Psicólogo: o que faz este profissional?

Explicamos tudo sobre a profissão de psicólogo! Saiba quais áreas esse profissional atua e como ele vem auxiliando milhões de pessoas pelo mundo. Vamos lá?

psicologo-terapia

O famoso “analista de emoções”. O psicólogo é necessário em todos os ambientes possíveis e imagináveis, seja em um local profissional ou não, esse formando pode trabalhar nas mais diversas áreas do conhecimento.

Estudando fenômenos psíquicos e comportamentais através das emoções e hábitos de seus pacientes, ele é capaz de diagnosticar doenças, transtornos, fobias, medos e traumas, com isso receita tratamentos e se julgar necessário encaminha o paciente a um psiquiatra que pode indicar remédio controlados.

Veja agora quais as áreas de atuação, quais cursos são necessários para começar a exercer a carreira e para o que realmente serve um psicólogo. Acompanhe conosco a seguir como tudo funciona.

Como surgiu a profissão de psicólogo?

O estudo da psicologia começou, na verdade, como um estudo independente que deu certo. No início era basicamente experimental, que juntava uma porção de ideias filosóficas e com o passar do tempo essas ideologias começaram a se embasar na ciência, resultando nas terapias que conhecemos hoje.

A profissão surgiu na Alemanha quando o estudioso  Wilhelm Wundt cria o primeiro laboratório de psicologia, isso tudo ocorreu no ano de 1879 na universidade de Leipzig. Apesar dele ter sido considerado o fundador, acredita-se que a psicologia já havia sido comprovada muito antes.

Wundt foi um médico, filosofo e psicólogo Alemão, considerado como pai da psicologia experimental e moderna, ele revolucionou a forma como as pessoas encaravam os estudos da mente.

Ficou conhecido inclusive, por desmembrar a mente humana, conseguido identificar nos átomos sem necessidade de aparelhos, apenas com experimentos e pessoas.

Onde um psicólogo pode atuar?

Como dito acima, um psicólogo pode atuar em diversos campos e em muitas empresas eles até mesmo fazem o papel de “Coaching”, que consiste em um profissional da motivação humana. Logo abaixo selecionamos alguns locais de trabalho para essa profissão. Confira:

  • Escolas
  • Faculdades
  • Departamentos de Recursos Humanos
  • Departamentos de Logística
  • Empresas de publicidade e propaganda
  • Consultórios públicos e privados
  • Hospitais
  • Orfanatos e creches
  • Empresas de turismo
  • Como palestrantes

Qual a formação que o psicólogo precisa para atuar?

Para exercer a profissão de psicólogo, é necessário primeiramente iniciar o curso de graduação em psicologia. Com duração média de 4 anos, caso queira se especializar em coaching, parte educacional ou empresarial será preciso realizar cursos de pós graduação, cursos livres e técnicos.

Qual o perfil profissional?

Para seguir a carreira de psicólogo, é importante:

-Gostar de ler

-Gostar de cuidar de pessoas

-Ter boa comunicação

-Ser livre de preconceitos

-Ser curioso

-Ser honesto

-Com capacidade de persuasão

-Com empatia

Quanto ganha um psicólogo?

De acordo com matéria do site Guia da Carreira publicada em 2019, a média salarial do profissional formado em psicologia varia entre R$ 1834 a R$ 25.706. Tudo isso irá depender de quantas formações o trabalhador possui de curriculo e quanto tempo de trabalho ele está disposto a fazer de horas de trabalho semanais.

Conclusão

Esperamos que tenham curtido essas informações pessoalSugestões e dúvidas podem deixar nos

Deixe um comentário

0
Pedidos