapia é indicada?

Mesmo que você não tenha um transtorno ou distúrbio psicológico, a psicoterapia pode te ajudar. 

Qualquer pessoa que sinta dificuldade em administrar suas emoções ou que esteja sofrendo de quadros de estresse ou ansiedade pode encontrar na psicoterapia um caminho de autocuidado e de melhora na saúde emocional. 

Como a terapia serve para entender as emoções e os sentimentos de cada pessoa, ela é indicada para todas as idades e nas mais distintas situações. 

Por exemplo, é possível se beneficiar da psicoterapia quando:

Se você notar que está passando por alguma dessas situações, cogite buscar ajuda nas sessões de psicoterapia!

4 benefícios da psicoterapia

Você pode se perguntar no que uma conversa com um estranho pode ajudar nos problemas cotidianos que você está enfrentando. Essa é uma dúvida comum da pessoa que cogita fazer terapia

Antes de mais nada, saiba que o psicólogo tem um papel muito mais importante do que o de simples ouvinte: ele serve como um apoiador habilitado capaz de te levar a refletir sobre suas questões para buscar a melhor forma de resolvê-las.

Como temos visto neste artigo, a psicoterapia não serve apenas para tratar transtornos e patologias. Os motivos para procurar auxílio psicológico são inúmeros, justamente porque esse tipo de atendimento oferece diversos benefícios.

Listamos 4 deles para você!

Você costuma parar para refletir sobre as suas atitudes e as suas emoções? Com a psicoterapia, esse diálogo consigo mesmo toma outra dimensão. 

Você se sente mais capaz de compreender a si mesmo e conhecer os seus pontos fracos e pontos fortes. Junto disso, as suas relações – tanto profissionais quanto pessoais – costumam melhorar.

Nem sempre é fácil ter aquela autoestima lá em cima. Pois um dos principais benefícios que a terapia pode oferecer é na melhora da sua autoestima. 

Analisando, compreendendo e cuidando com carinho dos seus sentimentos e emoções, você também será capaz de se sentir mais disposto e bem consigo mesmo.

Você já se sentiu frustrado e mal consigo mesmo porque não soube reagir adequadamente a um acontecimento cotidiano?

Ter dificuldade de controlar a raiva, explodir sem necessidade, ficar muito triste frente a um problema pequeno são reações que precisam ser acompanhadas. A psicoterapia também pode te ajudar nisso!

Fazer terapia também é um bom meio de aprender a enxergar as habilidades que você possui, de perceber no que você é bom e no que você tem valor.

Muitas vezes acreditamos que não somos capazes de realizar alguma tarefa (como falar em público) ou que a nossa vida está estagnada, parada no mesmo lugar. 

Com a psicoterapia, você será capaz de fazer uma leitura mais ampla da sua vida e das suas qualidades, o que também te ajudará a encontrar um caminho mais adequado às suas expectativas.

Psicoterapia online na Fepo: agende a sua consulta

Quer todos os benefícios da psicoterapia sem sair de casa e com qualidade? Venha conhecer a Fepo! A nossa plataforma conta com profissionais capacitados para te atender de forma completamente online.

Além de todas as vantagens e benefícios que uma sessão de psicoterapia pode oferecer, a Fepo também oferece praticidade, comodidade, facilidade no pagamento, valores acessíveis e a segurança que apenas profissionais habilitados e confiáveis podem proporcionar. 

Se você sente que a psicoterapia pode te ajudar a ter uma vida melhor, não espere. Agende já a sua terapia online e comece a desfrutar dos benefícios. A sua saúde emocional agradece!