Relacionamento desgastado: tudo está perdido?

relacionamento desgastado

Você vive um relacionamento desgastado? Sabemos o quanto isso é conturbador, o importante é ter os pés no chão antes de tomar qualquer decisão.

Um fato a se levar em consideração é o quão este relacionamento é compensador para você. 

O relacionamento desgastado significa que o casal já não estão mais caminhando em sintonia, infelizmente, em muitos casos o amor não mais existe. 

Já em outros casos é só o desgastamento mesmo, algo que pode ser temporário causado por diversos fatores como estresse, falta de comunicação etc. 

Contudo, a realidade é bem diferente, visto que todos nós somos pessoas diferentes e individuais, sendo que cada um tem suas particularidades. 

Ao entrar em um relacionamento, os parceiros devem ter em mente que haverá brigas e desentendimentos, e que é normal ter uma visão diferente do outro. O que não pode acontecer é desistir do relacionamento por causa de alguma desavença. 

O que tem que ser ponderado é se vale a pena. Só você sabe o que está passando, o que está tendo que carregar e aguentar. 

Faça uma reflexão sobre quais os motivos te fizeram começar essa relação e quais estão te segurando nele. 

Ressalte-se que, cada relação é individual e ninguém deve te dizer como agir, o andamento ou não dessa convivência de vocês. Você pode sim escutar conselhos de pessoas próximas, mas nunca deixe interferir no seu sentimento. Tome essas dicas como base e siga com a sua intuição.

Devo tentar novas coisas, experiências? 

A gente escuta muito que o casal cai na rotina né? Só quem pode dizer isso é você e o seu parceiro(a)! 

Um relacionamento desgastado implica na convivência e na maneira de tratamento do casal, decisões importantes que deveriam ser tomadas juntas acabam sendo colocadas de lado, assim como o carinho e o cuidado mútuo. 

Para que o relacionamento possa fluir bem é importante expressar os sentimentos, admiração, carinho, novas experiências são bem vindas, um passeio, uma viagem etc. 

Não se force a tentar novas experiências por medo de perder alguém. Aceite essas novas coisas somente se você estiver confortável com a situação e se isso te dar algum prazer também. 

Uma alternativa é tentar sempre ser o que era no começo, quando estava com o amor mais aflorado, como o carinho ou brincadeiras. Tente fazer uma reflexão se o relacionamento está desgastado ou se realmente os dois perderam o encantamento do amor. 

Não estamos romantizando o relacionamento, claro que existe sempre uma ou outra briga, mas o que deve prevalecer é o amor e não uma exigência de que por obrigação vocês tem que continuar juntos. 

O que deve ser feito é uma ponderação do que ainda pode ser feito para salvar, reanimar ou retomar o que um dia vocês já foram. 

Não esqueça de quem você é

É muito comum em um relacionamento você sempre dar prioridade às necessidades do outro, mas deve-se colocar no topo quem você é de verdade. 

Seja sempre você, nunca deixe de ser a pessoa que você é só para agradar a outra, cada pessoa é única possuindo sua essência, a mantenha.

Quando deixamos de ser nós mesmos em uma relação, a mesma tende a ir se desgastando aos poucos. 

A gente costuma muito se perder e acabar fundindo os dois em um só, e não há nenhum problema nisso, porém vocês podem crescer e viver juntos sendo cada um do seu jeitinho. 

Um dos dois pode ser extremamente carinhoso, já o outro pode ser mais frio, e com o tempo tudo se ajeita, os dois conseguem viver bem, de maneira harmônica e felizes. 

A felicidade não é algo eterno 

Como tudo na vida, qualquer envolvimento vai trazer um mix de emoções, alegria, tristeza, paz, enfim. O que precisa ficar claro é que sempre haverá um momento para um desses sentimentos, e você precisa ver isso como um ponto positivo, pois pessoas diferentes tem jeitos e formas diferentes. E está tudo bem! 

Com o tempo, vocês vão lidar com esses problemas da melhor forma possível sem que nenhum dos dois saia com mágoas, e que consigam resolver os problemas de uma vez. 

Não acumulem brigas

Certo, agora que você já entendeu que sempre terá alguma briga e que isso é normal, você tem que ter outra coisa em mente. 

As brigas sempre irão existir, pois, algo não estava dando certo, ou alguém não entendeu o ponto de vista do outro. Vocês precisam respeitar a opinião um do outro e resolver aquele problema. 

Se vocês brigarem agora por um motivo e isso não ficar bem resolvido, na próxima briga isso pode ser alvo de argumento, ou seja, ficar jogando na cara um do outro, gerando mais briga e prolongando um problema que já deveria ter sido resolvido.

Durante uma briga, mantenha a paciência e recomende que o outro faça isso também. Não somos hipócritas, sabemos como isso é difícil na prática, mas garantimos que o tempo é sempre a solução. 

Conforme as brigas forem aumentando e vocês adotarem esse método de sempre resolver os problemas ali (e não deixar para depois) o relacionamento vai ter uma fase ótima, além do bom humor entre vocês. 

Você pode gostar de ler: Conheça as atitudes que melhoram um relacionamento desgastado. 

Demonstre interesse

Nenhum casal está livre de um relacionamento desgastado, para evitar que isso aconteça demostre interesse pelo outro, interesse em tentar fazer de novo, fazer dá certo. 

Tenha paciência

Quando o relacionamento já não anda bem, a paciência é uma das primeiras coisas que se falta, tudo incomoda. 

Paciência! Respeite o outro, não se esqueça do diálogo, mudanças podem demorar acontecer.

Saiba o momento de parar

Se você tentou de tudo e mesmo assim nada funcionou, saiba que você ao menos tentou. A palavra certa não é desistir, você simplesmente criou consciência de que as coisas não têm mais futuro ou que você precisa da sua saúde mental em primeiro lugar. 

A vida tem ciclos, e infelizmente, se esse seu ciclo chegou ao final, fique feliz pois existiu e tente tirar os melhores ensinamentos possíveis. 

Esperamos que você seja muito feliz e que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. 

Outros problemas no relacionamento? Saiba mais aqui.

1 comentário em “Relacionamento desgastado: tudo está perdido?”

Deixe um comentário

0
Pedidos