Fepo
  • Início
  • Minha Conta
  • Psicólogos
  • Empresas
  • Preço
  • Dúvidas
  • Blog
  • Contato
Login
remedios_para_depressao

3 formas de minimizar efeitos dos remédios para depressão

Atualmente, muito se discute sobre a depressão e como ela pode ser confundida com tristezas comuns. Na verdade, a tristeza é mais um sentimento que deve ser tratado de igual para igual com outras emoções, como por exemplo a felicidade. E então, quais são os remédios para depressão?

De fato, é complicado diferenciar a depressão da tristeza, ainda mais quando nós ficamos tristes sem saber a razão. Por esse motivo, é recomendado que você possua um diagnóstico específico e pessoal seu, afinal os sintomas são unicamente seus.

No caso da tristeza, você deve estar atento para quando você fica triste de uma forma muito profunda, ainda mais se isso passar de 2 semanas.

 

Não faça um auto diagnóstico, veja que indicamos a procura por ajuda médica e profissional, pois essa é a única maneira de realmente descobriu que está acontecendo com a sua saúde mental e cabeça.

Caso você já tenha sido diagnosticado com a depressão, e lhe foi recomendado o uso de determinados medicamentos para aliviar os sintomas da depressão, hoje trouxemos algumas táticas para que você possa minimizar os efeitos colaterais dos remédios para depressão.

E se não for você a tomar esses remédios para depressão, você pode salvar essas dicas e oferecê-las para quem necessita.

remedios_para_depressao

Quais os efeitos colaterais mais comuns dos remédios para depressão?

Antes de dar propriamente dicas para minimizar o efeito dos remédios colaterais os remédios antidepressivos, interessante que se discuta acerca dos efeitos colaterais mais comuns.

Dentre todos os tratamentos que existem para cuidar da depressão, com certeza uso de antidepressivos se mostra o mais eficiente, porém nem sempre esse uso é tranquilo.

Todo e qualquer remédio apresenta efeito colateral e no caso dos antidepressivos e se não seria diferente.

Cremos que o efeito colateral mais conhecido é a mudança de humor sem uma causa específica, mas essa alteração não segue um padrão, podendo ser apática na maioria das vezes ou com muita raiva, como também pode ocorrer a piora da tristeza.

Com base nos relatos de pacientes que tomam antidepressivos com a finalidade de tratar da depressão, vemos que o mínimo é de 20 dias suportando esses efeitos colaterais. Depois desse período, os efeitos diminuem ou somem completamente.

É claro que se você estiver se sentindo incomodado ou incomodada com esses defeitos, você pode entrar em contato com seu médico profissional que atendeu e então solicitar uma mudança de antidepressivo.

Dentre os efeitos colaterais que mais são comuns então a boca seca, a constipação, a dificuldade para dormir ou a sonolência, tontura, dores de cabeça e outros mais.

A agitação também costuma ser um dos efeitos presentes nessa rotina de ingestão de antidepressivos.

Não existe uma regra de como você irá se sentir a partir do uso desses remédios para depressão, só será possível descobrir a partir do momento em que você começar a tomar. Os efeitos colaterais também dependem do grau que a sua depressão se encontra.

Maneiras de diminuir os efeitos do antidepressivo

Visto que os efeitos colaterais podem ser os mais diversos possíveis, cada um vai construir a sua forma de minimizar essa manifestação do antidepressivo.

Dito isso, é importante ressaltar que cada um possui o seu próprio organismo e a sua maneira única de lidar com determinados efeitos de qualquer remédio, independente da natureza deles.

Portanto, é normal que no início do tratamento da depressão você se sinta desconfortável com os efeitos no seu corpo, então será realmente difícil saber como lidar ou diminuir essas questões.

Pode ser que você tenha um turbilhão de emoções ou que não sinta mais prazer em fazer nada. Depois do período que comentamos acima, de 20 dias, você pode definir se vai conseguir continuar por muito tempo com o uso de antidepressivos ou não.

Inclusive, antes do final do seu tratamento, o profissional que está te acompanhando vai te avisar e te preparar para interromper ou suspender o uso de antidepressivos, afinal isso não pode acontecer de uma hora para outra.

Uma forma de minimizar os efeitos colaterais de antidepressivos é controlar os seus pensamentos, e o que com certeza é uma tarefa muito difícil.

Lembre-se de que é você que está passando por essa situação, então é a única pessoa que pode opinar ou melhorar esses efeitos, ninguém pode fazer isso por você. Tente fazer um exercício de controle com a sua mente antes mesmo de tomar a sua dose diária.

Outra maneira de minimizar os efeitos é conhecendo quais são os sintomas que ocorrem com você a partir do uso do antidepressivo. Você não tem como melhorar algo que não conhece, então observe seu próprio corpo no início desse processo e se possível anote quais efeitos ocorrem com maior frequência.

Depois de entender quais são os seus efeitos e como eles afetam o corpo, é hora de saber como combatê-los.

No caso de pessoas que possuem dificuldade para dormir, a principal dica é consultar o profissional que está te acompanhando e então ele pode receitar um outro medicamento para te ajudar nesse quesito específico.

Por outro lado, como por exemplo, pessoas que ficam muito agitadas pode ser que a solução esteja voltada para a realização de uma atividade ou exercício físico, a fim de diminuir toda essa energia.

 

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Acesso Rápido

  • Minha Conta
  • Psicólogos
  • Para Empresas
  • Dúvidas Frequentes

Outros Assuntos

  • Diferença entre Psicólogo e Psiquiatra
  • Entenda os sintomas da depressão
  • Como aliviar problemas emocionais
  • Entrar
  • Crie sua conta

Esqueceu a senha?

Esqueceu a senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um e-mail com o link para criar uma nova senha.

Voltar para o login

0
Pedidos