7 Sintomas de Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes

Você conhece sobre o transtorno bipolar em crianças e adolescentes? Seu filho tem mudanças repentinas de humor ou comportamento? Ele está muito mais animado ou irritado do que as outras crianças? Você notou que seu filho passa por ciclos de altos e baixos extremos com mais frequência do que outras crianças? Essas mudanças de humor afetam a maneira como seu filho age na escola ou em casa?

Algumas crianças e adolescentes com esses sintomas podem ter transtorno bipolar, um transtorno cerebral que causa alterações incomuns no humor, energia, níveis de atividade e funcionamento diário. Com o tratamento, crianças e adolescentes com transtorno bipolar podem melhorar com o tempo.

Confira também: Terapeuta homeopata existe? Tudo que você precisa saber.

Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes

O que é Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes?

O transtorno bipolar é um transtorno mental que faz com que as pessoas experimentem mudanças óbvias, às vezes extremas, de humor e comportamento. Às vezes, as crianças com transtorno bipolar se sentem muito felizes ou “otimistas” e são muito mais enérgicas e ativas do que o normal. Isso é chamado de episódio maníaco. Outras vezes, as crianças com transtorno bipolar se sentem muito tristes ou “para baixo” e são muito menos ativas do que o normal. Isso é chamado de episódio depressivo.

O Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes, anteriormente chamado de depressão maníaca, não é o mesmo que os altos e baixos normais que todas as crianças experimentam. As oscilações de humor no transtorno bipolar são mais extremas, frequentemente não provocadas e são acompanhadas por mudanças no sono, no nível de energia e na capacidade de pensar com clareza. Os sintomas bipolares podem dificultar o bom desempenho dos jovens na escola ou a convivência com amigos e familiares. Algumas crianças e adolescentes com transtorno bipolar podem tentar se machucar ou se matar.

Comunidade da Fepo

Na maioria das pessoas, o Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes é diagnosticado na adolescência ou na idade adulta, mas os sintomas podem aparecer mais cedo, durante a infância. O transtorno bipolar costuma ser episódico, mas geralmente dura a vida toda.

Os sinais e sintomas do Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes podem coincidir com outros transtornos comuns em jovens, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, problemas de comportamento, depressão maior e transtornos de ansiedade. O diagnóstico de transtorno bipolar pode ser complicado e requer uma avaliação cuidadosa e completa por um profissional de saúde mental treinado e experiente.

Com o tratamento, crianças e adolescentes com transtorno bipolar podem controlar seus sintomas e levar uma vida bem-sucedida.

O que causa o transtorno bipolar em crianças e adolescentes?

As causas exatas do transtorno bipolar são desconhecidas, mas existem vários fatores que podem contribuir para a doença.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Por exemplo, os pesquisadores estão começando a descobrir mecanismos genéticos relacionados ao transtorno bipolar e outros transtornos mentais. A pesquisa mostra que as pessoas são mais propensas a ter transtorno bipolar se tiverem um parente próximo com a doença, o que pode ser porque eles têm as mesmas variações genéticas. No entanto, só porque um membro da família tem transtorno bipolar, isso não significa que outros membros dessa família terão. Existem muitos genes envolvidos na doença, mas não há um único gene que a causa.

A pesquisa também sugere que adversidades, traumas e eventos estressantes da vida podem aumentar a chance de transtorno bipolar em pessoas com risco genético para a doença.

Alguns estudos de pesquisa encontraram diferenças na estrutura e função do cérebro em pessoas com transtorno bipolar e naquelas que não têm. Os pesquisadores estão estudando o distúrbio para aprender mais sobre suas causas e tratamentos eficazes.

Quais são os sintomas do transtorno bipolar em crianças e adolescentes?

Os episódios de humor que ocorrem no Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes incluem emoções intensas, juntamente com mudanças significativas nos hábitos de sono, níveis de atividade, pensamentos ou comportamentos. Uma pessoa com transtorno bipolar pode ter episódios maníacos, depressivos ou “mistos”. Um episódio misto inclui sintomas maníacos e depressivos. Esses episódios de humor causam sintomas que geralmente duram vários dias ou semanas. Durante um episódio, os sintomas duram todos os dias durante a maior parte do dia.

Chat de Apoio Emocional

Em uma criança, essas mudanças no humor e nas atividades são muito diferentes de seu comportamento usual, bem como do comportamento de crianças e adolescentes que não apresentam esse transtorno.

Crianças e adolescentes que têm um episódio maníaco podem:

  1. mostrar intensa felicidade ou brincar e recrear por longos períodos de tempo;
  2. ter um temperamento muito curto ou estar extremamente irritado;
  3. falar muito rápido sobre muitas coisas diferentes;
  4. ter dificuldade para dormir, não se sentindo cansado;
  5. ter problemas para manter o foco e ter pensamentos acelerados;
  6. estar excessivamente interessado ou envolvido em atividades agradáveis ​​que são arriscadas;
  7. Fazer coisas arriscadas ou imprudentes que mostram falta de discernimento.

Crianças e adolescentes que têm um episódio depressivo podem:

  • sentir frequente tristeza não provocada;
  • mostrar aumento de irritabilidade, raiva ou hostilidade;
  • queixar-se muito de dores, como dores de estômago ou de cabeça;
  • mostrar um aumento notável na quantidade de tempo que dorme;
  • ter dificuldade de concentração;
  • sentirem-se sem esperança e inúteis;
  • ter dificuldade em se comunicar ou manter relacionamentos;
  • comer demais ou quase nada;
  • ter pouca energia e não mostrar interesse nas atividades de que geralmente gostam;
  • pensar em morte ou suicídio.

Transtorno bipolar em crianças e adolescentes: podem acarretar outros problemas?

Jovens com transtorno bipolar podem ter vários problemas ao mesmo tempo. Esses incluem:

  • Abuso de álcool e drogas. Os jovens com transtorno bipolar correm o risco de fazer uso indevido de álcool ou drogas.
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Crianças e adolescentes com transtorno bipolar e transtorno de TDAH podem ter problemas para manter o foco.
  • Transtornos de ansiedade. Crianças e adolescentes com transtorno bipolar também podem ter transtorno de ansiedade.

Às vezes, comportamentos extremos são acompanhados por episódios de humor. Durante os episódios maníacos, os jovens com transtorno bipolar podem correr riscos extremos que normalmente não assumiriam ou que podem causar danos ou lesões. Durante os episódios depressivos, alguns jovens com transtorno bipolar podem pensar em fugir de casa ou ter pensamentos suicidas.

Programa de Atendimento Social

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que ele possa de alguma forma te ajudar no quesito Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes. 💙

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta