Como identificar um psicopata?

Como identificar um psicopata

Hoje em dia, os filmes que retratam a psicopatia estão cada vez mais em ascensão e esse destaque é importante por conta da discussão cada vez mais presente. Afinal, como identificar um psicopata?

É muito comum encaixar qualquer transtorno na psicopatia, pois esse distúrbio não é muito conversado e, consequentemente, não conhecido na sua integralidade. Colocar todos os transtornos ou distúrbios em uma caixinha só é complicado, até por interferir no tratamento. 

Hoje vamos conversar um pouco sobre a psicopatia e entender os seus sintomas e causas. Lembrando que esse texto não tem de forma alguma diagnosticar o leitor. Nossa intenção é informar a população e disseminar o conhecimento. 

Não tome as informações aqui discutidas como verdade absoluta, sendo somente base para suas dúvidas. Ao primeiro sinal de problema, procure um psicólogo, podendo atuar também de forma preventiva. 

O que é a psicopatia? 

Em resumo, o indivíduo que tem a psicopatia (psicopata) ele age sempre de forma irresponsável frente a sociedade e comete alguns crimes. Nesse caso, a vida não imita a realidade. 

Os psicopatas agem muito mais como algum político envolvido com corrupção ou chefes mais durões, pouco parecidos na prática como aqueles personagens de série, como Dexter ou Hannibal. 

Os psicopatas têm dificuldade para criar algum tipo de relação emocional ou social com as pessoas, mas a dificuldade parte do fato de que eles não querem, na verdade. A manipulação é uma característica forte na psicopatia, sendo que as emoções exprimidas são completamente não condizentes com a realidade deles. 

Muito confundida com os sociopatas, sendo que neste caso, as relações não são tão prejudicadas, na verdade são possíveis de serem estabelecidas, com uma certa dificuldade que é superável. Os crimes causados pelos sociopatas não são planejados, ocorrem por conta do seu comportamento impulsivo e raivoso. 

Quais os sintomas da psicopatia? 

Primeiramente, é importante ressaltar que somente os maiores de 18 anos podem ser diagnosticados na psicopatia, mas os sintomas começam a aparecer desde cedo. Vejamos os sintomas mais frequentes e recorrentes: 

– Muita dificuldade em seguir e respeitar as normas de algum lugar, e essa característica se torna muito aparente na contínua prática de crimes; 

– Os psicopatas têm práticas reiteradas relacionadas a mentira, sempre utilizam de artifícios para enganar ou tirar vantagem, proveito das situações. Inclusive, a mentira é tão natural que chegam a nem perceber as vezes que estão mentindo, então para ele quem vence é o melhor; 

– A comunicação em si é muito boa, consegue enganar com muita facilidade e se passa por outra pessoa sem nenhum problema. Porém, as relações não são nada proveitosas nem duradouras; 

– A autoestima e o ego são muito elevados, sempre se acham os melhores e não permitem um diálogo para discussão, mas já é o dono da razão. Sempre acha que os outros estão na mão dele e ele tem controle de toda a situação; 

– A adrenalina é a força motriz para esse indivíduo. Ficar parado ou sem fazer nada não preenche a vida dele, mesmo no trabalho, se ele ocupar um cargo em que as atividades sejam paradas ou monótonas, ele não vai ficar ali.

– As reações do psicopata são as mais impulsivas possíveis. Se ele se sentir ameaçado, a reação com certeza vai ser em dobro do que ele achou o “ataque”, porém, logo após vai fingir que nada aconteceu e seguir normalmente. Ele não consegue guardar ou cultivar nenhum tipo de rancor.

É possível mudar a mente de um psicopata?

– A culpa nunca é um problema para o psicopata. Onde esse indivíduo estiver, ele vai conseguir deixar alguém mal com suas atitudes, mas ele nunca vai se sentir culpado por isso, justamente porque ele não tem sentimentos ou nenhum tipo de emoção. O que ele tiver que fazer, ele vai fazer, independentemente de quem saia ferido;

– O psicopata não tem nenhum tipo de compromisso com as pessoas, sempre sendo uma pessoa instável e nada confiável. Quem sofre realmente é a família ou pessoas mais próximas que sempre vão acreditar na mudança e melhora. 

Como identificar um psicopata?

Claro, você deve procurar um profissional da área de Psicologia. O que podemos fazer hoje por você é expor alguns pontos que devem ser considerados e ditos na hora da sua consulta psicológica

1) O seu ego é tão inflado que chega a ser maior que o comum? 

2) Sua autoestima é de forma tão excessiva que chega a ser inflexível em relação a ouvir e entender o ponto de vista de outras pessoas? 

3) Você não consegue ficar parado, a monotonia sempre foi e é um problema para você? 

4) Você mente tanto que sempre precisa mentir para cobrir outra história, e você sente orgulho de enganar a todos com facilidade? 

5) Constantemente você manipula as pessoas? 

6) Em qualquer situação, você não sente nenhum tipo de remorso ou até mesmo culpa, se isentando de responsabilidades? 

7) Você não consegue nutrir nenhum tipo de sentimento, e sempre que tem que ser emotivo, essas emoções são superficiais? 

8) Você não apresenta uma sensibilidade ou empatia em relação as pessoas? 

9) Por mais que não fique parado, quando está fazendo algo, procura sempre o caminho mais rápido, mesmo que tenha que tirar proveito das pessoas? 

10) Suas atitudes são incontroláveis, sendo sempre uma dificuldade para você manter uma normalidade? 

11) Você mantém relações sexuais de forma promíscua? E as suas relações sempre foram curtas, nunca mantendo algo duradouro com ninguém? 

12) Na sua infância ou na fase da adolescência, você apresentou algum tipo de problema comportamental? 

13) Você não consegue manter e planejar um foco, objetivo a longo prazo? 

14) Suas reações e atitudes são sempre impulsivas? 

15) Ser responsável é (e sempre foi) uma dificuldade enorme para você, sendo sempre um obstáculo? 

16) Você não sente problema nenhum em ter que infringir alguma norma ou lei, mesmo que as consequências sejam a prisão? 

Claro que alguns sintomas podem ser encaixados em outros transtornos, por isso, sempre prefira ir a um profissional de Psicologia, para obter um diagnóstico certo e individual com as suas particularidades.

Esperamos ter ajudado e que você tenha gostado em como identificar um psicopata.

1 comentário em “Como identificar um psicopata?”

Deixe um comentário

0
Pedidos