terapia_de_casal

Como funciona a terapia de casal? Saiba agora

Uma relação amorosa nem sempre é somente flores, afinal a convivência de duas pessoas pode tornar esse relacionamento mais íntimo. Conhecer outra pessoa com mais profundidade, na maioria das vezes, é oferecer ao outro que conheça a sua vida, e consequentemente os seus defeitos. Nesse sentido a terapia de casal é uma forte aliada.

Todos nós possuímos defeitos, e lidar com eles é importante para conseguir manter uma relação saudável. Não é necessário que você aceite tudo, mesmo estando incomodado ou incomodada, e sim resolver tudo da maneira de vocês.

Cada um possui a sua forma de lidar com os problemas, mas o diálogo costuma funcionar bastante, até porque dessa forma você se propõe a entender os motivos do outro, e respeitar.

Portanto, dessa forma, surge a terapia de casal, que muitas vezes ensina ao casal a lidarem com as suas indiferenças, evitando um possível término e mantendo uma relação com amor e muito respeito.

É necessário que o casal aprenda a lidar com as adversidades do outro que pode chegar a atrapalhar o relacionamento, por isso a compreensão se torna o primeiro passo desse processo.

Entender que o outro também pode ter dias ruins e defeitos será libertador, e a terapia de casal funciona dessa forma.

terapia_de_casal

Como é a dinâmica da terapia de casal?

A terapia de casal funciona como se fosse um acolhimento do casal, sendo um ambiente imparcial, sem qualquer tipo de julgamento, onde as duas pessoas podem expor quais problemas principais existem e o que mais incomoda no momento, buscando formas de lidar com essas dificuldades.

Algumas brigas podem ser prolongadas em mais discussões que não tem fim, mas a terapia de casal age de uma maneira a finalizar a briga da melhor maneira possível (resolvendo de fato o problema).

O psicólogo neste momento age como se fosse o mediador dessa questão, lidando de uma maneira muito cuidadosa, questionando o que foi o causador da briga, bem como induzindo à reflexão da real necessidade de toda essa discussão.

É normal que o casal saia desse ambiente conflituoso e busque por soluções, afinal essa é justamente a intenção do psicólogo e a terapia de casal.

Essas sessões dependem muito do quanto o casal pode dispor financeiramente, além claro da sua rotina, mas o comum é que os encontros ocorram de forma semanal ou quinzenal.

Em alguns casos, o casal já está se desentendendo tanto que esse conflito não acaba ao longo da terapia, mas o profissional busca por outras técnicas.

O terapeuta também sugere que as sessões sejam feitas de uma forma individual, e dessa maneira os dois podem lidar com questões pontuais, retornando depois a reunir esse casal e continuar com o plano inicial da terapia. Sempre adaptando com a realidade dos dois.

De uma forma resumida, vemos que a terapia de casal surge para mostrar aos dois envolvidos que o diálogo é primordial para resolver as suas pendências, contudo muitas vezes essa conversa possui uma natureza equivocada.

Não existe uma forma em específico para conversar, mas saber se comunicar com outra pessoa, sem o ofender ou colocar para baixo, é o ponto chave dessa questão.

Quando procurar por ajuda da terapia de casal?

Com certeza o primeiro sinal de que você e o seu parceiro ou parceira precisam buscar por uma terapia de casal é a falta de respeito quanto aos limites de cada um, principalmente a ausência de empatia quanto aos problemas do outro.

Por mais que vocês vivam em casal, cada um tem a sua própria vida, e por isso os problemas de vocês precisam ser respeitados. Um dos dois pode estar passando por problemas graves em sua vida pessoal, e você na posição de companheiro deve apoiar e ajudar.

Além disso, a falta de compreensão também é um sinal de que a relação de vocês não anda bem, e por isso a terapia de casal se torna um bom método de soluções para vocês.

Quando algum de vocês perceber que está impossível solucionar esses impasses da mesma forma que vocês fizeram a vida todo, nesse momento é interessante admitir que os dois precisam de ajuda enquanto casal, pois talvez o sentimento existente esteja à beira de diminuir ou acabar.

Contudo, também existe a possibilidade de fazer a terapia de casal com a intenção de prevenir, pois pequenos conflitos podem se tornar gigantes. Então, como algumas pessoas gostam de se prevenir, a terapia de casal pode ser uma boa forma de fazer isso.

Mas a terapia de casal, quando preventiva, não existe somente para prevenir brigas maiores, mas também para manter a vida do casal mais saudável e balanceada. Lembre-se de que o equilíbrio entre vocês é tudo.

Portanto, caso você esteja percebendo algumas brigas (mesmo que pequenas) dentro do seu relacionamento, fique atento ou atenta e veja se a terapia de casal pode ser um novo hábito saudável para a relação.

 

0
    0
    Seus Pedidos
    Você não possui nenhum pedido.Encontre seu Psicólogo

    Gostaria de conversar com um psicólogo?

    Aperte o botão abaixo para agendar a sua sessão online.