Luto infantil, como a psicologia pode ajudar?

A perda, é claro, afeta todos os membros da família e, infelizmente, não ignora nossos filhos. Os adultos muitas vezes se sentem confusos e confusos, sem saber como e como ajudar no luto infantil.

A notícia da morte de um ente querido sempre provoca uma onda de sentimentos difíceis. É muito difícil acreditar e aceitar a perda de uma pessoa muito próxima e às vezes é insuportável sentir dor ao perceber e aceitar a realidade.

Compreendendo o luto infantil

Todas as crianças, independentemente da idade, podem experimentar explosões curtas e fortes de emoção após a morte de um irmão ou irmã. Além disso, eles podem experimentar reações físicas, como dor no corpo ou mudanças nos padrões de sono, é o luto infantil e possíveis reações.

Algumas crianças podem expressar tristeza por meio de mudanças em seu comportamento. Elas podem ter dificuldade em concluir as tarefas diárias ou se comportar de maneiras que nunca fizeram antes.

Outras crianças podem não mostrar nenhum sinal de tristeza ou pesar. A maneira como seu filho experimentará o luto infantil depende de sua idade, de sua percepção da morte e do comportamento das pessoas ao seu redor que servem de exemplo para a criança.

Comunidade da Fepo

Embora as crianças menores possam não estar totalmente cientes da morte, as crianças em idade escolar têm uma compreensão mais madura dela. Eles podem se sentir culpados por não morrer no lugar de seu irmão ou irmã.

luto infantil

Elas também podem estar preocupadas se eles ou você morrerão. Algumas crianças podem sentir que seu lugar na família mudou e podem assumir responsabilidades de adultos.

Seu filho levará algum tempo para lidar com o luto infantil e se ajustar à morte de um irmão ou irmã. Nem todas as crianças reagem imediatamente à notícia da morte de um irmão ou irmã. Lembre-se de que cada pessoa experimenta o luto de maneira diferente.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

A melhor maneira de entender a dor de seu filho é observar atentamente como a criança a expressa. Ouça o que ele diz e como o diz.

Como sustentar seu filho?

Pode ser difícil para você ajudar seu filho no luto infantil, pois você mesmo tem que lidar com o luto. Tudo bem se você não estiver pronto para lidar com esse problema.

Você pode entrar em contato com alguém que possa apoiar você e seu filho de maneira confiável. Juntos, vocês podem ajudar seu filho a se sentir amado, seguro e envolvido em seu trabalho para voltar ao normal.

Aqui estão algumas maneiras de ajudar seu filho a lidar com a perda.

Informe seu filho

Chat de Apoio Emocional

Seu filho pode ter dúvidas sobre como uma pessoa querida morreu e o que isso significa. É importante deixar claro para a criança que essas perguntas podem ser feitas. Tente respondê-las o mais honestamente possível. Tudo bem se você disser que não sabe a resposta.

À medida que as crianças crescem e amadurecem, podem ter outros tipos de perguntas. Responda a essas perguntas à medida que surgirem. Veja cada um deles como uma oportunidade para continuar a conversa sobre a perda.

Tente manter a rotina de seu filho tanto quanto possível, mas prepare-o para possíveis mudanças. Explique a seu filho quais mudanças provavelmente ocorrerão e quais ações podem ser necessárias nas próximas semanas. Talvez isso ajude a criança a se livrar da sensação de insegurança no futuro.

Converse com os professores do seu filho

Se seu filho está na escola, conte aos professores sobre sua perda e como ele está vivendo o luto infantil. Isso pode ajudar a criança a se sentir apoiada ali também.

Talvez um professor possa fornecer um espaço para a criança expressar seus sentimentos ao longo do dia. Pode ser difícil para seu filho se ajustar à vida sem um irmão ou irmã se for o caso. Por isso, todo apoio é importante.

Reserve um tempo para seu filho

O luto infantil pode fazer seu filho se sentir triste e solitário. Tente passar algum tempo todos os dias com seu filho para criar uma sensação de segurança e apoio. Você pode reservar um tempo para a comunicação no processo de criatividade, brincadeira ou qualquer outra atividade que a criança desejar.

Programa de Atendimento Social

Esteja preparado para ouvir e aceitar os sentimentos da criança

Deixe seu filho saber que os sentimentos dele são importantes para você. Tente ter um diálogo honesto se seu filho estiver disposto a falar com você. Cada pessoa reage de maneira diferente à morte em momentos diferentes.

Nem sempre você entende o luto infantil. Seu comportamento pode mudar, por exemplo, ele pode se tornar exigente com a comida ou ter acessos de raiva. Lembre-se de que o comportamento de seu filho pode ser um sinal de luta contra sentimentos difíceis.

Embora possa ser desafiador, tente aceitar as emoções de seu filho com amor e compreensão. Isso ajudará seu filho a falar com mais confiança sobre seus sentimentos.

Quaisquer que sejam as reações, é preciso tratar isso com compreensão, para compartilhar o luto infantil. É especialmente importante estabelecer uma comunicação aberta e honesta com as crianças sobre o que aconteceu.

Portanto, não há necessidade de tentar esconder algo ou esperar o momento em que a verdade possa ser dita. É preciso tornar a perda real para a criança, mostrando-lhe que os adultos também vivenciam o luto.

Cada um de nós deseja sinceramente ajudar uma criança que passa pela morte de um ente querido a se recuperar mais rápido e encontrar paz de espírito. Mas às vezes não é fácil para o próprio adulto lidar com seus próprios sentimentos e, então, é muito mais difícil encontrar forças para ajudar outra pessoa.

Se é muito difícil para você e seu filho sair da crise causada pela perda de um ente querido por muito tempo, procure a ajuda de um psicólogo. Não se feche em sua própria dor. Dê a si mesmo e ao seu filho a oportunidade de se reabilitar após a perda.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta