aconselhamento_de_carreira

Aconselhamento de carreira – Como funciona?

A escolha de uma carreira pode ser uma decisão difícil na vida de um indivíduo, e isso independente da idade, porém isso pode ser uma situação mais complicada quando essa pessoa ainda é um adolescente. Em todo caso é recomendado o aconselhamento de carreira.

Quando estamos na fase da adolescência, é comum escutar que o curso que optaremos será o de sempre, então é necessário tomar cuidado para que esse discurso não penetre de uma forma perigosa em nossa cabeça.

Nenhuma escola é permanente, essa é a primeira ressalva que temos a fazer, caso você preencha os requisitos acima. Nada que você escolha será imutável, portanto, não há motivo para se sentir preocupado diante desse cenário.

Sabemos que os pais ou responsáveis legais podem fazer algum tipo de pressão psicológica, mas na maioria das vezes isso representa uma preocupação por conta de um futuro inesperado.

Você pode e deve se preocupar com o futuro, mas não é preciso ter uma preocupação exacerbada a ponto de perder noites e cair o rendimento de responsabilidades já rotineiras.

Lembre-se de que é importante que você busque por profissões ou áreas que mais satisfaçam as suas afinidades, contudo entendemos se você ainda não descobriu do que gosta ou que vai querer exercer profissionalmente.

Por esse motivo, existe o aconselhamento de carreira, e decidimos abordar um pouco mais sobre o assunto, então vamos lá?

aconselhamento_de_carreira

Qual o objetivo do aconselhamento de carreira?

É compreensível que você, seja qual for a sua idade ou momento da vida, esteja desesperado caso não saiba o que quer fazer da vida profissional, e por isso muito do seu rendimento já caiu.

Nesses casos, é recomendável que se busque por uma ajuda profissional médica, mas isso não significa que há algo grave acontecendo com você (pois esta é a impressão que muitos têm quando escutam que é necessário procurar por um psicólogo).

Na verdade, os psicólogos, os terapeutas e profissionais afins atuam em suas respectivas áreas a fim de auxiliar o paciente a encontrar respostas que na realidade estão em seu interior.

Buscar por uma ajuda médica profissional significa que você é maduro o suficiente para admitir que precisa de um certo auxílio em qualquer aspecto da sua vida, e no caso em questão, no que se refere a opções de carreira.

O aconselhamento de carreira, enquanto consulta ou atendimento contínuo, serve como uma peça fundamental para o seu processo de escolha de profissão.

Nessa consulta, você será instruído a partir do que você falar, ou seja, você será a fonte de respostas, o profissional irá te ajudar a guiar esse caminho até a decisão mais condizente com o seu perfil.

Como funciona o aconselhamento de carreira?

Sabemos que, se você está em dúvida de qual caminho profissional seguir na vida, muito provavelmente você está passando por um momento de desespero ou crise.

O primeiro passo é se acalmar (e sabemos que esse é um passo difícil), mas sua vida não vai se acabar porque você não escolheu um curso ou um seguimento profissional nesse exato momento.

Ao começar um acompanhamento de carreira com um profissional você vai perceber que a finalidade do profissional é te estimular a passar por uma fase de transição, isto é, sair de um estágio inicial de pensamentos voltados para o ensino médio (ou outros seguimentos anteriores profissionais) para algo mais maduro.

Essa talvez seja uma das dificuldades mais relatadas, pois sair de um universo e cair em outro mundo de possibilidades (que é o ensino superior) é um momento difícil para todos.

A faculdade por exemplo não se encaixa em todos os perfis, talvez você possa estar nesse sentido. Por outro lado, você pode estar olhando somente para um curso em específico, seja por recomendação dos pais ou responsável, ou por qualquer outro motivo.

O aconselhamento de carreira vai te ajudar a olhar para si com outra perspectiva, que seria para explorar mais profundamente o seu interior, com o objetivo de alcançar respostas ainda não exploradas.

Benefícios do aconselhamento de carreira

O aconselhamento de carreira, como qualquer outro tipo de aconselhamento, traz consigo diversos benefícios e vantagens, que podem ser vistas a curto e a longo prazo.

Os resultados desse aconselhamento não podem ser tirados de você, então você poderá aproveitá-los como ganhos pessoais.

Como primeiro exemplo de benefício ganho com o aconselhamento de carreira é o autoconhecimento, que é uma vantagem bem explorada ao longo do texto de hoje. Você olhará para você sob outra ótica, antes ainda não explorada.

Outro benefício é o desenvolvimento de algumas competências (talvez você não as conhecia antes do aconselhamento) e outras habilidades. Explorar essas questões ainda desconhecidas pode ser um bom passo para você, no lado pessoal.

Depois de todo esse desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, pode ser que você consiga construir melhor o seu currículo, sendo uma forma de de se apresentar para o cargo escolhido.

 

Deixe um comentário

0
Pedidos