O que é ser feliz?

Ser feliz provavelmente uma condição pela qual vale a pena lutar. Todos experimentam subjetivamente o estado de felicidade, mas os processos químicos que ocorrem no cérebro são os mesmos para todos. Neste artigo, você aprenderá o que é ser feliz e o que acontece em seu cérebro quando está em estado de felicidade. 

o que é ser feliz

Para muitos, o estado de felicidade significa o sentimento subjetivo causado por ações pessoais, como sucesso ou desempenho superior. De fato, ser feliz depende de como você molda sua vida ou de quão bem-sucedida é para você. 

No entanto, o que muitos não consideram é que ser feliz também é um processo químico em seu cérebro. A rigor, existem quatro importantes neurotransmissores/ neuroquímicos que produzem a sensação de felicidade no cérebro. 

Em particular, três neurotransmissores estão envolvidos bioquimicamente, a saber, dopamina, serotonina e ocitocina. Além dessas três substâncias mensageiras do cérebro, há um coquetel dos opioides do seu cérebro pessoal: as endorfinas. Juntos, eles criam o estado de felicidade e garantem que você esteja satisfeito e que esteja bem. 

A duração ou a qualidade dessa felicidade depende do que causa os sentimentos positivos. Recompensas sexuais ou materiais, como dinheiro, ativam seu sistema de recompensas.

Uma área do seu cérebro que responde principalmente ao neurotransmissor dopamina. A felicidade criada pela dopamina é muito curta e precisa ser renovada novamente. Outras formas de recompensa, como interação social na forma de profunda amizade ou reconhecimento no trabalho, ativam um estado de felicidade a longo prazo. 

Eles ativam áreas no córtex cerebral que são as principais responsáveis ​​pelo processamento de experiências positivas. No entanto, você obtém o sentimento mais constante de felicidade quando está totalmente envolvido em uma atividade e realiza seu trabalho com sucesso. 

Esse estado também é chamado de fluxo ou estado de fluxo, endorfinas é liberado durante o fluxo, o que o levará a um estado de concentração e satisfação! Não apenas se sente bem, mas este coquetel de hormônios da felicidade também tem um potencial viciante. Depois de experimentar o estado do fluxo, seu cérebro está guiando você para ser feliz novamente e novamente!

O que é ser feliz? Veja as dicas

  • Aumente o seu nível de dopamina!

O hormônio mais conhecido com força para ser feliz é a dopamina, pelo que é especialmente importante para sua motivação, força motriz e desempenho mental. 

Toda vez que você alcança seus objetivos em seu trabalho, no esporte ou na vida privada, a dopamina é liberada. A quantidade depende de quão grande é o seu sucesso. 

Em suma, você se sente feliz e cheio de energia. Seu cérebro lembrará desse grande sentimento e haverá um efeito de feedback. A alegria criada é salva pelo seu corpo e seu cérebro o motivará no futuro a fazer exatamente as coisas que provocaram o sentimento de felicidade. 

De certa forma, a dopamina é sua droga de felicidade pessoal, que o motiva, o impulsiona e chama sua atenção para as coisas que desencadeiam uma sensação de sucesso. Cada passo em direção ao sucesso é recompensado com dopamina. 

A dopamina tem outra função importante: não é apenas um hormônio, mas também um neurotransmissor. A dopamina atua como um mensageiro no cérebro, estimula as células nervosas e, portanto, é essencial para a transmissão de estímulos e informações. 

Se não houver dopamina suficiente como mensageiro, isso não apenas impede sua felicidade, mas também leva a dificuldade de concentração, excita as células nervosas e, portanto, é essencial para a transmissão de estímulos e informações. 

O que você precisa são pequenas histórias de sucesso que estimulem seu corpo a liberar dopamina e criar felicidade. 

Até certo ponto, seu cérebro esquece o quão feliz é a sensação e o efeito de feedback que motiva e impulsiona você não acontece. Portanto, tente estabelecer pequenas metas intermediárias e também celebrar os pequenos sucessos! Apenas tente se recompensar com pequenos momentos de felicidade. 

  • Aumente seu nível de serotonina!

Além da dopamina, o segundo hormônio da felicidade, a serotonina, desempenha um papel importante. Os hormônios são liberados principalmente em combinação, mas diferem em seu modo de ação. A serotonina é mais responsável pelo seu humor e bem-estar geral

Como a dopamina, é um hormônio e um neurotransmissor, o que faz com que ela desempenhe um papel importante em vários processos regulatórios do cérebro. Por exemplo, a serotonina é responsável pela excitação das células nervosas e, portanto, controla o processamento correto de informações em seu cérebro. 

Mas você precisa serotonina não apenas para pensar, mas, acima de tudo, para ser feliz. Se você sofre de uma deficiência de serotonina, isso afeta negativamente o seu humor, a falta de serotonina está frequentemente associada à depressão. 

A produção ou regulação da serotonina funciona de maneira um pouco diferente da dopamina. Seu cérebro precisa de certos componentes para construir o hormônio do bem-estar, que é fornecido pelos alimentos. 

Acima de tudo, isso inclui aminoácidos, que atuam como material de partida para a formação de serotonina. Esta também é a primeira dica para mais serotonina. 

Provavelmente o aminoácido mais importante é o L-triptofano que pode ser encontrado em nozes, trigo e peixe. Portanto, tomar L-triptofano é uma das melhores maneiras de aumentar naturalmente os níveis de serotonina e a felicidade. 

  • Aumentar a liberação de endorfinas do corpo

O termo endorfina está intimamente relacionado à felicidade. Existem duas razões para isso. Por um lado, as endorfinas garantem que você fique em estado de euforia e, por outro lado, atenuam seu sentimento de dor. 

Os atletas, em particular, estão familiarizados com esse sentimento, porque as endorfinas são liberadas durante uma sessão de treinamento intensivo e você não sente mais a tensão. 

Depois, os atletas ficam muito satisfeitos e relaxados. Todo um trabalho das endorfinas! A solução para um aumento de endorfinas e, portanto, mais satisfação é óbvia: o exercício é o melhor estimulante para a produção de endorfinas. 

Não importa que tipo de treinamento seja, o principal é que é extenuante. Você certamente vai adorar o sentimento positivo depois! Certos alimentos como pimenta preta (piperina), pode melhorar a produção de endorfinas.

  • Ocitocina faz você feliz

Todo mundo precisa de proximidade física. Seu cérebro também sabe disso, porque libera o hormônio ocitocina nos laços sociais, no toque e no sexo. Não é à toa que leva o nome “hormônio fofinho”. 

Se a ocitocina é liberada, dependendo da intensidade, você se sente exaltado. O hormônio não apenas faz você se sentir feliz, mas também o deixa mais receptivo aos sinais interpessoais.

Esperamos ter ajudado e que você possa ser muito feliz

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