Os benefícios da Yoga para a saúde emocional

Quem pratica yoga e meditação, provavelmente já ouviu falar sobre as pulseiras japamala, para que servem e como usá-las para melhorar a prática e aliviar a ansiedade.

Japamalas são um tipo de cordão feito de contas de oração e meditação. Essas orações têm sido usadas há séculos por uma variedade de religiões, desde o hinduísmo, siquismo e budismo até o catolicismo. Hoje, elas podem ser utilizadas também ​​como um auxílio para a atenção plena sem qualquer ligação religiosa e, especialmente, ​​na prática de yoga ou meditação.

Por que usar um Japamala?

Os benefícios da Yoga para a saúde emocional

Japamala é uma ferramenta maravilhosa para acalmar a mente, limpar seus pensamentos e trazê-la rapidamente para o momento presente. Eles estão crescendo em popularidade e podem ser um ótimo complemento para a prática de meditação e para a prática da meditação mantra.

A meditação com mantras é uma forma muito eficaz de aliviar a ansiedade, já que os mantras normalmente são repetidos centenas ou mesmo milhares de vezes. Repetir um mantra pode acalmar a mente, o corpo e é especialmente útil para abandonar vícios ou o estresse.

A Meditação Japamala ajuda a reduzir os níveis de estresse, melhorar o sono, diminuir a pressão arterial, além de desacelerar a respiração e estimular o bem-estar. Mas nem sempre é fácil. Muitas pessoas acham difícil, especialmente no início, porque têm dificuldade de concentração… e é aí que entram as contas do japamala: trazendo o foco de volta para o mantra.

O uso das pulseiras japamala auxilia na meditação e prática de yoga. E essa prática pode levar a:

Redução do estresse: Estudos demonstraram que a meditação regular alivia os sintomas de ansiedade e depressão. A meditação e a yoga também podem ajudar a reduzir a dor, que muitas vezes resulta em problemas psicológicos.

Benefícios para a saúde física: A meditação regular e a yoga também podem ajudar na saúde física, reduzindo a pressão arterial, a frequência cardíaca e até o colesterol.

Menos necessidade de medicamentos: O uso de japamala em yoga e meditação pode reduzir a necessidade de medicamentos conforme envelhecimento. Trabalhar a saúde mental e física à medida que envelhece pode prevenir sintomas de doenças futuras.

Benefícios cognitivos: Praticar meditação eficaz é bom para a cognição. Alguns estudos mostraram que a meditação melhora o foco e a memória. Ele também pode ajudar a retardar o declínio cognitivo e demência.

É importante destacar que as japamalas não são apenas para iogues experientes ou pessoas que desejam promover sua saúde espiritual. Os iniciantes podem usá-los como ferramentas para começar a praticar a meditação.

Usar as japamalas para contar os mantras ajuda na concentração e melhora a atenção. Certas japamalas são projetadas para tornar sua prática mais fácil. Elas possuem diferentes estilos, com diferentes gurus ou pedras preciosas no centro. Saiba mais no site da Yogateria.

Clique no banner para conhecer a Fepo, plataforma de terapia online:

Os benefícios da Yoga para a saúde emocional