comportamento_bipolar

O significado de bipolar – Entenda qual é

O transtorno bipolar, anteriormente chamado de depressão maníaca, é uma condição de saúde mental que causa oscilações extremas de humor que incluem alturas emocionais (mania ou hipomania) e baixas (depressão). Por isso é importante entender o real significado de bipolar.

Quando você fica deprimido, pode se sentir triste ou sem esperança, perder o interesse ou o prazer na maioria das atividades. Quando o humor muda para mania ou hipomania (menos extrema do que mania), você pode se sentir eufórico, energizado ou incomumente irritado.

Essas mudanças de humor podem afetar o sono, a energia, a atividade, o julgamento, o comportamento e a capacidade de pensar com clareza, por isso é importante saber o significado de bipolar.

Embora o transtorno bipolar seja uma condição vitalícia, você pode controlar as alterações de humor e outros sintomas seguindo um plano de tratamento. Na maioria dos casos, o transtorno bipolar é tratado com medicamentos e aconselhamento (psicoterapia).

O significado de bipolar e seus sintomas

significado_de_bipolar

Existem vários tipos de transtornos bipolares e relacionados. Isso pode incluir mania, hipomania e depressão. Os sintomas podem levar a mudanças imprevisíveis no humor e no comportamento, causando estresse significativo e dificuldades na vida.

Transtorno bipolar I. Você teve pelo menos um episódio maníaco que pode ser precedido ou acompanhado por episódios hipomaníacos ou depressivos maiores. Em alguns casos, a mania pode causar uma ruptura com a realidade (psicose).

Transtorno bipolar II. Você já teve pelo menos um episódio depressivo maior e pelo menos um episódio hipomaníaco, mas nunca teve um episódio maníaco.

Transtorno ciclotímico. Você teve pelo menos dois anos – ou um ano em crianças e adolescentes – muitos períodos de sintomas hipomaníacos e períodos de sintomas depressivos (embora menos graves do que a depressão maior).

Outros tipos. Isso inclui, por exemplo, transtornos bipolares e relacionados causados ​​por certas drogas ou álcool ou devido a uma condição de saúde, como doença de Cushing, esclerose múltipla ou derrame.

O transtorno bipolar II não é uma forma mais branda de transtorno bipolar I, mas um diagnóstico separado. Embora os episódios maníacos de transtorno bipolar I possam ser graves e perigosos, as pessoas com transtorno bipolar II podem ser suprimidas por longos períodos de tempo, o que pode causar perturbações significativas.

Embora o transtorno bipolar possa ocorrer em qualquer idade, geralmente é diagnosticado na adolescência ou no início dos vinte anos. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem mudar com o tempo.

Mania e hipomania

 

Mania e hipomania são dois tipos diferentes de episódios, mas apresentam os mesmos sintomas. A mania é mais pronunciada do que a hipomania e causa problemas mais visíveis no trabalho, na escola e nas atividades sociais, bem como nas dificuldades de relacionamento. A mania também pode causar uma ruptura com a realidade (psicose) e exigir hospitalização.

Os episódios maníacos e hipomaníacos incluem três ou mais destes sintomas:

Anormalmente otimista ou nervoso

Aumento de atividade, energia ou excitação

Sentimentos exagerados de bem-estar e autoconfiança (euforia)

Menor necessidade de sono

Tagarelice incomum

Distração

Má tomada de decisão – por exemplo, ao especular, fazer sexo ou fazer investimentos irracionais

Episódio depressivo maior

Um episódio depressivo maior inclui sintomas que são graves o suficiente para causar dificuldades perceptíveis nas atividades diárias, como trabalho, escola, atividades sociais ou relacionamentos.

Um episódio inclui cinco ou mais destes sintomas:

Humor deprimido, como sentir-se triste, vazio, sem esperança ou choroso (em crianças e adolescentes, o humor deprimido pode se manifestar como irritabilidade)

Uma perda pronunciada de interesse ou uma sensação de não prazer em todas (ou quase todas) as atividades

Perda de peso significativa na ausência de dieta, ganho de peso ou diminuição ou aumento do apetite (em crianças, a incapacidade de ganhar peso conforme o esperado pode ser um sinal de depressão).

Outras características do transtorno bipolar

Os sinais e sintomas do transtorno bipolar I e do transtorno bipolar II podem incluir outros sinais, como transtorno de ansiedade, melancolia, psicose ou outros. O momento dos sintomas pode incluir pistas diagnósticas, como ciclo misto ou rápido.

Além disso, os sintomas bipolares podem ocorrer durante a gravidez ou com a mudança das estações.

Quando procurar ajuda?

Apesar do humor extremo, as pessoas com transtorno bipolar muitas vezes não percebem o quanto sua instabilidade emocional está perturbando suas vidas, a vida de seus entes queridos e não estão recebendo o tratamento necessário.

E se você for como as pessoas com transtorno bipolar, poderá desfrutar de sentimentos de euforia e ser mais produtivo. No entanto, essa euforia é sempre acompanhada por uma catástrofe emocional que pode deixá-lo deprimido e possivelmente em relacionamentos financeiros, jurídicos ou outros ruins.

Se você tiver sintomas de depressão ou mania, consulte seu médico ou profissional de saúde mental. O transtorno bipolar não melhora por conta própria. Receber tratamento de um profissional de saúde mental com experiência em transtorno bipolar pode ajudar a controlar seus sintomas.

Viu como é importante conhecer o significado de bipolar, pois como percebeu os sintomas podem ser facilmente confundidos com os outros sintomas.

Deixe um comentário

0
Pedidos