Terapia: como uma consulta psicológica funciona

Terapia: como uma consulta psicológica funciona

Você certamente já conheceu ou ouviu falar de alguém que faz terapia. É cada vez mais comum ter um amigo ou familiar que participa de consultas semanais ou quinzenais com um psicólogo para bater um papo sobre a própria vida.

Mas será que a terapia é apenas isso? Como podemos compreender o seu funcionamento? Leia este texto e entenda como uma consulta psicológica funciona!

Clique no banner abaixo para agendar sua consulta online na Fepo:

banner fepo

O que é terapia?

A psicoterapia (psico = mente + terapia = curar) é o que conhecemos hoje popularmente como terapia ou terapia da conversa.

De forma bem simples, podemos dizer que a terapia é um tipo de tratamento que ajuda o paciente a encontrar a melhor maneira de lidar com os problemas ou dilemas da sua vida, além de buscar identificar as causas de possíveis doenças mentais e psicoafetivas a fim de tratá-las adequadamente.

Sendo assim, a terapia tem como objetivo principal proporcionar o alívio do estresse emocional para que o paciente consiga ter uma vida mais plena e feliz.

Atualmente, esse atendimento felizmente é cada vez menos estigmatizado e mais procurado, proporcionando uma melhora de autoestima e de qualidade de vida para muitas pessoas.

Como a terapia funciona?

A terapia consiste em um conjunto de técnicas e práticas terapêuticas que acontecem entre o paciente e o profissional, um psicólogo habilitado.

Essas consultas são encontros ou sessões onde o psicólogo busca ajudar o paciente a investigar e compreender os acontecimentos da sua vida que lhe marcaram (muitas vezes de forma inconsciente) para que os eventuais sofrimentos decorrentes destes eventos venham a ser diminuídos e ressignificados.

Hoje, com o uso mais frequente da internet, a psicoterapia se tornou mais acessível: é possível realizar uma sessão de terapia com um bom profissional de forma completamente virtual, mantendo toda a assistência e disponibilidade necessárias.

Se você gostaria de começar a cuidar da sua saúde emocional, saiba que a terapia online é bem acessível!

Como cada pessoa é única, a terapia conta com diversos tipos de abordagens e diferentes linhas teóricas para dar conta da pluralidade humana. Existem mais de 200 tipos de abordagem para a psicoterapia, e as principais são as seguintes:

– Fenomenológica;
Comportamental ou behaviorista;
– Humanista;
– Junguiana ou analítica;
– Psicanalítica.

Apesar dessa abundância de métodos e suas particularidades e diferenças, todas as linhas são aptas a ajudar o paciente a encarar e trabalhar as suas questões, incentivando um aumento do bem estar e do autoconhecimento.

Além das diferentes linhas teóricas, a sessão de terapia pode ser conduzida de diferentes modos: individualmente ou em grupos (como no caso de famílias ou casais). Essas duas formas de conduzir o processo terapêutico trazem os seus próprios benefícios e, geralmente, possuem objetivos específicos mais distintos.

A terapia individual costuma lidar com aquelas questões que são mais íntimas e difíceis de serem compartilhadas; geralmente envolvem eventos traumáticos ou muito pessoais, onde o paciente não se sente à vontade de expor para terceiros (sobretudo parentes, companheiros ou amigos).

Além disso, nesse tipo de terapia o enfoque é dedicar atenção exclusiva a um único indivíduo.

A terapia em grupo, como o nome já diz, é realizada com mais de um paciente. Pode ser feita em casal, entre vários familiares ou mesmo entre indivíduos que compartilham algum núcleo social (como acontece, muitas vezes, nos Postos de Saúde).

Seu foco costuma ser na dinâmica entre os participantes, nas suas relações e nas experiências compartilhadas.

Independente da linha teórica ou do tipo de abordagem das suas sessões de psicoterapia, não se preocupe: a confidencialidade entre paciente e psicólogo é assegurada!

A terapia tem como princípio ser um lugar seguro para que os seus problemas, temores e experiências possam ser discutidos de forma aberta e responsável.

Quem deve fazer terapia?

A terapia não tem contra indicações e pode ser feita por qualquer pessoa que tenha o desejo de promover seu autoconhecimento e bem estar pessoal.

As pessoas que costumam procurar ajuda psicoterapêutica são aquelas que notam em suas vidas sinais de ansiedade, irritação constante, transtorno de humor ou tristeza muito frequente.

Não é raro, também, que pessoas que estão passando por situações estressantes a curto prazo e desejam uma orientação para encontrar as melhores formas de lidar com o estresse busquem por terapia.

Certamente, você conhece alguém que, após um divórcio complicado, a perda de uma pessoa querida, uma mudança brusca de rotina ou mesmo o descobrimento de alguma doença mais grave, procurou ajuda psicológica. Isso é normal e indicado!

Quais os benefícios da terapia?

Independente do motivo que levou o paciente a procurar uma consulta psicológica, existem benefícios comuns que costumam resultar das sessões de terapia:

Promoção do autoconhecimento:

Às vezes não sabemos direito quem somos ou o que queremos (sobretudo em períodos complicados como a adolescência), e ter alguém que nos auxilie a descobrir mais sobre nós mesmos e nos ajude a confrontar nossas dores pode ser um bom caminho para uma vida mais realizada!

Aprender a lidar com os próprios sentimentos:

Algumas pessoas têm dificuldade em compreender e lidar com os próprios sentimentos. A terapia, nesses casos, é de grande auxílio.

Uma mágoa guardada de muitos anos atrás, uma separação não superada, um acontecimento da infância que influencia diretamente no jeito de viver sua vida adulta: nessas situações, a ajuda de um profissional pode colaborar para que o indivíduo aprenda a superar os sentimentos mal resolvidos, seguindo com sua vida de forma mais leve.

Melhorar os relacionamentos:

Quando você faz terapia, reaprende a conviver com as outras pessoas. E isso acontece porque, ao analisar a sua própria vida, você é capaz de aceitar e compreender melhor as atitudes daqueles que convivem com você.

Quer ter relacionamentos mais saudáveis? Um psicólogo pode te ajudar!

Estabelecer propósitos de vida:

No mundo moderno é comum sermos cobrados, desde crianças, em todas as esferas de nossas vidas. Com isso, muitas pessoas se sentem perdidas ou pressionadas, sem saber para que lado seguir ou sem saber o que – de fato! – elas desejam para o futuro.

O acompanhamento terapêutico pode lhe ajudar a investigar porque você se sente tão confuso e lhe capacita a remover os bloqueios que carrega.

Se conhecendo melhor, você será capaz de descobrir as coisas que realmente lhe movem e estipular com mais sabedoria e prazer os propósitos para a sua vida.

Faça terapia online com a Fepo!

Aqui na Fepo, você conta com profissionais qualificados para começar a experimentar os benefícios da terapia. Aproveite a praticidade e o conforto que é não precisar sair de casa para realizar uma consulta psicológica, tudo isso com um valor acessível.

Escolha um psicoterapeuta em nossa plataforma e agende uma consulta online!