Você sabe o que é melancolia?

gatilhos emocionais, o que é melancolia

Muitas pessoas associam a melancolia a um estado de espírito bastante triste que se assemelha à depressão. E você sabe o que é melancolia?

A melancolia é uma tristeza imensa, sendo real na vida de muitas pessoas, no entanto nem sempre é identificada e tratada como se deve. A saúde mental precisa de cuidados assim como a saúde física. 

O que é melancolia, afinal?

Uma pessoa que é melancólica se sente triste, solitária, mal-humorada e pensativa. Mas um estado mental melancólico nem sempre precisa terminar em terapia. 

Sendo assim um melancólico permite que suas emoções sejam substituídas em vez de suprimidas, ele lida com problemas em vez de fugir deles. 

Talvez você possa gostar: Como lidar com a depressão

Os principais sinais de melancolia 

Segundo as estatísticas, o aspecto clínico da melancolia é um estado mental, que é mais comum em mulheres com idade próxima a 50 anos. Embora exista uma tendência a manifestar essa condição em adolescentes e jovens.

Os principais sintomas pelos quais podemos concluir que isso é melancólico, que flui suavemente para a depressão são esses:

  • Diminuição do humor, desejo sem causa e desânimo. Pensamentos suicidas são possíveis.
  • Sentimento de culpa em tudo o que acontece, baixa autoestima, autoflagelação frequente.
  • Sonolência constante e desejo de dormir, é difícil levantar de manhã.
  • Indiferença a tudo o que acontece por aí.
  • O que costumava ser divertido cessou. É chamado anedonia.
  • A necessidade de satisfação física pode ser reduzida. Por exemplo, eu não quero comer.
  • Concentra-se em problemas que antes eram considerados insignificantes (o que é chamado de cair em frustração).
  • Inibição de ação.
  • Diminuição da atenção: é difícil mudar de um assunto para outro.
  • Diminuição da memória: é difícil assimilar novas informações e reproduzir as antigas.

A Classificação Internacional de Doenças costumava destacar “melancolia sem causa estabelecida” e “evolucional”, associada ao envelhecimento e a uma psique mais instável.

No momento, não existe tal definição em psiquiatria. Condições semelhantes pertencem à seção da depressão.

Para conhecer a diferença entre a depressão e o estado de melancolia, considere ler este artigo

As causas da Melancolia

Aqui está uma lista dos fatores mais comuns que levam a um estado de melancolia:

  • Temperamento congênito (melancólico) e você não pode fugir disso em qualquer lugar. Se os pais tiveram uma disposição semelhante de caráter, é mais provável que a criança a herde.
  • Complexo de inferioridade. 
  • A presença de fobias, quando você sempre vive com medo.
  • Velhice. Uma pessoa tem muitas doenças somáticas (corporais, não mentais), não há como realizar seus velhos sonhos, a vida está chegando ao fim.
  • Problemas psicológicos: um estado de frustração, amor não correspondido, problemas no relacionamento com os pais, perda de um ente querido.
  • Doenças somáticas (corporais, ao contrário de psicológicas), especialmente de natureza crônica. Eles esgotam muito o sistema nervoso, a psique humana.

Melancolia: prós e contras

Considere as vantagens e desvantagens da melancolia, se for um tipo de temperamento características que são inerentes ao longo da vida. Afinal, se este é um sinal de depressão, você precisa tratar imediatamente. 

Plataformas como o Fepo podem ajudar você a encontrar um psicólogo qualificado e o melhor disposto a te ajudar da melhor maneira possível. 

Acesse o site e veja todas as opções!

Prós

Pessoas melancólicas são pessoas criativas. Eles costumam se tornar: artistas, músicos. Essas pessoas percebem mais sutilmente o mundo ao seu redor, são propensas a análises, a criatividade é desenvolvida. 

Eles são empáticos (amam as pessoas), não interrompem o interlocutor, podem ouvir e simpatizar.

Se uma pessoa desse tipo estiver interessada em algum tópico, ela aprofundará seu conhecimento e poderá falar sobre isso o quanto quiser, apesar de sua introversão (isolamento).

Pessoas melancólicas estão constantemente envolvidas na introspecção, analisam seus valores e motivações. Isso os ajuda a encontrar o caminho certo para si mesmos. 

Elas também sabem muito sutilmente sentir as outras pessoas.

Contras

Muitos pensamentos pessimistas sobre suas atividades. Portanto, muitas vezes elas podem não atingir seu objetivo. Uma espécie de aparência de perfeccionismo.

Propenso a doenças mentais. Especialmente, para uma depressão prolongada.

Organizadores melancólicos e muito pobres de seu próprio tempo, não cumprem seu plano. Confiar a eles o trabalho de um gerente é uma péssima ideia. 

Eles realmente não gostam de se apressar para algum lugar, o que muitas vezes irrita as pessoas ao seu redor que vivem em um ritmo diferente.

Como se livrar da melancolia?

Para começar, você não deve se prender, mas continuar a se comunicar com seus entes queridos. Então haverá menos tempo e espaço na cabeça para fazer a autoflagelação. 

Além disso, vale a pena compartilhar sobre sua condição, para que as pessoas ao seu redor ajudem e apoiem.

Se você absolutamente não quer contar a seus amigos, pense sobre a causa da melancolia. Talvez haja problemas no trabalho ou necessidades não atendidas. Então você precisa trabalhar com o próprio fator negativo, tentar mudar alguma coisa.

A melhor coisa é entrar em contato com um terapeuta do Fepo, você não precisa se locomover o psicólogo graças a tecnologia adentra sua casa.

Também é frequentemente tratada com antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Esses medicamentos ajudam a inibir a degradação da serotonina e da noradrenalina no cérebro, resultando em quantidades mais altas desses produtos químicos “bons”.

Além da medicação, a terapia é comumente usada para tratar pessoas que têm com características melancólicas. Uma combinação desses dois métodos de tratamento geralmente é mais eficaz do que qualquer abordagem por si só.

A terapia pode ajudar as pessoas a:

  • ajustar a uma crise ou outro evento estressante
  • substituir crenças e comportamentos negativos por positivos e saudáveis
  • melhorar as habilidades de comunicação
  • lidar com desafios e resolver problemas
  • aumentar a autoestima
  • recuperar uma sensação de satisfação e controle na vida

O Fepo psicólogos online conta com os melhores especialistas na área para prestar a ajuda necessária para que você vença o estado de melancolia, entre em contato agora mesmo e agende hoje mesmo a sua consulta. 

Deixe um comentário

0
Pedidos